sexta-feira, 11 de março de 2011

"Jornalismo serrista tenta salvar o Pinto"



O serrismo iniciou a operação para salvar Antônio Ferreira Pinto– o secretário de Segurança que foi filmado conversando com um repórter da “Folha” em shopping de São Paulo (quatro dias depois, o repórter publicou matéria com denúncias contra um assessor da secretaria, que integraria grupo rival de Ferreira Pinto na pasta).

por Rodrigo Vianna, em seu blog "O Escrevinhador"

Segundo a matéria, Tulio Khan ”vendia” informaçõe sigilosas através de uma consultoria privada – tudo com “aprovação informal” da secretaria.

O primeiro sinal da “operação de salvamento do Pinto” (com todo respeito) veio na quinta-feira, com um texto no blog de um daqueles jornalistas da “Veja”. A linha da defesa era: o secretário é um “homem bom” (copyright – Professor Hariovaldo) e foi vítima de uma operação de espionagem armada pela “banda podre” da polícia. Depois, o tal blogueiro desfiou números dos bons serviços prestados por Ferreira Pinto ao bravo povo bandeirante.

Hoje, a “Folha de S. Paulo” adotou a mesma linha. Chamada na capa questionando o shopping (que cedeu as imagens), e artigo de Fernando Barros e Silva, sob o título: ”A quem interessa espionar o titular da Segurança?”. A cobertura, digamos, “jornalística” do episódio a “Folha” deslocou para o caderno “Cotidiano” – longe das páginas de “Política”. Hum…

Acho que a “Folha” faz bem em perguntar “a quem interessa espionar o secretário de Segurança”. Evidentemente, alguém estava na cola do secretário, viu o encontro dele com o repórter, e acionou a equipe de segurança do shopping para obter as imagens. O subtexto da “reportagem” da “Folha” e do artigo do Fernando Barros e Silva é: Ferreira Pinto está sendo perseguido pela “banda podre” da polícia.

Ok. Pode até ser. E isso seria grave mesmo.

O estranho é a “Folha” não fazer outras perguntas. Então, humildemente, faço-as aqui.

1) Por que o secretário foi conversar com repórter no shopping, em vez de recebê-lo em seu gabinete? O secretário não queria que ninguém na secretaria testemunhasse o encontro? (isso mostra o grau de divisão que há na secretaria, e entre os tucanos de São Paulo de forma geral…).

2) Se o secretário Ferreira Pinto foi o responsável, como sugerem as imagens no shopping, por vazar para o jornalista Mario Cesar Carvalho informações sobre as atividades, digamos, pouco republicanas do assessor Tulio Khan, por que o próprio secretário não demitiu antes Tulio Khan? (isso compromete um pouco a imagem de “homem bom” que Ferreira Pinto tenta vender para justificar sua permanência no cargo)

3) Se um ministro de Lula (ou um secretário de Marta, quando prefeita de São Paulo) fosse flagrado com envelope debaixo do braço, e depois reunido com um blogueiro sujo fora do horário de expediente, a “Folha” estaria cobrando explicações do shopping, ou estaria partindo pra cima do governo? (isso mostra, como se fossem necessárias ainda provas adicionais, a diferença de tratamento da velha mídia para tucanos e petistas).

Além das perguntas singelas acima, acho importante relembrar alguns pontos:


- esse episódio é parte da guerra fratricida travada entre os tucanos, como escrevi aqui;


- essa guerra começou muito antes, documentos do wikileaks mostram como os serristas se referiam a Alckmin durante a disputa pela candidatura presidencial em 2006, com você pode ler aqui;

- esse episódio é parte da guerra fratricida travada entre os tucanos, como escrevi aqui;

- essa guerra começou muito antes, documentos do wikileaks mostram como os serristas se referiam a Alckmin durante a disputa pela candidatura presidencial em 2006, com você pode ler aqui;

- em novembro de 2010, quando Alckmin montava o secretariado, a “Folha” (sempre ela) trouxe reportagem do mesmo Mario Cesar Carvalho defendendo a tese de que tirar Ferreira Pinto da Secretaria de Segurança seria uma rendição à “banda podre” da polícia (a reportagem, por “coincidência”, interessava a Serra – que pretendia manter o afilhado Ferreira Pinto na pasta; ou seja: a Folha teria feito lobby para manter um secretário serrista no governo de Alckmin); a “Folha” está afundada até o pescoço nessa história, e fará de tudo para virar o jogo, tentando transformar episódio em “grave violação dos preceitos constitucionais”.

- a imagem do secretário com o repórter não foi divulgada em nenhuma TV, não saiu no rádio nem no jornal – foi publicada “apenas” em blogs; portanto, a “Folha” gasta umas três páginas (com chamada de capa) para responder a meia dúzia de blogs sujos (o que mostra como o jogo da comunicação no Brasil tornou-se mais complexo).

Por fim, a pergunta mais importante: por que Serra (e o jornalismo serrista) estariam tão preocupados em manter Ferreira Pinto no cargo? Certamente, não é porque ele é um “homem bom” a serviço da liga da Justiça bandeirante!

A resposta está na política… A Secretaria de Segurança de São Paulo é mais importante que muito ministério em Brasília. Mexe com dezenas de nomeações de delegados e policiais. E por ela passam invesigações importantes. Dois exemplos singelos: o caso que envolve o cunhado de Geraldo Alckmin, e a investigação sobre Paulo Preto. Os dois casos são conduzidos pelo Ministério Público. Mas a polícia civil é (sempre) o braço operacional nas investigações.

Interessa a Serra ter o comando de uma secretaria que pode, digamos, direcionar investigações que mexem com a composição de forças do tucanismo em São Paulo.

O caso Ferreira Pinto é tão grave que pode levar parte da base aliada de Alckmin a pedir uma CPI na Assembléia Legislativa. Pelo menos quatro deputados estaduais da base já manifestaram interesse em pedir investigação sobre Fereira Pinto. O que move os parlamentares não é interesse público. Pinto tem-se mostrado duro (com todo respeito) no trato com parlamentares: nega-se a atender pleitos políticos para nomeações de delegados e teria destratado dois parlamentares em audiências recentes.

Alckmin gostaria de rifar logo Ferreira Pinto. Mas se o fizer agora, o jornalismo serrista vai espalhar que ele “cedeu à banda podre”. Mas a decisão de trocar o secretário, garantem fontes na Assembléia Legislativa de São Paulo, já estaria tomada.

Vão voar mais penas de tucanos por aí. A “Folha” e o blogueiro da “Veja” podem ajudar a recolhê-las… Boa sorte a eles.

8 comentários:

VERA disse...

Também estão investigando o "impoluto" Barros Munhoz, envolvido até o pescoço nos 3,1 MILHÕES ROUBADOS da cidade de Itatiba/SP, quando ele foi prefeito!!!

VERA disse...

E hoje, ao defender um policial que cancelou a investigação do assalto a uma residência, denunciado por uma senhora que acabou morta pelos ladrões, o secretário da INjustiça de SP relevou a atitude do policial, dizendo que tudo não passou de "falta de experiência" do rapaz!!
Ou seja, a demo-tucanalha INCOMPETENTE coloca a vida dos paulistas nas mãos de gente "inexperiente", e ainda somos obrigados a ler as patacoadas de um tunganotário que vem a este blog dizer que a segurança em SP está uma MARAVILHA!!! Me poupe!!!
Em apenas uma semana três jovens de classe média foram assassinados em Sampa!!! Sem contar os coitados dos pobres, cujas mortes nem investigadas são!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, VÉIA, PARA ESTE SEGUNDO AVISO:

Minha passagem por aqui se encerra em breve, mas vou sentir falta da diversão que você-ZINHA "MUITAS 'MENAS' CABEÇAS" me proporcionou. Uma diversão barata, muito rastaquera, é verdade, mas eu sabia que era tudo o que uma imbecil como você-ZINHA poderia me oferecer. Algumas sopinhas de letras e nada mais. Mesmo assim, devo admitir que gostei de torcer seu focinho sujo e pisar no seu rabo, todos os dias. Fiz de conta que você-ZINHA era cada um desses safados que compõem a SOC e o PB, o que me permitiu sentir que estava, de alguma forma, punindo-os pelos seus crimes e por todo o mal que têm feito ao país. Ainda que soubesse que você-ZINHA, despudorada e masoquista como é, relaxava e gozava a cada surra que eu lhe aplicava. Ficamos assim então: você-ZINHA gostou de apanhar e eu, por minha vez, não me privei de bater. E bati, sem dó nem piedade. Pena que os seus “kumpanhêrus”, no afã de me confrontar e de confortá-la, acabaram por fazê-la acreditar que estava debatendo, quando, na verdade, estava sendo estripada em praça pública. Um horror! Transformaram-na, a bem dizer, em mártir do lulopetismo farofeiro, analfabeto e corrupto! Como diria o bardo do stalinismo botocudo, Chico Buarque, "morreu na contramão, atrapalhando o tráfego". Meus pêsames, trouxa!

Anônimo disse...

DONA VERA:

Favor consultar o MAPA DA VIOLÊNCIA divulgado, recentemente, pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA do seu governo, que mostra que as taxas de violência vêm aumentando significativamente no país (notadamente no NORTE E NORDESTE onde alcançou índices explosivos!), no período analisado - de 1998 a 2008. E a única região do país que apresentou queda nos números, ou uma relativa estabilidade, foi a SUDESTE, que registrou CRESCIMENTO NEGATIVO na taxa de homicídios (29,9%).

Como a senhora pode verificar, a criminalidade vem aumentando muito no país, no citado período (a maior parte dele dentro do GOVERNO LULA), sendo que esse AUMENTO é explosivo no NORTE E NORDESTE. Em contraposição, o SUDESTE, notadamente SÃO PAULO (que é governado pelos seus comparsas TUCANOS), teve uma expressiva REDUÇÃO no seus índices de violência.

Com são dados do próprio MINISTÉRIO DA JUSTIÇA do seu governo, não vejo como se possa dar continuidade a essa discussão.

VERA disse...

"Crescimento negativo da taxa de homicídios" (???!) Rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá Me engana que eu gostcho!!! Pergunte aos paulistas e paulistanos se eles concordam com essa palhaçada!!! Hoje mesmo saiu nos jornais:" QUINTO ARRASTÃO em Vila Madalena em 30 dias"!!! O problema é que a Secretaria da INsegurança de SP sonega as informações VERDADEIRAS a fim de ludibriar otários como vc!!!
E SEGURANÇA PÚBLICA é OBRIGAÇÃO dos ESTADOS, seu tunganotário!!! Onde será que vc COMPROU seu diploma de "direito"??? Na Praça da Sé???!
"MAL ao País" quem fez foram os SOC e PB demos-tucanalhas que o DESgovernaram até 2002 e que, por isso mesmo, foram ESCORRAÇADOS de Brasília: ROUBARAM dos pobres para dar aos ricos, e se LOCUPLETARAM com o ASSALTO ao erário público!!! E isso ninguém me contou!!! Eu VIVI (e ainda vivo!)!!!
ANALFABETO, CORRUPTO e TROUXA é vc que mesmo conhecendo todas as INCOMPETÊNCIAS, FALCATRUAS e MARACUTAIAS perpetradas pelos SOC e PB demos-tucanalhas, ainda vem a um blog de PESSOAS MUITO BEM INFORMADAS tentar vendê-los como santos e competentes!!! Quem não os conhece, que os compre!!! Aqui não, jacaré!!! Certamente, vc tinha uma "boquinha" no DESgoverno do FgagáC-vendilhão-da-Pátria-cafajeste-maconheiro, por isso não se importa com seus crimes!!!

E como a alegria do pobre dura pouco, já desisti de ficar feliz com suas despedidas, porque vc, tal qual seu guru, o Zé-bolinha-baixaria (que registrou uma mentira em cartório!), é um pinóquio de mão cheia (de merda!)!!! kkkkkkk

Anônimo disse...

Aqui estou eu-ZINHA MUITAS "MENAS" CABEÇAS! Na verdade, uma verdadeira MULA-SEM-CABEÇA! E tô muito lôca"! E vô botá prá quebrá"
Dilmáaaaaaaaa1 Õ, Dilma! Desce do poste, muié! Cê tem qui paga as contas que o Lula deixou, galega!

"Crescimento negativo da taxa de homicídios" (???!). Só se for em São Paulo, Qque é dos nossos comparsas tucanos, porque no resto do Brasil está pra HORA DA MORTE! Rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá rá. Ah, meu Sapo Barbudo, me engana que eu gostcho!!! Mas nem pergunto aos nortistas e nordestinos se eles concordam com essa palhaçada que já dura oito anos!!! Claro que concordam, senão vamos cortar o "mensalinho" deles! E já imaginou se os estados desgovernados por petralhas dessem informações VERDADEIRAS, o que seria dos índices de violência do país?

EU-ZINHA MUITAS 'MENAS' CABEÇAS
acho que a SEGURANÇA PÚBLICA é OBRIGAÇÃO "SÓ" dos ESTADOS, pois sou estúpidamente ESTÚPIDA e mal informada! Onde será que EU-ZINHA COMPREI meu diploma do ENSINO FUNDAMENTAL? Na Praça da Sé???! Ou foi a BEBEL que arranjou pra mim?

"MAL ao País" quem fez foram os SOC e PB que o DESgovernam desde 2003 e que, por isso mesmo, precisam ser ESCORRAÇADOS de Brasília: ROUBARAM dos pobres para dar aos ricos (nesses oito anos do nosso SAPO BARBUDO os banqueiros lucraram 550% a mais do que na época do salvador do Sapo, o FHC!), e os membros da SOC e do PB se LOCUPLETARAM com o ASSALTO ao erário público !!! E isso ninguém me contou!!! Eu VIVI (e ainda vivo!), pois mamo nas tetas do estado como muitos outros petralhas!!!

EU-ZINHA sei que EU-ZINHA sou ANALFABETA, PELEGA e TROUXA, pois mesmo conhecendo todas as INCOMPETÊNCIAS, FALCATRUAS e MARACUTAIAS perpetradas pelos SOC e PB, ainda venho a um blog de PESSOAS MUITO MAL INFORMADAS tentar vendê-los como santos e competentes!!! Quem não os conhece, que os compre!!! EU-ZINHA vendo! Aqui tem, jacaré!!! Certamente, EU-ZINHA vou acabar perdendo a minha "boquinha" nas tetas que arrumei por ser rala-bosta do Sapo Barbudo-rei dos escândalos de corrupção-rendilhão da Pátria-com o colar de folhas de coca no pescoço-e com a marca da bota do índio cocalero nos fundilhos sujos

E como a alegria de IMBECIL dura pouco, já desisti de ficar feliz com suas despedidas, mas fico feliz de saber que vou continuar RELAXANDO E GOZANDO com as AS DELICIOSAS SURRAS que levo! Falo sério! Não pense que estou mentindo como o MEU guru, o SAPO BARBUDO, que registrou um MONTÃO DE MENTIRAS em cartório, e é um pinóquio de mão cheia!)!!! kkkkkkkkkkkkkkk...

Por que, mesmo sabendo de tudo isso, continuo ralando bosta para o BRUTO? Bem, EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA sou a VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMOTUNGANONA DA SILVA, uma pelega pra ninguém botá defeito!

PS.: NÃO SE VÁ, MEU TUNGANÃO, QUE EU-ZJNHA MUITAS 'MENAS' CABEÇAS VOU SENTIR MUITA FALTA DAS SURRAS QUE VOCÊ ME DÁ!

Anônimo disse...

POSTAGEM "FALHA PETRALHA TENTA SER IMPARCIAL"

DEPOIS DE MAIS UMA SURRA DE VARA... MAIS UM "MATA-BURROS" PARA A MULA-SEM-CABEÇA QUE ASSOMBRA O BLOG: A VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA!

NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("FALHA PETRALHA TENTA SER IMPARCIAL"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS,LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO POR VOCÊ, ESTÚPIDA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, "VÉIA" TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS "REPLICANTES", CLONES E FILHOTINHOS DA "MULA VÉIA E SEM-CABEÇA"!

VERA disse...

Vá "advertir" suas negas!!! E cuidado com seu "mata-burros", seu ASNO tunganotário intelectualoide debiloide, defensor de ditadores assassinos e politicos ladrões!!!