sábado, 16 de junho de 2012

Humberto Costa lidera pesquisa para prefeitura no Recife

Com uma aparição de Lula no guia eleitoral, uma de Dilma, uma de João Paulo e se botar para torar em Demóstenes Cachoeira Humberto Costa  vai chegar a 70% das intenções de voto.

                      
Humberto Costa lidera pesquisa para prefeitura no Recife
Nome indicado pela Executiva Nacional do PT, senador aparece com mais de 30% das intenções de voto em quatro cenários e na pesquisa espontânea na capital pernambucana
Raphael Coutinho _PE247 – Uma pesquisa divulgada neste sábado (16) pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IMPN), em parceria com o Jornal do Commercio, sobre a intenção de votos à Prefeitura do Recife apresenta uma grande vantagem do novo candidato do Partido dos Trabalhadores, Humberto Costa. O senador aparece à frente em todas as quatro situações avaliadas na pesquisa com mais de 35%, além da pesquisa espontânea. Na última publicação, em 18 de março, quando o atual prefeito João da Costa ainda era candidato à reeleição, ele aparecia com uma média de 20% das intenções de voto. A pesquisa não contempla candidato do PSB, que sinalizou a intenção de anunciar um nome.

Na principal situação, o IMPN incluiu vários nomes. Humberto apresenta 35% das intenções de voto, contra 17% de Mendonça Filho (DEM), o segundo colocado em todos os cenários. Em seguida vem Daniel Coelho (PSDB), com 5% e Raul Henry (PMDB), com 4%. O quinto colocado é o senador Armando Monteiro Neto (PTB), que não se declara candidato, mas tem seu nome especulado. Na sexta posição ficam o deputado federal Paulo Rubem (PDT) e o ex-deputado Raul Jungmann (PPS), ambos com 2%. Em branco ou nulo foram 20% dos entrevistados, e não souberam ou não responderam 13%. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.


Já no cenário onde só aparecem os nomes oficializados, os dois primeiros apresentam um ponto a mais. O petista registrou 36% e o democrata 18%. Seguem a lista Daniel Coelho com 5%, Raul Henry com 4% e Raul Jungmann com 2%. Optaram por branco ou nulo 21%, e não souberam ou não responderam foram 14% dos entrevistados.


A pesquisa também realizou uma amostragem espontânea, onde o nome de nenhum candidato era apresentado. Neste caso, 30% falaram o nome de Humberto Costa, 12% de Mendonça Filho, 6% do atual prefeito João da Costa, 4% o de Daniel Coelho, 3% disseram Raul Henry, 2% o nome do deputado federal João Paulo (PT), 1% do senador Armando Monteiro Neto e 3% de outros candidatos.


A pesquisa ouviu 816 eleitores nos dias 11 e 12 deste mês, cerca de uma semana após a decisão da direção nacional do PT de cancelar o resultado da prévia e indicar o nome de Humberto como candidato à PCR. No entanto, ela foi realizada antes do PSB sinalizar para a indicação de um candidato à Prefeitura do Recife. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o nº 00029/2012, em 11 de junho de 2012.

Nenhum comentário: