domingo, 3 de junho de 2012

O Brasil não merece isso

Aécio relança política do café com leite


Aécio relança política do café com leite


Para evitar futuras divisões entre Minas e São Paulo, chapa presidencial seria formada por ele e pelo senador paulista Aloizio Nunes Ferreira em 2014; rodízio entre paulistas e mineiros acabou em 1930



247 – A política do café com leite, em que políticos mineiros e paulistas se alternavam no comando do País na Velha República, e que foi encerrada em 1930, por Getúlio Vargas, estaria sendo relançada por Aécio Neves. O político tucano, pré-candidato do PSDB em 2014, estaria articulando uma chapa com um paulista na vice. Seria o senador Aloizio Nunes Ferreira, um dos mais ferrenhos serristas, numa demonstração de que as seções mineira e paulista do PSDB chegariam unidas a 2014, evitando a divisão que marcou a última disputa presidencial.


 
A especulação foi levantada pelo jornalista Gerson Camarotti, da Globo, que entrevistou ambos no Senado e gravou um vídeo (assista aqui).

Leia, abaixo, o texto de Camarotti:


 
Preocupados com a divisão do partido para 2014, os tucanos articulam os bastidores uma chapa formada pelos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), para presidente, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para vice. Nos bastidores, a chapa foi batizada de “café com leite”.


 
É uma referência a política do café com leite, que ocorreu no Brasil na República Velha (até 1930). Na ocasião, havia um revezamento entre presidentes de São Paulo (produtor de café) e de Minas Gerais (produtor de leite).

Com essa chapa, os tucanos tentam amenizar as resistências do ex-governador José Serra (SP) ao nome de Aécio, já que Aloysio é muito próximo dele. Até o recente anúncio de sua candidatura à prefeitura de São Paulo, Serra trabalhava para ser presidenciável do partido pela terceira vez. Teve que abortar seus planos depois que Aécio ganhou espaço interno.


 
Agora, a tentativa é de unificar o partido. Pelo menos no Congresso, Aécio e Aloysio já mostram entrosamento. E falaram pela primeira vez sobre a chapa “café com leite” e conversa com o Blog no salão azul do Senado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aécio Rei do Pó Neves quer mesmo é lançar a política do crack e da cocaína. O Brasil não merece isso: se essa figura sinistra fosse eleita, as fronteiras com a Colômbia seriam escancaradas. Mas eu ainda acredito no bom senso do povo brasileiro.