quarta-feira, 10 de março de 2010

Enquanto isso, a História se repete

Dengue se alastra em São Paulo


Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que o número de paulistanos infectados pela dengue dobrou em 13 dias, passando de 34, no balanço divulgado em 24 de fevereiro, para 67. Os dados foram atualizados anteontem. O Sacomã, na zona sul, lidera o ranking com nove pessoas doentes, seguido de Ermelino Matarazzo, na zona leste, com seis, e Vila Medeiros, na zona norte, com quatro.

Entre os 96 bairros da capital paulista monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 33 deles (34%) já registram pelo menos um caso de dengue. Os dados de março serão computados no próximo mês.

Os números deste ano já representam 20% do total de registros do ano passado. Em 2009, 322 pessoas foram contaminadas pela dengue. O índice aumenta ainda mais quando há comparação entre períodos iguais. Os casos de dengue registrados em janeiro e fevereiro deste ano cresceram 158% em relação ao mesmo período de 2009. São 67 pessoas infectadas neste primeiro bimestre contra 26 do ano passado.

Uma das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura no combate à dengue é a resistência dos moradores de bairros nobres da cidade, como Morumbi, na zona sul, e Alto da Lapa, zona oeste (ambos ainda não registraram casos neste ano), em permitir a entrada dos agentes vistores em suas residências. Ao menos metade dos imóveis visitados nas áreas nobres proíbem a entrada dos servidores por temerem assaltos.

Para vencer essa barreira e melhorar o trabalho realizado na capital, a Secretaria de Saúde decidiu regionalizar o trabalho desses agentes no fim do ano passado. Ou seja, um grupo de servidores será responsável pela fiscalização de uma determinada região durante todo o ano.

Segundo a pasta, o objetivo é criar um vínculo de confiança entre o agente e a comunidade. A medida também irá facilitar a inspeção e o combate aos criadouros do mosquito, já que o servidor irá acompanhar a sua área durante os 12 meses do ano.

Baixada e Interior

Nas cidades de São Vicente, Guarujá, Santos, Praia Grande e Cubatão, na Baixada Santista, o número de casos de dengue atingiu a marca de 1.202 este ano. O número de pessoas infectadas no litoral subiu 52% em apenas uma semana. Cubatão foi a cidade com maior aumento: 89%, passando de 37 para 70.

No interior paulista, Ribeirão Preto volta ao centro das preocupações dos órgãos sanitários. Na semana passada, a cidade já havia confirmado 2.314 casos. Porém, há um grande risco de epidemia, pois existem pouco mais de 3 mil suspeitas sendo averiguadas.

Em Araçatuba, foram registrados 2.500 casos de dengue. Cirurgias foram canceladas por falta de doadores de sangue provocada pela incidência da doença.AE

Nenhum comentário: