terça-feira, 12 de junho de 2012

Fechando a porta depois de roubado

Será que Alckim, Perilo, Anastasia, Beto Richa, Kassab também vão proibir a Delta de contratar com seus governos?

Delta, de Cavendish, leva seu atestado de óbito


Ministro-chefe da CGU, Jorge Hage assinou ato que declara a empresa de Fernando Cavendish como inidônea por pagamento de propina a servidores do DNIT por obra no Ceará; a empreiteira envolvida no caso Cachoeira fica impedida de participar de licitações e de assinar novos contratos com o governo; obras em andamento ficam sujeitas a análise


Depois de muito sangrar, a empreiteira Delta receberá nesta quarta-feira 13, enfim, a notícia de que não pode fechar novos contratos com o governo. A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu nesta terça-feira 12 declarar a inidoneidade da construtora de Fernando Cavendish, envolvida no esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira. A decisão, contudo, não diz respeito ao caso Cachoeira, mas a processo administrativo aberto pela CGU com base nas investigação da Operação Mão Dupla, executada pela Polícia Federal em 2010.

A operação apontou irregularidades na execução de obras rodoviárias no Ceará. De acordo com o inquérito, a Delta pagou propina, entre 2008 e 2010, a cinco servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para burlar a fiscalização sobre o contrato. O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, já assinou o ato que declara a inidoneidade, que será publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira.

 
Assim que o ato for publicado, a Delta estará impedida de participar de licitações ou assinar novos contratos com o governo. A CGU explica que os contratos em andamentos ficarão sujeitos a análise, caso a caso, pelos órgãos que celebraram os contratos com a empresa. A decisão da CGU foi embasada por estudo da Corregedoria-Geral da União, órgão da CGU.

Nenhum comentário: