sábado, 12 de março de 2011

Globo rasga fantasia em editorial reacionário



Com editorial com o título "Os militares e as vítimas da ditadura", no qual se perfila hoje com as Forças Armadas contra a criação da Comissão da Verdade, que vai investigar os crimes do regime militar, o jornal O Globo faz jus ao seu passado de apoio à ditadura e à repressão aos que a ela resistiram.

por José Dirceu, em seu blog

No título, que se pretende neutro, na verdade o jornal demonstra não ter coragem de assumir o que vai publicar e defender em seguida no editorial. No texto considera que "é necessário saber o destino dos desaparecidos e também os delitos da esquerda".

Em outras palavras, assume a posição das Forças Armadas que são contra a Comissão, mas como a sabem inevitável, querem a reciprocidade, investigar a esquerda, a oposição e os que integraram a resistência à ditadura.

Esquerda já foi investigada e julgada

O jornal finge esquecer-se que estes já foram julgados. A maioria, apesar de civis, por tribunais militares de exceção e, quando condenados, cumpriram duras penas. Muitos foram torturados, banidos, exilados, assassinados. O jornal quer que sejam investigados e julgados duas vezes?

É o que defendem. Querem nos investigar porque lutamos contra a ditadura. Agora, imagina se nós quiséssemos investigar as Organizações Globo pelo apoio a ditadura!

Ou, por aquela velha denúncia, por muito tempo repetida pelo falecido governador Leonel Brizola, de que o sistema Globo foi montado no pós-golpe militar de 1964 e se tornou esta potência com o apoio - financeiro, inclusive e principalmente - do grupo de comunicação norte-americano Time-Life, o que já era proibido à época pela legislação brasileira.

Sistema é a vanguarda do atraso na mídia

Não é nenhuma novidade esta posição do jornal O Globo em que se posiciona ao lado dos militares e contra a criação da Comissão da Verdade. O jornal sempre se alinhou ao que houve de mais obscurantista, retrógrado e reacionário na história do país.

Esteve, por exemplo, com a velha UDN de guerra e com um de seus líderes, Carlos Lacerda, na oposição a Getúlio Vargas (1950-1954); foi contra os pontos positivos do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960); aliou-se à reação e pregou abertamente o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente constitucional João Goulart (1961-1964); e foi um entusiasta apoiador dos 8 anos de tucanato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Também a TV Globo, do mesmo grupo e linha editorial do jornal, pelo apoio e sustentação que dava ao regime militar ignorou e boicotou solenemente a campanha das Diretas Já pela volta das eleições para presidente da República.

Um aliado permanente dos reacionários

Só a noticiou quando o movimento se tornou vitorioso e ficaram evidentes os sinais de derrota da ditadura e que ela se aproximava do seu fim. O 1º grande comício da campanha das Diretas Já, por exemplo, de 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, a TV Globo noticiou como uma festa pelo aniversário de São Paulo. Nenhuma menção ao objetivo da manifestação.

Se alguém quiser ver alguma novidade no editorial de O Globo de hoje, encontrará só o fato de que o jornal abandonou o lema que seguiu durante os 21 anos de ditadura militar, de que "há governo sou a favor". Está contra esta iniciativa do governo Dilma Rousseff, de criar a Comissão da Verdade. Como aliás, todo o tempo foi contra o governo Lula.

Mas, por seu passado e história, não surpreende.

6 comentários:

VERA disse...

José Dirceu se esqueceu de dizer que a Goebbels, tal qual ocorreu durante as Diretas-Já, também só divulgou as notícias sobre a corrupção no governo Collor (a quem elegeu!), quando não pôde mais segurar, pois todas as demais emissoras já o denunciavam e os "caras-pintadas" burgueses saíam às ruas, gritando o "Fora, Collor"!!!

Anônimo disse...

Meu Deus!! Como é que José Dirceu tem coragem de vir manifestar-se em blogger? Fico até sem palavras, um indivíduo, um elemento desses que enganou a tanta gente, justo ele que era O presidente de um partido que na época seria a esperança do povo Brasileiro! O mesmo povo que só hoje percebe que a DEMOCRACIA tão sonhada nada mais era do que a libertinagem de muitos canais de comunicação e a liberdade de fazer mensalões, levar dinheiro em cuecas etc e tal.
Coisas da ¨democracia¨.

Anônimo disse...

À PELEGA DONA VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA, IAMBÉM CONHECIDA COMO "MULA-SEM-CABEÇA":


CLASSIFICAÇÃO DA SUA ÚLTIMA "SOPINHA DE LETRAS": PÉSSIMA!


NOTIFICAÇÃO: SEM RESPOSTA!

SUA COTAÇÃO: "2400" PONTOS A MAIS NO RISCO-BURRICE, RISCO-ANALFABETISMO E RISCO-PELEGUISMO!

RECOMENDAÇÃO: VOLTE CORRENDO PRA ESCOLA (ENSINO FUNDAMENTAL!), SUA ANTA LULESCA!

E CUIDADO COM O MATA-BURROS, MULA-SEM-CABEÇA! VÉIA PESTILENTA E ASQUEROSA!

Anônimo disse...

Quem é o último anônimo?
Pelo visto é completamente deslocado , fora da casinha. Fala sozinho sobre coisas que só ele sabe, achei hilário o palavriado. hahahaha
E ainda da pontuação! E a tal véia que ele se refere...Será a mãe dele ?
Deve estar em alguma crise de abstinência, melhor mesmo é deixar falando sozinho.hehehehe

VERA disse...

È isso mesmo, ÚLTIMO ANÔNIMO!!!

É incrível como os DEMO-TUCANALHAS são CARAS-DE-PAU!!! Criticam o Zé Dirceu sem se lembrar de olhar pro próprio rabo, que é mais sujo do que pau de galinheiro!!! Gentalha hipócrita!!! São os partidos mais cheios de MENSALÕES da face da terra!!! Os verdadeiros partidos da bandidagem e organizações criminosas!!! XÔ, demos-tucanalhas LADRÔES, CRIMINOSOS e INCOMPETENTES!!!

Anônimo disse...

Hum agora que tô entendo melhor...rss a Vera é defensora do Dirceu.
Lamento dona Vera, Nem todos usamos viseiras, eu penso diferente, não estou em defesa de tucanos e sei mais lá o que, Mas o Dirceu foi uma grande decepção que tive, poxa, eu achava que ele era o CARA!! Vê-lo em esquemas de ladroagem, não foi como ver outro político de outro partido, entende?

Mas não defendo partido algum até porque a única coisa que eu realmente defendo é o fechamento do congresso. Aquilo lá é uma antro e só serve para dar despesas ao país.