quinta-feira, 17 de março de 2011

Herança maldita de FHC

Comissão do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos
Sou totalmente favorável ao fim da reeleição, esse monstrengo criado e comprado por FHC ao preço de R$ 200 mil reais por deputado.Da forma atual, o Chefe do Executivo vence a eleição já pensando na sua própria reeleição.Também sou favorável ao voto obrigatório, concordo com o que disse Humberto Costa.Por fim, deve o Congresso Nacional avançar e acabar com a farra dos prefeitos itinerantes, com a possibilidade de o deputado(assim como vereador) concorrer infinitamente.Tem que haver um limite para isso, deve haver, por exemplo, uma quarentena após o segundo mandato.Tudo isso, obviamente, não vai conseguir acabar com todas as mazelas de nossa política, mas vai, seguramente, melhorar muito.Não tenho dúvidas.

"A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição no país, com a ampliação dos mandatos no Poder Executivo para cinco anos --que valeria para presidente da República, governadores e prefeitos.

Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff --que continuaria tendo direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos.

A mudança entraria em vigor para os eleitos em 2014, o que atingiria a petista somente se ela fosse reeleita para um segundo mandato.

Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório no país, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A comissão vai apresentar somente no dia 5 de abril o relatório final com todas as suas decisões, mas até lá vai discutir quatro temas da reforma por semana --com decisões parciais a respeito de cada um.

Apenas dois senadores se declararam favoráveis à manutenção da reeleição no Poder Executivo: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Outros doze senadores foram contrários à manutenção do modelo atual, em que os chefes dos Executivos assumem mandatos de quatro anos, com a possibilidade de reeleição.

"A reeleição é um instituto pouco republicano. Na época em que foi votada, fiquei extremamente preocupado. Participar da eleição com alguém com a máquina e a caneta cheia de tinta é muito complicado", disse o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-presidente da República.

Também ex-presidente, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "impôs" a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na Presidência da República para benefício próprio, comprando vários deputados ao preço de R$ 200 mil reais. "Ele não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do seu mandato", afirmou.

VOTO OBRIGATÓRIO

Favorável à reeleição, Ferreira disse que o cidadão tem o direito de manter no poder um dirigente que faz um bom trabalho. "Se o cidadão está feliz com a condução do governo, por que não dar a ele o direito de exercer essa preferência", questionou o tucano.

O voto facultativo teve o apoio de apenas três senadores: Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco e Francisco Dornelles.

Sobre a manutenção do voto obrigatório, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o poderio econômico pode agir para cooptar eleitores mesmo se o voto for facultativo no país.

"Alguém ia aparecer para alguém votar ou para alguém não votar. Os que não querem exercer o direito do voto já podem hoje votar nulo ou em branco."


Da redação, com informações da Folha.

5 comentários:

francisco disse...

isso não acaba nunca; depois de 2014, a comissão de reforma política do senado vai aprovar a volta da reeleição com mandatos de 04 anos; que depois de curto tempo será de 05 anos sem reeleição para depois voltar para 04 com reeleição.
Parece que essas comissões do senado não têm muito o que fazer.

Anônimo disse...

Herança maldita de FHC: Lula.

VERA disse...

HERANÇA MALDITA DE LULA: FHC-vendilhão-da-Pátria-incompetente-desonesto-cafajeste!!!

MANCHETE DO DIA:
"LULA RECUSA convite para almoço com Obama; FHC-lambe-bunda-ianque-melancia-no-pescoço ACEITA"!!!

Kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá

Anônimo disse...

EU-ZINHA MUITAS 'MENAS' CABEÇAS peço para me corrigir, porque FHC, que veio ANTES do nosso Sapo Barbudo-rei dos escãndalos de crrupção-"rendilhão" da Pátria-com o colar de folhas de coca no pescoço-garoto propaganda de multinacionais do capitalismo selvagem, jamais poderia ser herança maldita dele, e, sim, o contrário! Só mesmo uma estúpida, beócia, imbecil, e boçal como EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA é que poderia cometer uma LULICE dessas!

MANCHETE DO DIA:

O ORELHUDO - magoadinho, despeitadinho e enfezadinho por causa do tremendo puxão de orelhas que levou do Obama - resolveu fazer birrinha, e vai ficar sem almoço! Mas FHC estará lá para representar o governo brasileiro! De mais a mais, o que é que o Dr. HORRORIS CAUSA iria fazer lá, se não sabe falar inglês nem português? Dar cambalhotas? Fazer piruetas? Praticar levantamento de copo? Regurgitar besteiras?

Kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá...

VERA disse...

Quem acredita em "ADVERTÊNCIA" de TUNGANOTÁRIO-INTELECTUALOIDE-DEBILOIDE-MALA-SEM-ALÇA-MAL-AMADO-PERDEDOR???!

MANCHETE DO DIA:

"ARRUDA-panetone CONFESSA ser LADRÃO e declara ter dado DINHEIRO ROUBADO DO POVO, para o PSDBostas"!!! (Fonte: INveja)

São ou não são os MAIORES CRIMINOSOS da História deste País???! Os VERDADEIROS partidos da bandidagem e organizações criminosas???!

E AINDA tem TUNGANOTÁRIO demente que vem aqui defendê-los!!!