quarta-feira, 16 de março de 2011

E haja safadeza no ninho tucano

ESQUEMA MILIONÁRIO DO MARIDO DE JAQUELINE

Luísa Medeiros e Ricardo Taffner


Correio Braziliense - 16/03/2011


Manoel Neto empregou uma filha, três enteadas e dois genros no gabinete de Jaqueline Roriz quando ela era distrital. Corregedor da câmara abre hoje processo contra a deputada federal

CAIXA DE PANDORA


Eduardo da Fonte afirma que abrirá hoje processo contra a deputada flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa. Conselho de Ética também receberá representação do PSol contra a parlamentar


O corregedor da Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte (PP-PE), afirmou ontem à noite que abrirá nesta quarta-feira processo para investigar Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa. Segundo ele, ainda hoje a parlamentar será citada e terá cinco dias úteis para apresentar sua defesa. Também hoje, com a montagem da composição do Conselho de Ética da Casa, Jaqueline será alvo de uma representação para apurar a suposta quebra de decoro.

“Esse processo será marcado pela transparência e pela rapidez com que vai ser tratado na Corregedoria. Não há dúvidas de que a Mesa Diretora será unânime em encaminhar o caso ao Conselho de Ética”, afirmou o corregedor. “As cenas são gravíssimas e falam por si mesmas.” Eduardo da Fonte disse ainda que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu a ele enviar ainda hoje a representação protocolada na semana passada pelo PSol contra Jaqueline Roriz.

De acordo com o corregedor, a Presidência da Casa não irá aguardar o encaminhamento das informações solicitadas ao Ministério Público Federal (MPF). “Ele (Marco Maia) pretende fazer cumprir o regimento e dar celeridade ao processo de investigação”, afirmou Eduardo da Fonte. No vídeo, a deputada aparece, ao lado do marido, Manoel Neto, recebendo R$ 50 mil das mãos de Durval.

Hoje, após a sessão que irá instaurar o Conselho de Ética — marcada para o início da tarde —, o PSol vai protocolar o segundo pedido de investigação da conduta da deputada, que já assumiu publicamente ter recebido caixa dois na campanha eleitoral de 2006 — época em que a gravação foi feita. Se Jaqueline for considerada culpada pelos colegas, poderá sofrer punições que vão desde a suspensão à cassação do mandato e à inelegibilidade por oito anos.

A segunda tentativa do PSol de investigar Jaqueline deve iniciar os trabalhos do Conselho de Ética, órgão responsável pela abertura de procedimento disciplinar contra deputados que, por ventura, tenham descumprido normas dispostas no Código de Ética e Decoro Parlamentar. Na semana passada, o partido fez representação contra a deputada na Mesa Diretora, para que o caso fosse apurado pela Corregedoria. “Uma parlamentar flagrada num ato daquela natureza não pode estar aqui no convívio da Casa de representantes do povo brasileiro”, defendeu o presidente regional do PSol, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, um dos autores da iniciativa.

Os argumentos das duas representações da legenda são semelhantes, mas a que será apresentada hoje poderá agregar denúncias contra Jaqueline divulgadas nos últimos dias. Uma delas deve ser o suposto uso indevido da verba indenizatória para pagar o aluguel do escritório político dela, localizado no Setor Comercial Sul. No primeiro mês de atuação no parlamento, a deputada gastou R$ 1.120,74 para manter o lugar — cujo dono é o próprio marido.

Desde a criação do Conselho de Ética, em outubro de 2001, não foi pedida cassação de nenhum deputado que tenha cometido irregularidades antes de assumir a vaga na Câmara. A iniciativa do PSol provoca o debate do assunto na Casa e, dependendo do desenrolar das conversas e das demonstrações de forças políticas, poderá ser aberto um precedente no modo de investigar a conduta dos parlamentares, independentemente da temporalidade.

19 comentários:

Anônimo disse...

Lembram-se do Delúbio Soares, o homem-chave do PT no controle das finanças do Golpe do Mensalão Nacional? Ele cunhou uma expressão que marcou época e se tornou um dos ícones da corrupção política no país, quando se referiu ao dinheiro captado ilicitamente como “recursos não-contabilizados”. Pois bem, mais uma vez o PT faz escola no campo movediço da corrupção, pois a deputada Jaqueline Roriz, imitando “o nosso Delúbio” (tal como Lula o chamou, no auge do escândalo!), referiu-se ao dinheiro que recebeu de Durval Barbosa como “recursos financeiros que não foram devidamente contabilizados”.

Esse é mais um ponto de convergência entre os dois mensalões, o do DEM e o do PT e do governo Lula, pois vem se somar a evidências de que Agnelo Queiroz também tem explicações a dar sobre o caso, e de que Gilberto Carvalho, que era chefe de gabinete do Lula, seria um possível alvo para a intermediação, junto ao Palácio do Planalto, de pleitos que interessavam à turminha brava de Brasília.

Caso essas afinidades se mostrem mais profundas, Jaqueline pode respirar aliviada. “Recursos-não contabilizados” não comprometem ninguém, e aí estão alguns petistas de alto-coturno - estrelas de primeira grandeza do “Grande Mensalão” - para comprovar. José Dirceu tornou-se um bem-sucedido consultor de empresas. José Genoíno é assessor do Ministério da Defesa, e João Paulo Cunha é presidente da mais importante comissão da Câmara dos Deputados. Lula, em cujo governo se deu o "Golpe do Mensalão Nacional", está iniciando, por sua vez, uma promissora carreira de “garoto-propaganda” de empresas multinacionais. Ou seja, a confirmar-se a escrita, Jaqueline Roriz não tem nenhuma razão para temer pelo seu futuro. Também será promovida.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Não tem comparação. No mensalão de Delubio não houve recursos públicos no meio.Já o dos demotucanos, foram 100% com verbas publicas, via Copasa, Cemig, dinheiro da merenda dos pobres de Brasilía.

Anônimo disse...

"MENSALÃO DO GOVERNO LULA E DO PT"

Trecho da denúncia da Procuradoria-Geral da República ao STF:

"Pode-se afirmar à luz das provas colhidas que recursos públicos foram desviados para os crimes descritos. Refiro-me, como exemplo, ao montante desviado do Banco do Brasil através da empresa Visanet". Só nessa operação citada, foram desviados 10 milhões de reais.

A diferença entre o "Valerioduto Mineiro" e o "Golpe do Mensalão Nacional" do Governo Lula e do PT não reside, portanto, no uso de recursos públicos, que foi registrado nos dois. A diferença está no fato de que o "Valerioduto Mineiro" era regional e atendia ao financiamento de campanhas tucanas, enquanto o "Golpe do Mensalão Nacional" do Governo Lula e do PT era nacional e atendia a um projeto de poder que afrontava diretamente a independência entre os poderes da República, o que o tornava, por isso mesmo, um processo golpista e subversivo.

Gilvan disse...

O procurador geral é tão burro que ainda pensa que a Visanet é empresa pública.Só se na casa da mae dele.

Anônimo disse...

A diferença, não: uma das diferenças, mesmo porque o "Golpe do Mensalão Nacionall" do Governo Lula e do PT, com seus núcleos político-partidário, empresarial e financeiro era incomparavelmente mais complexo do que o "Valerioduto Mineiro" do Azeredo.

Gilvan disse...

Aliás, Delubio fez errado, ele deveria arranjar grana privada para armar o MST, Ongs etc, e tornar de vez o Brasil uma Republica Socialista. A direita só se conserta na base do cacete e na expropriação de seus bens de produção. Tenho dito!

Gilvan disse...

Mais:o Terror ia adorar quebrar cabaço de patricinha do Cansei.Tenho dito!

Anônimo disse...

Informe-se, cara: "em 2005, descobriu-se que o BANCO DO BRASIL fez pagamentos à agência de publicidade de Marcos Valério, a DNA, utilizando recursos do fundo de marketing da VisaNet, ao qual tinha direito por ser acionista".

Gilvan disse...

Voce que deve se informar.Deixe de ler publicaçao do PiG, cara.Esses tipos de emprestimos antecipados da Visanet, uma empresa privada, vinha ocorrendo desde o ano de 2001,ainda no governo FHC, nem por isso o PT acusou esse desastaroso governo de fazer caixa dois.O que eu digo aqui consta da inepta denúncia do procurador Geral da República demotucana.

Anônimo disse...

Devagar com o andor, Terror, senão vou acabar achando que o Muro de Berlin, ao cair, caiu em cima da sua cabeça, esmagando-lhe os miolos!

Quanto à história do que você faria com as patricinhas do Cansei, vê-se logo que você é "socialista" e petista mesmo!

Anônimo disse...

Ora, a diferença consiste no fato de que, no governo Lula, houve desvio desses recursos para o valerioduto que irrigava o "GOLPE DO MENSALÃO NACIONAL", segundo a denúncia feita pelo PGR, e que, de tão "inepta" que era, foi acolhida pelo STF!

Gilvan disse...

Ainda mais: não pense que meus leirores são idiotas.Meus leitores não leem Coturno Noturno, um blog onde a maioria que comenta parece mais uma anta.Você, com essa história de que o mensalão do PT difere do mensalão do PSDB só convence as antas de Coturno Noturno, Reinaldo Azevedo e afins.A bem da verdade,as únicas coisas que diferenciaram um esquema do outro foram:1-o do psbd usou recursos públicos.2-Azeredo perdeu a eleição e não pode pagar a fatura no decorrer do mandato, como ele previa, já que esperava vencer a eleição.Nada mais, além disso.O resto foi quase a mesma coisa:os mesmos bancos privados, os mesmos personagens, a mesma organização, a mesma empresa de marketing.

Gilvan disse...

Engraçado, voce tem como fato concreto, e que de fato foi, a queda do Muro de Berlin, no entanto, ainda insiste nessa história fantasiosa de comunismo.Faça-me o favor! Sim, para a Justiça aceitar uma denúncia basta tão-somente haver indícios(que não são provas) da autoria e da materialidade do crime.Nada mais.

Anônimo disse...

"Ai, que preguiça!" Sugiro, então, que você pesquise, diligentemente, o "Golpe do Mensalão Nacional do Governo Lula e do PT e o "Valerioduto Mineiro" do Azeredo, para entender as suas semelhanças e diferenças.

No que me diz respeito, identifico com muita clareza essas semelhanças e diferenças, e reconheço que o "Golpe do Mensalão Nacional" do Governo Lula e do PT, por ter ocorrido numa escala federal, envolver um volume de recursos incomparavelmente maior e ter a característica de "golpe", já que distorceu a relação entre os poderes da República em prol de um sinistro projeto de poder, foi muito mais complexo e grave do que o "Valerioduto Mineiro" do Azeredo!

No entanto, o que é mais relevante para mim nisso tudo é o fato de que PT sempre exagera na prática dos "erros" que atribue aos seus supostos adversários, ao mesmo tempo em que se vale - da forma mais hipócrita e indecente possível - dos "erros" dos outros para justificar os seus! Talvez seja por isso que o Estadão o chamou de Partido da Bandidagem.

Anônimo disse...

Se a denúncia foi aceita pelo STF, ela não é "inepta" como você afirmou. Esse é o ponto.

Anônimo disse...

Quanto ao mais, se você quiser ter uma idéia geral do que foi o Golpe do Mensalão Nacional do Governo Lula e do PT, basta fazer uma pesquisa elementar, acessando, na Wikipédia, o título "Estrutura e Funcionamento do Mensalão". Ao examiná-lo, você vai se sentir deveras "orgulhoso" do Governo Lula e do PT.

Anônimo disse...

Como a ativação do MÓDULO DE SEGURANÇA CONTRA SOPINHAS DE LETRAS EM LULÊS pode não ser suficiente para conter o ataque de histeria da MULA VÉIA E SEM CABEÇA, e para evitar que ela faça "estrip tease" moral em publico ("estrip tease" de VÉIA não dá, nem "no moral", né?!), resolvi acionar também o MÓDULO DO MATA-BURROS, no qual a VÉIA sempre cai:


POSTAGEM "HAJA SAFADEZA NO NINHO PETISTA"

MATA-BURROS" PARA A "VÉIA" PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA!

NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("HAJA SAFADEZA NO NINHO PETISTA"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS,LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO POR VOCÊ, ESTÚPIDA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, "VÉIA" TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS "REPLICANTES" E CLONES DA "VÉIA"!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, não adianta, Azeredo foi o pai do mensalão.

VERA disse...

A VERDADE VERDADEIRA é que o ANÔNIMO TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE, NÃO tendo como defender a indefensável quadrilha demo-tucanalha-assaltante-dos-cofres-públicos, cujos "elementos" aparecem todos os dias nas páginas policiais dos jornais, apela para a ignorância, e tenta arrastar os petistas para a mesma fossa infecta onde chafurdam seus comparsas DEMOS-TUCANALHAS!!! E como sabe que seus pseudo-argumentos não convencem a ninguém que tenha um mínimo de massa cinzenta, repete as mesmas idiotices, esperando que ninguém as conteste!!! Vá ludibriar seus "espectadores", seu boçal PERDEDOR!!!

MANCHETE DE HOJE: "Estatais de SP deram abrigo a aliados de outros Estados"!!!