sexta-feira, 11 de março de 2011

Quem tem medo da verdade?


Cynara Menezes


Temos diante de nós uma oportunidade de ouro: a de colocar em pratos limpos quem é democrata de fato no País e quem usa a democracia como uma bandeira de conveniência. Durante oito anos, a grande imprensa brasileira cobrou do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva fictícios atentados contra a liberdade de expressão. Acusavam Lula de possuir “anseios autoritários”. Nunca antes na história viram-se jornais tão zelosos do sagrado direito do cidadão de se informar. Mas quem agora, dentre estes baluartes da democracia, será capaz de se posicionar ao lado da presidenta Dilma Rousseff em favor da instalação da Comissão da Verdade, que pretende apurar os crimes cometidos durante a ditadura? Ou isto não é direito à informação?

Dilma tem manifestado a auxiliares seu interesse em proporcionar uma satisfação oficial do Estado a familiares e vítimas da ditadura, como fizeram nossos vizinhos na Argentina, Chile e Uruguai. Faz parte da agenda da ex-guerrilheira, presa e torturada, destacar-se na defesa dos Direitos Humanos. A titular da pasta, ministra Maria do Rosário, declarou, de chegada, ser assunto prioritário do governo a instalação da comissão. Mas foi só a presidenta assumir que sumiram das páginas mais “liberais” de nossa imprensa os artigos dos colunistas fixos em defesa da comissão. Foram suplantados por textos em defesa da… Defesa, o poderoso ministério que abriga os militares das três Forças.

No final do governo Lula, um articulista da nobre página 2 da Folha de S.Paulo, por exemplo, chegou a publicar várias colunas cobrando do presidente mais vigor na investigação do período militar, que tirasse a Comissão da Verdade do papel. Depois que Dilma demonstrou estar decidida a encarar o desafio, nunca mais. O que se vê atualmente são matérias, à guisa de furos de reportagem, ecoando a opinião dos militares mais obtusos da ativa, se não simplesmente já em seus pijamas. Em editoriais, mesmo, nenhum dos nossos grandes e democráticos jornais foi capaz de defender a instalação da comissão.

O Globo, aliás, fez justamente o contrário: espinafrou qualquer possibilidade de se mexer num passado que não lhe foi, afinal, o que poderia se chamar de “período de vacas magras”. Em editoriais, o jornal dos Marinho, sempre tão vigilante na hora de apontar tendências antidemocráticas em Lula, chamou a comissão de “orwelliana” e “encharcada de revanchismo”. Uma verdadeira “CPI da Ditadura” – como se isso não fosse algo a celebrar. O diário carioca fez malabarismos ao aliar o suposto “autoritarismo” de Lula a uma comissão “ao gosto dos regimes stalinistas”. É certo que Stalin reescreveu a verdade a seu bel-prazer. O Globo, porém, parece preferir que ela não seja nem sequer contada.

No início deste ano, a Folha bem que tentou disfarçar sua real opinião sobre o período que alcunhou de “ditabranda”, intercalando artigos de convidados contra e a favor da instalação da comissão. E uma ou outra carta apareceu em seu painel do leitor francamente favorável à investigação do passado. Mas a posição oficial do jornal é de editorial publicado em 31 de dezembro de 2009. Os crimes da ditadura, assegurava a Folha, “foram cometidos pelos dois lados em conflito”. Revisar a Lei da Anistia, nem pensar, publicou no editorial: “Não há nenhuma vantagem para a democracia em atiçar ressentimentos”. Para concluir: “O passado não deve ser esquecido – mas que não seja entrave e fonte de perturbação para o presente”.

A mim parece no mínimo curioso que órgãos de imprensa tão ciosos da democracia acatem os argumentos dos generais que impingiram ao país – eles sim, não Lula – uma ditadura. O projeto da Comissão da Verdade inclusive contempla a caserna, ao propor também a investigação de possíveis abusos cometidos pelos que lutaram contra o regime militar. Exigência, como se vê, dos militares, aliados aos jornais, e levada a cabo pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que por fim conseguiu embuti-la no texto levado ao Congresso. Ainda assim, continuam as restrições à comissão, pelos soldados armados e os de papel.

Um observador atento diria que a atitude reticente dos jornais em relação à Comissão da Verdade deixa transparecer um certo temor das investigações. Mas por que a grande imprensa brasileira teria medo da verdade? Acaso seria uma verdade inconveniente? Tempos estranhos estes em que democratas preferem o obscurantismo à luz.

Uma nota: O Estado de S.Paulo fica de fora desta análise apenas porque não encontrei em seu arquivo online e na internet nenhuma opinião do jornal sobre a Comissão da Verdade. Teria optado pelo silêncio?


Cynara Menezes

Cynara Menezes é jornalista. Atuou no extinto "Jornal da Bahia", em Salvador, onde morava. Em 1989, de Brasília, atuava para diversos órgãos da imprensa. Morou dois anos na Espanha e outros dez em São Paulo, quando colaborou para a "Folha de S. Paulo", "Estadão", "Veja" e para a revista "VIP". Está de volta a Brasília há dois anos e meio, de onde escreve para a CartaCapital

16 comentários:

Anônimo disse...

Nisso admiro o general Pinochet, que fez uma limpa no Chile, acabando com todos comunistas (havia células cubanas, células chinesas, células russas, células albanesas, células coreanas, células do sendero lunimoso peruano e células das FARC dentro do Chile). Isso permitiu ao Chile chegar a condição de país do primeiro mundo, com umas melhores educação do continente, com um padrão de vida elevado e indice de analfabetismo inferior a 3% (são maiores de 70 anos que não querem ser alfabetizados). Tudo isso graça a uma didatura que depurou o Chile. Aqui foi um faz de conta em que os militares deveriam ter feita uma limpa destes comunistas que hoje estão mandando no país, aqui devemos dizer que houve uma brandura. Até a Argentina foi mais competente que fez uma eliminação sumária dos terroristas comunistas jogando-os em alto mar na Antardida. Agora vem os comunistas dizer que pegaram em armas para derrubar a ditadura e pela democracia, o que eles queriam era impor um estado totalitário de terror, visando matar todos que se opunha ao seus interesses, como fez Fidel Castro criando o "paredon".
Hoje somos vítimas deste aparelhamento que tomou conta da mídia, sempre batendo na tecla da culpa dos militares, mas se não fossem eles o Brasil estaria num nível africano de desenvolvimento, ou seja precário em todos sentidos. Graças aos militares o Brasil planejou a matriz energética, construiu Itaipu e muitas outras barragens construidas ultimamente, que foram planejado na década de 70, fez de São Paulo um dos maiores polo industrial do mundo, planejou e criou uma malha rodoviária (qual a grande BR criado nos últimnos 20 anos?), criou os polos petroquímicos e refinarias, fez a reforma do ensino básico, criou universidades federais em muitos estados, criou a EMBRAPA, centro de pesquisa por excelência, ou seja planejou o futuro do país, coisa que nenhum governo fez ultimamente. Sempre digo todo dia: "obrigado militares por terem feito deste país uma nação", e explico para os meus filhos tudo que fizeram pelo bem do Brasil. (não sou militar).

VERA disse...

Pois é!!! E depois esses VAGABUNDOS ainda têm a cara-de-pau de dizer que é a esquerda que apoia os ditadores!!! Só um TUNGANOTÁRIO direitalha poderia vir aqui defender, além dos militares ASSASSINOS da ditadura brasileira, os Pinochets e Pinochelletis da vida!!! Por que vc não vai lá no Chile defender o Pinochet, seu intelectualoide debiloide imbecil???!
Aqui tem é que "se fazer uma limpa" na DIREITALHA INCOMPETENTE que DESgovernou o País por 502 anos, permitindo que chegássemos ao estado de miséria em que ficamos até 2002!!! Felizmente, os brasileiros estão acordando e botando pra correr essa QUADRILHA que a única coisa que sabe fazer é SUCATEAR o patrimônio público, vendê-lo a seus "amiguinhos" e à estrangeirada a preço de bananas, enviar as PROPINAS a paraísos fiscais e deixar o povo entregue à própria sorte!!! Haja vista a situação deplorável em que se encontram em SP: a saúde, a DESeducação, a INsegurança, os transportes, a falta de moradia etc!!! E AINDA têm a cara-de-pau de colocar no Presidente Lula, que só ficou no poder por 8 anos, a culpa por suas INCOMPETÊNCIAS, os COVARDÕES!!!
"Vítimas de aparelhamento" fomos nós, o povo brasileiro, durante o tempo em que a DIREITALHA CRIMINOSA, LADRÕES até mesmo do dinheiro da merenda das crianças pobres, DESgovernou este País e continua a DESgovernar SP!!! DIREITALHA essa que apoiou e ainda apoia os milicos ASSASSINOS, porque se LOCUPLETARAM do dinheiro público durante os 20 anos em que essa corja TORTUROU e ASSASSINOU, principalmente JOVENS idealistas que NADA mais fizeram do que, como nos países árabes e africanos, dar suas vidas pela liberdade de expressão e de escolher seus governantes!!! E ainda somos obrigados a ler as merdas que esses papagaios do PIG, vêm escrever aqui!!! XÔ, suas aves de RAPINA agourentas!!! Vão defecar lá no Cornudo noturno e estudar a História do Brasil!!! Vcs merecem seu ídolo, o Zé-bolinha-baixaria, que ao primeiro PUM dos milicos, foi, se borrando nas calças, esconder-se no Chile e nos EUA!!!

E cuidado com seu "mata-burros", seu JEGUE!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, bem feito, cuidado para não tirar o couro do anônimo.

Anônimo disse...

Ainda não tinha lido o comentário do anônimo. Mas, depois de fazê-lo, não posso deixar de cumprimentá-lo pela clareza do texto e pela consistência da sua argumentação, embora discorde dela em alguns pontos relevantes. Mas concordo no essencial. De fato, quase tudo do que o país é hoje deve-se ao trabalho realizado pelos governos militares. A infraesrutura, por exemplo, foram eles que construíram, e praticamente nada mais foi feito depois deles. Mas, se foram muito bem sucedidos em derrotar, num primeiro momento, aqueles que pretendiam implantar um regime comunofascista no país (comunofascista, sim, pois todo comunismo é fascista!), falharam tremendamente ao permitir que eles vencessem a batalha cultural, invadindo universidades, jornais e o diabo-a-quatro, inoculando-lhes o virus mortal da doutrinação ideológica que produziu essas mulas-sem-cabeça que perambulam por aí, sonhando, ainda hoje, com paraísos socialistas, sem se dar conta de que os regimes socialistas são a antecâmara do inferno, quando não são o próprio inferno!

Infelizmente, os militares perderam, por omissão, a guerra da informação, uma vez que o que prevalece hoje no país é a versão ordinária e mentirosa dos perdedores, que se arvoram em heróis, enquanto relegam os militares à condição de vilões. Em breve, teremos mais uma prova disso, através da novela "Amor e Revolução", uma farsa em que os militares são execrados e, os bandidos que eles combateram e venceram, alçados à condição de mártires e heróis. Deve ser a retribuição que o homem do sorriso dá, depois de ter vendido um banco quebrado para a Caixa Econômica Federal do governo Lula, e ter saído da operação toda sem amargar nenhum prejuízo!

O fato é que, se a "ditabranda" não tivesse sido tão branda quanto foi, hoje não estaríamos vendo essa gentalha pondo as manguinhas de fora no poder, exigindo "comissões de verdade", quando a única verdade que realmente importa ser conhecida, à essa altura, é a de que eles são os verdadeiros bandidos da história, e que cometeram crimes equivalentes aos cometidos pelos bandidos do lado de lá (que os militares também os tiveram): os militares que torturaram e cometeram outras atrocidades! Digna de lamentação, também, foi a atuação do "mago" Golbery, que fomentou a criação do PT e construiu o "conto-do-operário" de que o abominável Lula da Silva, tanto se beneficiou e se beneficia até os dias de hoje.

Não reivindico, obviamente, que a revolução tivesse avançado ainda mais em soluções de força, como fizeram outros países do continente, para que ficássemos livres da praga comunofascista. Sempre fui a favor da anistia para todos, embora com restrições políticas que não cabe discutir aqui. O que defendo é que, se os militares tivessem cuidado, desde o início, da batalha cultural, para que o seu desfecho não tivesse ficado, como ficou, nas mãos dos derrotados, hoje o Lula estaria aposentado como torneiro-mecânico, o Zé Dirceu estaria á frente da sua loja de cosméticos no Paraná, a Dilma estaria gerenciando a sua lojinha de R$ 1,99, para vender bugigangas importadas do Panamá, e por aí afora... E, enquanto isso, o país estaria seguindo um rumo bem mais condizente com o futuro de democracia, liberdade e justiça e prosperidade que todos almejamos!

Anônimo disse...

POSTAGEM "FALHA PETRALHA TENTA SER IMPARCIAL"

DEPOIS DE MAIS UMA SURRA DE VARA... MAIS UM "MATA-BURROS" PARA A MULA-SEM-CABEÇA QUE ASSOMBRA O BLOG: A VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA!

NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("FALHA PETRALHA TENTA SER IMPARCIAL"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS,LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO POR VOCÊ, ESTÚPIDA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, "VÉIA" TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS "REPLICANTES", CLONES E FILHOTINHOS DA "MULA-SEM-CABEÇA"!

Anônimo disse...

CORREÇÃO: A POSTAGEM É, NA VERDADE, "QUEM TEM MEDO DA VERDADE SOBRE A REVOLUÇÃO ANTICOMUNISTA E ANTIFASCISTA DE 64? ORA, OS COMUNOFASCISTAS."

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, não pense que a gente é idiota.Não somos mesmos.Quem tem amor por ditadores é você mesmo.E não me venha com este papo furado que você tem "estilo" próprio de escrever.Isso não cola, o estilo da escrita, do pensar depende das circunstâncias.Simples assim.Assuma o que voce escreve, rapaz!Mais:peço aos comentaristas alinhados com o blog que se identifiquem.Aos demais, que fiquem no anonimato.

Anônimo disse...

Hã? Deixe-me ver se eu entendi bem o primeiro comentário. Chile não é aquele país onde um menino de três anos foi fichado como subversivo? Fato que escandalizou até a VEJA? No tempo do Pinochet eu era assinante da VEJA e por ela foi que eu tomei conhecimento deste absurdo.

VERA disse...

UÉ, DEMO-TUNGANOTÁRIO, virou autista e agora deu pra conversar consigo mesmo???! Também mudou de ideia???! "Tudo o que o País é hoje, não se deve MAIS ao trabalho realizado" pelos INCOMPETENTES demos-tucanalhas, mas aos milicos???!
Já disse e torno a repetir: os milicos ASSASSINOS nada mais fizeram do que TORTURAR, ASSASSINAR, DESTRUIR a Amazônia e doá-la aos ianques, além de enterrar o Brasil na dívida externa!!! Foram tão INCOMPETENTES quanto a quadrilha criminosa demo-tucanalha!!! Aliás, vcs se merecem!!! Não foi à toa que o Zé-bolinha-baixaria, quando viu que PERDERIA a eleição, como REALMENTE PERDEU, feito vivandeira de quartel, correu beijar as mãos dos milicos, na tentativa desesperada de ganhar no GRITO, o COVARDÃO BUNDÃO!!!
E só um cabeça de vento, como vc, poderia chamar MILICOS ASSASSINOS de "heróis"!!! Nossos VERDADEIROS MÁRTIRES e HERÓIS são os que deram suas vidas para que vivêsemos hoje numa DEMOCRACIA!!! A verdade que não quer calar é que à direitalha bandida o que interessa é estar no poder, e não se importam se numa "democracia" ou numa "ditabranda"!!! E só um "digno" leitor da Falha (que emprestou seus carros aos assassinos, para levar os presos políticos às masmorras), como vc, poderia chamar o INFERNO em que os milicos transformaram nosso País, de "ditabranda"!!!

Anônimo disse...

Vera, o comentário que começa com as palavras Hâ? Deixe-me ver se eutendi bem o primeiro comentário, a mim me pertence, e não ao anônimo demotucano.

VERA disse...

Os VERDADEIROS BANDIDOS, e isto já está REGISTRADO nos livros de HISTÓRIA, são os criminosos da quadrilha demo-tucanalha, que sucatearam as empresas públicas para, em seguida, "vendê-las" a preço de bananas (a VALE valia 100 bilhões e foi "vendida" a três!) a seus amiguinhos gringos e tupiniquins, e enviaram o produto do ASSALTO a paraísos fiscais!!! O que, segundo o Wikileaks, era o que prometera fazer com o Prá-sal o Zé-bolinha-baixaria, à presidenta da Chevron, SE vencesse as eleições!!! O que NÃO ocorreu, graças a Deus, ao Presidente Lula e ao povão brasileiro, cansado das patifarias demos-tucanalhas!!!
Quer dizer então que os milicos "cometeram atrocidades"???! Mas vc não acabou de chamá-los de HERÓIS???! Ato falho, hein tunganotário?!!! Depois vc ainda tem a desfaçatez de dizer que os petistas é que são admiradores de ditadores!!! HIPÓCRITA!!! Aliás, o Golbery (que o dibo o carregue!) fez parte da "ditabranda", então ele também é SEU herói, NÃO nosso!!! E "anistia para todos" é conversa mole da direitalha-apoiadora de ditadores assassinos!!! Os presos políticos e os exilados NÃO precisam de anistia, porque nada fizeram, a não ser beber o fel que os milicos assassinos os obrigaram!!! A tal "anistia" só serviu pra ANISTIAR os CRIMES dos TORTURADORES ASSASSINOS da ditadura!!!
E como seu outro guru, o Borhausen, vc "reivindica" sim, o extermínio dos petistas, pois acabou de dizer que "se a ditabranda tivesse sido menos branda, teria exterminado" a raça que hoje está no poder, para que vcs pudessem continuar a ESPOLIAR e MAMAR nas tetas gordas da Nação!!!
Somente a partir de 2003, o Brasil INICIOU "um rumo condizente com o futuro de Democracia, Liberdade, Justiça e Prosperidade que TODOS almejamos", porque até 2002, isso só era para o "bico" das aves de rapina da quadrilha demo-tucanalha e seus amiguinhos: banqueiros falidos, latifundiários, empresários safados e toda sorte de larápios do erário público!!

VERA disse...

Sr. ÚLTIMO anônimo,
Não é a vc que estou respondendo, mas ao TUNGANOTÁRIO PSICOPATA que diuturnamente vem sujar este blog com suas imbecilidades!!!

Anônimo disse...

Gneral Heleno para presidente!

VERA disse...

Pra quem A-DO-RA ditadores, é um prato cheio!!! Faça bom proveito!!!

Anônimo disse...

Não há o que reescrever na história, pois que ela é uma só. Os militares decidiram intervir para livrar o país de um regime comunista que se anunciava. Portanto, todos aqueles que se insurgiram contra o movimento militar foram frustrados em suas intenções, com o que não se conformam até hoje. Quem quizer ler a verdadeira história, consulte os jornais da época, especialmente nas datas anteriores a 31 de março de 1964, mesmo que aqueles jornais escrevam hoje uma história diferente. A história que foi exaustivamente criada pela esquerda desde a anistia, é a história invertida, em que o vilão virou vítima. Os comunas daqui adotaram o mesmo princípio de Goebels, ministro de Hitler: "uma mentira, de tanto repetida, acaba se tornando verdade".

Camilo

VERA disse...

CAMILO,
Antes de vir aqui escrever bobagens e para não passar vergonha, meu filho, vá se INFORMAR!!!
Pra seu governo, os jornais "da época" e que são os mesmos de agora, ajudaram e foram ajudados pelos milicos ditadores e assassinos!!! Então, se informar por eles é o memo que NÃO se informar!!! Eu VIVI esssa época e lhe garanto: vc não passa de um papagaio do PIG que não conhece a verdadeira História de 1964!!!