sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Petrobras desmente 'reporcagem' no Estadão


O jornal Estadão publicou uma "reporcagem"do jornal estadunidense Washington Post depreciando as expectativas sobre o petróleo do pré-sal. Lá fim do texto, deixa escapar uma fonte ouvida: o indefectível Adriano Pires, tucano que foi diretor da ANP no governo FHC e que tem cadeira cativa como "especialista" na Globonews para detonar a Petrobras.

Em seu blog Fatos e dados, a Petrobras soltou esta resposta expondo os números que não deixam dúvidas de que o jornal estadunidense está mal informado (se não estiver de má fé):


A respeito de reportagem publicada hoje (8) nos jornais Washington Post e Estado de São Paulo, a Petrobras vem a público reiterar os ótimos resultados da exploração e desenvolvimento da produção das jazidas do pré-sal, que já é uma realidade para a Companhia, e sua expectativa em relação à produção futura.

A Petrobras ressalta que, no último dia 24 de dezembro, registrou o recorde diário de 371 mil barris de petróleo por dia alcançado na área de pré-sal, com apenas 21 poços em operação, ou 18 mil bpd em cada poço, o que evidencia a alta produtividade desses campos.

Registra-se que a produtividade dos poços do pré-sal no Brasil está entre as mais altas do mundo. Para se ter uma ideia, essa produtividade, no Mar do Norte, é de até 15 mil bpd; e no Golfo do México, até 10 mil bpd. Nos campos de Lula e Sapinhoá, essa produtividade oscila entre 25 mil e 30 mil bpd.

Outro resultado que sustenta o planejamento da produção futura das áreas do pré-sal é seu excelente sucesso geológico, que foi de 100% no ano de 2013. Todos os poços exploratórios do pré-sal perfurados em 2013 acusaram presença de hidrocarbonetos.

Nenhum comentário: