segunda-feira, 15 de março de 2010

No Parlamento de Israel, Lula defende criação de Estado Palestino e critica produção de armas nucleares

Em discurso no Parlamento israelense, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a defender a criação de um Estado Palestino e pediu que os países que produzem armas nucleares sigam o exemplo do Brasil e de outros países latino-americanos e proíbam a produção nuclear para fins bélicos. Israel está entre os países produtores de armas nucleares.

“No nosso país existe uma proibição constitucional da produção de armas nucleares. Gostaríamos que o exemplo do nosso continente pudesse ser seguido em outras partes do mundo”, afirmou o presidente nesta segunda-feira (15).

No pronunciamento conciliador, Lula defendeu o estabelecimento de um diálogo para a coexistência de um Estado israelense e outro palestino. “Na oposição [no Brasil] busquei o diálogo. Cheguei à Presidência pelo diálogo. Governei dialogando. Defendemos a existência de um Estado de Israel soberano, seguro e pacífico. Ele deverá existir junto com um Estado palestino, soberano, seguro e pacífico”, disse.

Observado pelo presidente de Israel, Shimon Peres, o presidente afirmou também que “o que está em jogo [no conflito israelo-palestino] não é só o futuro da paz na região, mas a estabilidade no mundo”. Em sua passagem pela região, Lula visitará também o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas .Uol.

Nenhum comentário: