quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chora,tucanos:Governo comemora elevação de nota de crédito do Brasil



Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Ministério da Fazenda comemorou a elevação da nota de crédito da dívida brasileira pela agência Standard&Poor's.


Segundo o ministério, o anúncio da agência de risco evidencia o sucesso da gestão da economia brasileira em seu objetivo de fortalecer o país.


A nota de classificação de risco de uma empresa ou país, o "rating", é uma opinião sobre a capacidade desses agentes saldarem seus compromissos financeiros. O risco soberano de longo prazo do Brasil passou de BBB- para BBB, e o risco de longo prazo da moeda de BBB+ para A.


Considerando a crise econômica mundial que atinge vários países e que tem, inclusive, causado o enfraquecimento dos governos por conta de problemas econômicos e o consequente rebaixamento de suas classificações de risco, a elevação da nota do Brasil, segundo o Ministério da Fazenda, é um reconhecimento de que a política econômica encontra-se na direção correta e de que os fundamentos macroeconômicos do país são sólidos.


Segundo divulgou em nota a Standard & Poor's, a administração de Dilma Rousseff demonstrou seu compromisso com metas fiscais, alargando o escopo para usar os instrumentos de política monetária para influenciar a economia doméstica. "Esperamos que o governo busque políticas monetária e fiscal cautelosas, combinadas com o resiliente crescimento econômico do país, possa moderar o impacto de choques externos potenciais e sustentar boas perspectivas para o crescimento de longo prazo", diz o comunicado.


ENTENDA


Para publicar uma nota de risco de crédito, os especialistas dessas agências avaliam além da situação financeira de um país, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.


O "rating" é sempre aplicado a títulos de dívida de algum emissor. Se uma empresa quer captar recursos no mercado e oferece papéis que rendem juros a investidores, a agência prepara o "rating" desses títulos para que os potenciais compradores avaliem os riscos.
As agências, portanto, classificam debêntures, "medium-term notes", títulos de dívida conversível, mas não ações.


As três agências de classificação de risco de maior visibilidade são a Standard & Poor's, a Moody's e a Fitch Ratings.VE

Nenhum comentário: