quarta-feira, 7 de março de 2012

Tudo é farinha do mesmo saco

Em apartes, Senadores bajulam o amigo do bicheiro
O que me deixa indignado é o fato desses petistas safados ficarem puxando o saco de quem um dia só faltou trucidá-los. Respeitem seu eleitores, bando de covardes.Jarbas, Lobão, Simon, Alvaro Dias, Mozarildo Cavalcanti, Mário Couto, Flexa Ribeiro, Lucia Vânia, Cassio Cunha Lima, e Benidito Lyra e afins, defendendo esse cretino é normal, afinal, eles são da mesma corrente da maracutaia, da safadeza, do cinismo, da desfaçatez, agora nada justifica a defesa feita pelos petistas.Veja que a grande maioria dos defensores do amigo e cumpadre do Cachoeira responde por crime de corrupção.


Leia o texto e os apartes.

"Se o discurso de Demóstenes Torres, do Demo-GO, foi um exercício de cinismo, os apartes primaram pelo escárnio para com a sociedade. Moralistas e éticos de plantão como Simon, Jarbas e outros menos votados tiveram uma postura que empobrece a vida política nacional.
Quem tiver estômago para ler a bajulação de todos os apartes irá se deparar com um dos momentos mais pobres da vida política nacional - mas ao mesmo tempo reveladora do que é capaz de produzir o chamado 'espírito de corpo'.


O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT – SP) – Acho importante que V. Exª tenha aberto o seu coração, a sua alma, a sua palavra para todos nós que aqui convivemos com V. Exª há tantos anos. Aprendemos a respeitá-lo como um dos membros do Senado Federal que, sobretudo na área jurídica, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que V. Exª presidiu, e como membro do Ministério Público, sempre demonstrou um conhecimento em profundidade da Constituição e das leis brasileiras. Eu me lembro que, ainda na legislatura passada, certo dia, V. Exª protestou veementemente diante da revelação de um diálogo telefônico que tivera com, salvo engano, o então Presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. V. Exª insistiu que deveria ser considerada inadequada a revelação de uma conversa como aquela. Hoje, V. Exª aqui transmite o conhecimento que teve de um número considerável de ligações telefônicas com esse Sr. João Cachoeira, assim conhecido, que de alguma maneira se envolveu com ações que contrariam a legislação. Mas V. Exª aqui procura esclarecer, de uma maneira que me parece adequada, qualquer possível envolvimento e aqui esclarece que não teve qualquer ação que pudesse ser considerada como infringindo a lei e muito menos o seu comportamento do ponto de vista ético, como um Senador. Eu acredito que os esclarecimentos que V. Exª aqui nos transmitiu são muito importantes e que V. Exª tenha tido a iniciativa de aqui revelar o que é de conhecimento de V. Exª. Algo que é assunto de natureza privada, pessoal, não é propriamente o que precisa ser aqui objeto da apuração, porque não envolve qualquer infringência à legalidade. Eu quero transmitir a V. Exª o respeito que sempre caracterizou a minha relação com V. Exª aqui. Muitas vezes, tivemos divergências sobre alguns assuntos, mas eu quero lhe transmitir que considerei e considero muito importante o esclarecimento que aqui dá a todos os seus colegas Senadores e Senadoras e ao povo brasileiro, que certamente o está ouvindo com muita atenção num episódio como este. Há uma questão importante que é: por vezes, Senadores ou pessoas do Poder Executivo, quando envolvidos em certos aspectos, levaram Senadores da oposição a serem quase que apressados em dizer “Olhem aí, essa pessoa está envolvida e tal”. Eu acho que hoje todos nós, que poderíamos ter uma atitude dessa natureza, avaliamos que é importante ouvi-lo com atenção e lhe dar toda a possibilidade de realizar o esclarecimento conforme V. Exª o fez.


O Sr. Luiz Henrique (Bloco/PMDB – SC) – Nobre Senador Demóstenes, quero saudar V. Exª como um verdadeiro homem público, de primeira qualidade. A minha solidariedade e a minha confiança em V. Exª.


O Sr. Jarbas Vasconcelos (Bloco/PMDB – PE) – Meu caro Senador Demóstenes, levantei o microfone de aparte, porque, embora tivesse sido feito um entendimento para não se apartear V. Exª, já que apartearam, eu não poderia ficar de fora. V. Exª foi uma das coisas boas que conheci no Senado desde que aqui cheguei – e já vou exercendo o meu mandato há seis anos –, pela sua correção, pela sua coragem cívica, pela sua determinação e pela sua grandeza. V. Exª é uma pessoa com imensa grandeza. Talvez por isso mesmo o destaque por parte da imprensa: notando seu nome num vazamento de um inquérito da Polícia Federal, deram certo destaque com a denúncia que envolve a pessoa a que V. Exª já se referiu na tribuna. Primeiro, Senador, V. Exª foge hoje ao comum, ao tradicional. A classe política hoje, quando é acusada – um Senador, um Deputado Federal ou Estadual, um Vereador, um Prefeito ou um Governador de Estado –, a primeira coisa que faz é dizer que está sendo perseguida pela imprensa, a primeira coisa. Hoje, dificilmente, uma pessoa faz isto que V. Exª fez: ir à tribuna para fazer o esclarecimento que fez. Tem amizade pessoal com a pessoa, não nega – é um gesto de grandeza de V. Exª –, mas longe de ter qualquer tipo de envolvimento, de ilícito de alguma coisa, de sem-vergonhice, com relação ao que é acusado o Cachoeira. De forma que V. Exª hoje esclarece – V. Exª não se defende; V. Exª esclarece – não só a seus companheiros, a seus amigos e amigas do Senado da República, como também ao seu Estado e à opinião pública, o que era completamente desnecessário para quem o conhece e sabe da sua correção, da sua altivez. V. Exª não poderia cumprir o papel q ue cumpre aqui dentro do Senado e fora dele, se tivesse rabo de palha. V. Exª faz tudo que faz, porque sua vida é um livro aberto, como V. Exª reafirmou da tribuna. De forma que eram desnecessários os apartes, como este meu, porque eu o conheço e sei o que V. Exª representa nesse quadro de profunda mediocridade em que vive metido o Brasil dos dias de hoje. V. Exª é uma exceção dentro desse quadro de mediocridade, por isso foi importante ter ido à tribuna. V. Exª pode contar – era desnecessário também lhe dizer isto – não só com a minha amizade, mas também, e sobretudo, com a minha admiração e com meu profundo respeito pela sua atuação.


O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB – RS) – Olha, vejo em V. Exª, ao longo de todo o primeiro mandato e deste, uma das pessoas mais competentes, que têm mais conhecimento em termos jurídicos – embora V. Exª tenha um colega, que é o Pedro Taques – e que atuou com a mais extraordinária bravura ao longo de toda a sua vida pública. Em todos os momentos, quer nas questões internas do Senado, quer nas questões mais graves, mais difíceis e mais escandalosas que apareceram nesta Casa, V. Exª sempre esteve firme, com argumentos, com conteúdos e com absoluta firmeza. Sinceramente, não me passa pela cabeça a imagem que querem fazer de V. Exª, que é totalmente contrária a toda a sua vida pública, que eu conheço e que aprendi a respeitar. Tenho a convicção de que V. Exª faz muito bem quando exige, pois não está sendo analisado, nem processado e nem coisa nenhuma. De repente seu nome veio à tona. V. Exª agora exige que as coisas sejam apuradas. É importante neste País que as coisas sejam apuradas e que não coloque um nome como foi colocado e não acontecer mais nada. Nós, Senadores, temos obrigação, apresentados fatos, que um colega nosso tenha o direito de ser julgado. É o que V. Exª pede e é o que esperamos que, um dia, exista neste País. Para um homem como V. Exª, com a sua biografia, não será um saco de pena lançado ao léu que haverá de tingir a sua dignidade.


O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB – SE) – Senador Demóstenes Torres, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, atuando há vários anos, tenho acompanhado com muito interesse o trabalho desenvolvido por V. Exª seja como jurista, nas horas em que precisamos do seu aconselhamento, seja como Parlamentar atuante, eficiente, dedicado em todas as reuniões ali comparecendo para dar o seu recado de Senador da República e aqui também no plenário, um Senador aguerrido, um Senador que faz oposição, que não baixa a cabeça diante dos obstáculos para o exercício de missão tão relevante, que é o de fazer oposição com responsabilidade. Portanto, a minha palavra é de confiança de que a sua atuação aqui no Senado e fora do Senado é uma atuação que não compromete a sua honra, a sua dignidade e o seu passado. Parabéns pelo pronunciamento que aqui fez, sem, em nenhum momento, como aqui disse o Senador Jarbas Vasconcelos, atacar a mídia em relação à matéria que foi divulgada.


O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB – AM) – Senador Demóstenes Torres, como os demais Senadores que o apartearam anteriormente, inicialmente gostaria de prestar a minha solidariedade ao Senador, ao homem público. Mas, para não ser repetitivo e fazer das palavras dos companheiros Senadores as minhas palavras, gostaria de dizer sobre outro aspecto desse enfoque. Todos nós, homens públicos, antes de sermos homens públicos somos seres humanos. E como seres humanos todos nós temos de ter um princípio básico: respeitar para ser respeitado. Eu gostaria de poder dar um testemunho e uma demonstração de que, em que pesem posições antagÃ?nicas, muitas vezes, neste plenário, V. Exª é daqueles que, quando erra, sabe reconhecer o erro e, com o espírito humano, chega até a pedir desculpas. Agora, quando fazem uma acusação a esse ponto, V. Exª vem à tribuna e diz: “Não, não apenas quero refutar as acusações, como me coloco para ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal”. Só assim agem aqueles que têm valores humanos elevados, valores éticos elevados e um comportamento e uma conduta, na função pública, elevados. Portanto, quero cumprimentar V. Exª e congratulá-lo pela postura na tribuna do Senado no dia de hoje.


O Sr. Waldemir Moka (Bloco/PMDB – MS) – Senador Demóstenes Torres, quero dizer a V. Exª que eu não esperava outro comportamento que não fosse esse. Conheço a sua trajetória, a sua luta e a sua postura. Tenho certeza de que, nesta Casa, neste momento – e já é visível aqui no Senado –, V. Exª tem o respeito e, mais do que isso, goza de uma grande credibilidade entre seus Pares. V. Exª, com muita firmeza, traz o tema para o debate. Tenho certeza absoluta de que sairá desse episódio exatamente da mesma forma que fez em sua vida inteira. O importante é que V. Exª tem uma história de vida e uma luta inteira que, tenho certeza, não haverá de ser marcada por um episódio que certamente será esclarecido. A minha solidariedade a V. Exª.



Leia quem mais defendeu o amigo do bicheiro no Blog do Alfredo

6 comentários:

Luciano disse...

Vejam a lista e NÃO votem nesses picaretas nas próximas eleições. Vamos dar um chute no traseiro deles quando chegar a nossa hora. Principalmente os do PT.

Luciano disse...

Vejam a lista dos parlamentares cúmplices do careca. Vamos dar um chute no traseiros deles nas próximas eleições. Principalmente os do PT.

Anônimo disse...

FELIZ RETORNO, TERROR!

Profdiafonso disse...

Cumpadi,

Tudo certim?

A cada dia que passa mais me desencanto com a classe política. É uma corja da mulesta. Mas não disisto fácil... Se cagá fora do pinico, mando intupi com o voto.

Abs!

Pb.Jurandi disse...

Terror,a cada dia fico mais decepcionado com o PT, é incrível como eles tem medo de enfrentar o PIG
Aqui em São Paulo os tucanos deitam e rolam e ninguém do PT faz nada para mostrar as safadezas que os tucanos fazem com o povo paulista, que aliás bem que merecem, pois são analfabetos políticos ou pau mandado dos tucanos.

Anônimo disse...

infelismente o corporativismo impera em todas as esferas da nossa politica , nós podemos nos lembrar disso na hora de votar,muito me admiro que até os desafetos politico nesse momento se-unem a este tipo de safadeza, por um outro lado eu até entendo:É QUE UM FOVORZINHO HOJE PODE ME LIVRAR DE UMA CASSAÇAO AMANHA afinal estam no mesmo ´barco´