sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Corrupção no ninho tucano:Justiça determina afastamento do presidente do Metrô de SP e paralisação das obras da linha 5-lilás



Será que os Cansados vão ficar indignados? Será que Ophir Cavalcanti vai pedir CPI para apurar a roubalheira?



A Justiça de São Paulo determinou o afastamento imediato do presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e a paralisação das obras da linha 5-lilás (de Adolfo Pinheiro à Chácara Klabin), orçada em R$ 4 bilhões. Os pedidos haviam sido formulados em ação civil pública impetrada este mês pelo Ministério Público estadual. A decisão tem caráter liminar, contra a qual cabe recurso.
 
 
O despacho foi expedido na tarde desta sexta-feira (18) pela juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Simone Cassoretti, e estabelece multa diária de R$ 100 mil ao governo do Estado caso o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, não cumpra a ordem.


A ação é assinada pelo promotor Marcelo Camargo Milani, que a ajuizou no último dia 3. Nela, Milani ainda requeria a anulação dos contratos de extensão da linha 5-lilás sob alegação de que houve irregularidades na licitação e prejuízo aos cofres públicos.


Em abril de 2010, o jornal "Folha de S.Paulo" registrou em cartório um documento antecipando o nome das empresas vencedoras da licitação antes da abertura dos envelopes com as propostas dos concorrentes.


O Ministério Público pedia a responsabilização das construtoras e a condenação de Avelleda por improbidade administrativa. Além de indícios de formação de cartel, a Promotoria contesta as regras do edital de licitação feito pelo Metrô.


As obras foram suspensas, mas há três meses, o governo estadual decidiu dar continuidade à assinatura dos contratos.Uol.

Nenhum comentário: