Discurso é do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), que lembra que os resultados da empresa de 2012 mostram redução de crescimento dos lucros, o que não pode ser tratado como prejuízo; "A oposição fala em má gestão, em aparelhamento político, mas, hoje, a Petrobras tem um lucro dez vezes superior a período em que o país foi governado pela oposição", criticou
¶Agência Senado - A "chuva de críticas" dirigidas pela oposição à Petrobras, desde que a empresa divulgou seu balanço, cria uma falsa impressão de que houve prejuízo, o que só beneficia especuladores e aumenta a pressão para abertura do capital da estatal. A avaliação é do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), em pronunciamento nesta sexta-feira 8.
Segundo o parlamentar, os resultados da empresa de 2012 mostram redução de crescimento dos lucros, o que não pode ser tratado como prejuízo, uma vez que a Petrobras acumulou um lucro liquido de R$ 21 bilhões no último ano, "menor apenas que o verificado em 2010 e 2011", como observou.
– A oposição fala em má gestão, em aparelhamento político, mas, hoje, a Petrobras tem um lucro dez vezes superior a período em que o país foi governado pela oposição – disse.
O senador lembrou que, em audiência pública no semestre passado, a presidente da Petrobras, Graça Foster, já apontava a possibilidade de queda na lucratividade da empresa, devido, entre outros fatores, a alterações no câmbio.
Para o parlamentar, os críticos tratam isoladamente da redução de lucros e ignoram resultados positivos.
– Os que fazem a crítica isolam a questão do lucro para ofuscar resultados relevantes. No último trimestre, o lucro líquido aumentou 39% em relação ao trimestre anterior, o que mostra que saímos, a partir de reajustes autorizados pela presidenta Dilma, para melhores resultados – frisou.
Ainda para exemplificar os resultados positivos obtidos pela empresa, o parlamentar apontou o cumprimento da meta de produção em 2012 e o crescimento dos investimentos, "mais de R$ 84 bilhões, para exploração e produção".
– Analistas de mercado e especialistas detectam movimento, de alguma forma incentivado pela oposição, para tentar diminuir o valor e a imagem da Petrobras. Assim, outros lucrarão na compra das ações a preços mais baixos ou ainda para justificar uma maior abertura ao capital privado na exploração direta nos recursos do valioso pré-sal, o que é contra os interesses do Brasil - afirmou Wellington Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário