domingo, 30 de outubro de 2011

Receita para derrubar ministro



Uma semana das mais movimentadas aconteceu nestas plagas. No sábado, por exemplo, os brasileiros ficaram sabendo que Lula está com câncer na laringe e já começou a especulação sobre as perspectivas de participação política do ex-presidente, que continua bastante influente. Aguarde-se o desenrolar dos acontecimentos.

O blog Brasil reproduziu documentos do site WikiLeaks revelando que o global William Waack, figura também de proa no famigerado Instituto Millenium, é informante do governo estadunidense. O texto assinala que Waack foi indicado por membros do governo dos EUA para “sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana”. Diogo Mainardi também aparece na lista de informantes dos EUA, da mesma forma que o colunista da Folha de S. Paulo, Fernando Rodrigues.

A TV Globo em nota oficial negou a denúncia contra Waack classificando-a de “absurda”. Mas desmentidos da Globo têm pouco valor, até porque a prática informativa da Vênus Platinada fala mais do que qualquer desmentido.

No Ministério dos Esportes saiu o seis para entrar o meia dúzia, ou seja, Aldo Rebelo no lugar de Orlando Silva e com a agravante de que o novo titular da Pasta vem sendo acusado pelos movimentos sociais de como relator do Código Florestal favorecer o pessoal do agronegócio.

Para ter uma ideia de quanto Rebelo é cultuado pelos grandes proprietários de terra basta mencionar o comentário da senadora Kátia Abreu, também dirigente do Conselho Nacional de Agricultura quando soube que o deputado do PC do B tinha sido nomeado para ficar no lugar do camarada Orlando Silva: “Aldo Rebelo faz parte de um time do bem! Parabéns ao governo pela escolha”. É o caso de perguntar: quem escala este time mencionado pela porta-voz do agronegócio?

A novela dos Esportes possibilitou à oposição de direita colocar as mangas de fora e procurar desgastar o governo Dilma Rousseff. Convenhamos, é de uma hipocrisia sem tamanho o deputado Antonio Carlos Magalhães e o senador Álvaro Dias se proclamarem arautos da moralidade, quando se sabe que os respectivos partidos que eles integram quando controlavam o governo federal não primavam propriamente por práticas cristalinas, haja vista as privatizações das estatais.

ACM aparece quase diariamente nas telas da Globo vociferando contra o governo federal e pregando a moralidade. Álvaro Dias, uma figura vinculada ao que há de pior em matéria de reacionarismo no Estado do Paraná, não faz por menos. Como tanto o Partido Democratas, a denominação atual do PFL, o que é uma piada, como o PSDB estão completamente sem bandeiras, qualquer tipo de denúncia serve, mesmo as surgidas a partir da revista Veja, uma publicação que prima pela manipulação da informação e pela falta de credibilidade.

No fundo, bem lá no fundo, Dem e PSDB continuam inconformados pelo fato de com o terceiro mandato presidencial consecutivo encontrarem-se afastados do controle do Estado e consequentemente sem possibilidade de abocanhar os cargos para os correligionários.

A Revista Veja agora também vinculada a capitais sul-africanos que apoiavam o apartheid, é linha auxiliar dos partidos de direita que já estão de olho no embate eleitoral em 2014 quando Dilma Rousseff completará os quatro anos de mandato. A Editora Abril também perdeu vantagens com o governo federal na área do livro didático. Em compensação, no Estado de São Paulo, governado pelo PSDB desde muito tempo, a história é bem outra. Ou seja, ganham muitos milhões de reais com os livros, mas praticamente ninguém contesta o fato.

No caso de Orlando Silva, a primeira matéria que apareceu na mídia foi via Veja, completamente sem provas e que aqueceu os anais oposicionistas. O tal PM, de nome João Dias, ficou de comparecer na Câmara dos Deputados para fazer mais denúncias, mas na última hora acabou não indo, isso depois de um grande empenho da oposição para que acontecesse o depoimento.

Enquanto a Polícia Federal continua a aguardar provas concretas sobre a participação de Orlando Silva no esquema de corrupção com as ONGs, a Folha de S. Paulo apareceu com matéria tentando agora envolver um irmão de Aldo Rebelo nas denúncias sobre falcatruas no Ministério dos Esportes. Soa realmente estranho o fato de a denúncia, com base apenas no depoimento do PM delator, também sem provas, só aparecer depois da nomeação de Aldo Rebelo.

Também soa estranha a condenação de antemão de um acusado de corrupção, como o ex-ministro Orlando Silva, só pelo fato do Supremo Tribunal Federal (STF) passar a cuidar das denúncias. Isso não significa que já houve a condenação, como quer fazer crer a mídia de mercado. Açodamento dessa natureza acaba desembocando no fascismo.

Depois do episódio que culminou com a demissão de Orlando Silva, já se pode pensar em um trabalho jornalístico mais aprofundado. Sugestão de título: Receita para demitir um ministro. Começa com matéria na Veja, fazendo dobradinha com a Época, desmentidos daqui e dali, repercussão nos espaços midiáticos das Organizações Globo, do Fantástico ao Jornal Nacional, e demais órgãos da imprensa conservadora, sobretudo as revistas semanais, até alcançar o desgaste político do denunciado.

Somam-se a isso as convocações dos mesmos meios de comunicação de mercado em conjunto com as Federações de Indústrias do Rio e São Paulo para atos públicos de combate à corrupção, inclusive com vassouras verde amarelas distribuídas a granel, e o jogo está feito.

Mas informações sobre o quanto o Brasil vem gastando com a dívida pública, nem pensar. Afinal, tudo que compromete o modelo econômico e a estratégia de favorecimento ao capital financeiro, a mídia de mercado silenciará totalmente e se voltará para o varejo, de forma a produzir matérias para iludir incautos. Para se ter uma ideia dos gastos mencionados, no ano passado corresponde a 45% do orçamento brasileiro, que foi de 1,414 trilhão de reais. Então, só para o pagamento dos juros e amortizações o total é de 635 bilhões de reais, o que corresponde a quase R$ 2 bilhões diários.


Mário Augusto JakobskindÉ correspondente no Brasil do semanário uruguaio Brecha. Foi colaborador do Pasquim, repórter da Folha de São Paulo e editor internacional da Tribuna da Imprensa. Integra o Conselho Editorial do seminário Brasil de Fato. É autor, entre outros livros, de América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Direto da Redação

12 comentários:

Anônimo disse...

Exagerou na dose, Senhor Terror, como sempre 'maldoso.
O Senhor está se aproveitando da doença do Lula para atacar mais.
A sua língua é mais maligna do que toda a Imprensa junta.
Acompanha demais a Globo, e fica assim com a síndrome do parabéns pra você PT, "gente do bem, no seu entender".
Ah, Senhor,como seria bom se fosse verdade!
A sua revolta é grande, mas por quê?
Agora todos são informantes dos EUA...?
O Senhor é do partido vitorioso!
Não defende bandido, Doutor.
Sabe, se o Senhor morasse no Rio de Janeiro podia se preocupar com outras coisas...não é?
Quem defende bandido aqui é o Cabral.
Sabe o que é a "famigerada milícia?
Duvido, aqui a realidade é outra, não dá pra ficar pensando só em GLOBO, FOLHA, VEJA, etc.
Isso é fofoquinha de políticos, sei que tem outro nome, mas não tô lembrada.
É triste, mas é a realidade do povão é a violência(falta de segurança), a fome*, a doença (e ter que depender do SUS"?,
a Educação* que é deixada de lado, são tantas as nossas prioridades!, e o Senhor defendendo esse pessoal.
Indignado, por quê?
Seu presidente tá doente, deveria ficar na paz, pare um pouco de atacar...energia boa vem da paz de espírito, do silêncio dos homens bons.
Queria lhe dizer isso, apesar de saber que vai ficar com raiva de mim, e me atacar de outra forma.
Gosto do Senhor.
...Cely

Veralula disse...

O que é isso, Sr. Terror???

E não é que agora os tucanotários estão querendo te pautar???!!!

Vc viu que menina boazinha???!!!

Só falta a auréola pra virar santa!!!

Toma tenência, tucanotariazinha debiloide!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

VERA disse...

Sr. Terror,

Vc viu que LINDA homenagem o meu time, o E. C. Corinthians paulista, prestou ao nosso amado Presidente LULA???

Eliseu disse...

"Interessante" o comentário da Cely. O que foi escrito pelo nosso amigo "Terror" não passa da pura verdade. A não ser que dizer a verdade for sinônimo de maligno. E quanto a "gente do bem" seria o pessoal do PSDB com sua pseudo-elite que sempre dominaram esse país e só o enterraram cada vez mais? O exemplo está no desmando da administração em São Paulo.
Parabéns Gilvan, e continue divulgando a verdade, ela irrita as "elites", mas precisa ser dita. E você o faz com maestria. Não há qualquer exagero.
Abraços do O Carcará.

Anônimo disse...

Obrigada,Senhor Glvan.
Chamou a sua Mula, que estava de anônima só para me ofender...que covardia!
Não esqueça de chamar a Maria Amélia, também.
Torcem pelo Mal, vão ter, infelizmente.

Dona Veralula, a senhora não é gente, é um verme. Ave agourenta, bicho ruim.Sinto nojo de mulhers como a Senhora, que servem de Mulas
Cely

Anônimo disse...

Vocês vão colher aquilo que hoje estão semeando.Tenham certeza disso.

TEMAM A DEUS, POIS A JUSTIÇA DELE NÃO FALHA.

Anônimo disse...

Tristeza, por saber quem é o Senhor, na realidade.

VERA disse...

Cely???!!!

E não é que o tucanotário debiloide resolveu sair do armário!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK

Acho que nos julga BURROS feito ele!!!

Os mesmos adjetivos que me deste, lhe devolvo, sua ANTA!!!

Ao contrário de vc, NUNCA comentei em lugar algum no anonimato, não sou COVARDE, como os PSDBostas!!!

E pare de falar em Deus, seu HIPÓCRITA!!!

Praga de URUBU, sempre cai no mesmo ... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

E vai ver se estou na esquina, tucanalha INVEJOSO E PERDEDOR!!!

Anônimo disse...

A quantidade recorde de seis ministros afastados em menos de dez meses de governo quer dizer o quê?

Depende. O governo certamente gostaria que a interpretação lhe fosse a mais favorável possível. Adoraria que as pessoas concluíssem que a presidente Dilma Rousseff não aceita “malfeitos”.

A cena, porém, pode ser vista por outros ângulos. Um deles indica que a presidente não sabe escolher auxiliares.

Outro mostra que ela falha visivelmente no quesito imposição de critérios para nomeações, com a evidência de que o governo não faz nenhuma triagem nos nomes que lhe são submetidos como política e partidariamente mais convenientes.

Há ainda a infeliz coincidência de todos os demitidos até agora terem sido indicações sustentadas pelo ex-presidente Lula, o que não alivia a responsabilidade de quem deve, de fato e de direito, responder pelo bom andamento dos trabalhos governamentais.

A hipótese mais plausível, no entanto, é a mais simples: o governo nasceu velho, carcomido de vícios herdados e que foram aprofundados ao longo dos oito anos de gestão Lula e mantidos inalterados.

À força da inércia juntou-se a convicção de que a vitória eleitoral acrescida da aprovação popular ao desempenho dos governos Lula e Dilma indicavam que nada precisava ser mudado. Ou, por outra: era necessário que nada fosse mudado.

A realidade está mostrando o quanto de autoengano há nessa conclusão. Apoio popular expresso em pesquisas de opinião não quer dizer que tudo vá bem.

Significa que as pessoas se sentem satisfeitas quando olham a situação como um todo, mas não pode ser interpretado como um aval para que a administração seja tocada de qualquer maneira, sem a observância de parâmetros mínimos de legalidade.

Até porque o público não dispõe de todas as informações. Já o governo, melhor do que ninguém, sabe como as coisas funcionam (ou não funcionam).

Governos sabem que se rouba e quando não tomam providências para desmontar as “igrejinhas” cujos dízimos são as verbas públicas, francamente, não há outra conclusão possível: é porque deixam roubar.

Muito já se falou sobre isso, mas é bom repetir: demitir Orlando, João ou José não resolve o problema, que não está só nas pessoas físicas. O diabo mora mesmo é nas jurídicas que, pela lógica da troca de seis por meia dúzia, seguem sem ser importunadas.

henrique de oliveira disse...

Pis é sr anonimo nós vamos colher o que plantamos , trabalho , renda , comida na mesa , progresso , menos desigualdades , educação e uma saúde não perfeita mais muito malhor dos tempos dos demos-tucanos.

Veralula disse...

Sr. Terror,

O morto-vivo voltou!!!

Sem ideias próprias!!!

E com o mesmo PÉSSIMO hábito de copiar as idiotices do PIG!!!

Quem será que ele pensa que engana???

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Maria Amélia Matins Branco disse...

Terror, quem é essa maldito Anônimo para me chamar, lava a boca, TUCANO SUJO, vocês são a escória do Brasil, compra o PIG para abafar as sujeiras de vocês, aos poucos a sujeira vem à tona e mostra para o povo quem é o seu inimigo, os TUCANÓIDES DELIRANTES que sonham com a chave do cofre do Brasil para surrupiar o que é do povo, vai procurar tua TURMA, INVEJOSO, AGOURENTO, aqui não é o teu CHIQUEIRO, anônimo ridículo que se esconde no anominato para não mostrar a fuça por que é um covardão.