domingo, 30 de outubro de 2011

Gente estúpida!

Luis Nassif: Chocante como alguns comentaristas celebraram a doença de Lula



Como seria um Brasil sem Lula?


Agora que as notícias dão conta da boa perspectiva de restabelecimento do Lula, é curioso debruçar nas análises apressadas sobre uma era pós-Lula.

 
Aliás, chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens - das guerras, por exemplo - há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro.


A analista-torcedora supos que, com a doença de Lula, haveria uma mudança radical no quadro político.

Sem voz, Lula seria como um Sansão sem cabelos. Sem Lula, não haveria Fernando Haddad. Sem contar os diagnósticos médico-políticos-morais, de que Lula foi castigado por sua vida desregrada. Zerado o jogo político, concluiu triunfante.

Num de seus discursos mais conhecidos, Lula bradava para a multidão: "Se cortarem um braço meu, vocês serão meu braço; se calarem a minha voz, vocês serão minha voz...".

 
Qualquer tragédia com Lula o alçaria à condição de semideus, como foi com Vargas. O suicídio de Vargas pavimentou por dez anos as eleições de seus seguidores. É só imaginar o que seriam os comícios com a reprodução dos discursos de Lula. Haveria comoção geral.

A falta de Lula seria visível em outra ponta: é ele quem segura a peteca da radicalização. Quem seguraria suas hostes, em caso da sua falta? Seu grande feito político foi promover um pacto que envolveu os mais diversos setores do país, dos movimentos sociais e sindicais aos grandes grupos empresariais. E em nenhum momento ter cedido a esbirros autoritários, a represálias contra seus adversários - a não ser no campo do voto -, mesmo sofrendo ataques implacáveis.


Ouvindo os analistas radicais, lembrando-se da campanha passada, como seria o país caso Serra tivesse sido eleito? É um bom exercício. Não sobraria inteiro um adversário. Na fase Lula, há dois poderes se contrapondo: o do Estado e o da mídia e um presidente que nunca exorbitou de suas funções. No caso de Serra, haveria a junção desses dois poderes, em mãos absolutamente raivosas, vingativas.

Ao fechar todos os canais de participação, Serra sentaria em cima de uma panela de pressão. Sem canais de expressão, muitos dos adversários ganhariam as ruas. Sem a mediação de Lula, não haveria como não resultar em confrontos. Seria uma longa noite de São Bartolomeu.

Essa teria sido a grande tragédia nacional, que provavelmente comprometeria 27 anos de luta pela consolidação democrática.Luis Nassif

3 comentários:

Anônimo disse...

É a tucanalha e os demos estúpidos e esfrangalhados que estão querendo que os outros também se lasquem, em particular Lula. Esses safados, que só sabem roubar, estão torcendo para que Lula morra logo para que eles tenham a chance de voltar ao Planalto. Mas eles que se cuidem: o tiro pode sair pela culatra.

Alberto Bouchardet disse...

Graças aos céus que no Brasil, mais precisamente em São Paulo, existe um centro de referencia para tratamento do cancer.Se assim não o fosse, Lula mereçe até mesmo tratar fora do país. Em Cuba por exemplo.
O que não merecemos é a morte desse guerreiro que mudou a historia desse meu Brasil. Me orgulho de ser brasileiro e isso aconteceu depois de Lula.
Força e Paz Lula.

Maria Amélia Martins Branco disse...

Companheiros, o PIG torce pela morte de Lula, mais nós, o povo que ama Lula está prostado de joelhos pedindo a cura do maior Presidente do Brasil, a cura do nosso amigo, do nosso irmão, acabei de ler há pouco no Estadão que o câncer não atingiu as cordas vocais e que a fala está preservada e que a chance de cura é grandiosa, o PIG, os DEMOTUCANOS torcem para calar a voz dele por que sabe que é o maior instrumento político de Lula.
Talvez Lula fale menos por causa da doença, mas também por causa da doença o que ele falar contará mais. As atenções vão voltar, pelo menos enquanto ele estiver em tratamento. Nesse período, em vez de perder, o ex-presidente ganha espaço. E Lula sabe transformar espaço em poder.
Mandem um e-mail que o Instituto Cidadania criou para que nós nos manifestemos em apoio ao Cara, segue abaixo:

saudelula@icidadania.org