sábado, 26 de fevereiro de 2011

Governo capacitará mais 100 mil trabalhadores para a construção civil


O Ministério do Trabalho e Emprego (Mte) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) assinaram, em São Paulo, nesta sexta-feira (25), termo de cooperação técnica para capacitar, até 2014, mais 100 mil trabalhadores para a construção civil.
Os cursos, que terão metodologia e material didático elaborados pela Abdib, abrangem diversas áreas, como por exemplo, solda, pintura, montagem de estruturas, instalações elétricas, encanamento e alvenaria.

A idéia é implantar as salas de aula, principalmente, em locais como canteiros de obras e grandes empreendimentos afastados dos centros urbanos, com investimentos do governo e das empresas.

Todavia, o presidente da Abdib, Paulo Godoy, afirma que a demanda é tamanha, que muitas empresas devem querer financiar integralmente os cursos. “Se montamos um bom programa educacional, as empresas que treinarão seus profissionais acabarão elas mesmo custeando a iniciativa”, prevê Godoy.

“A construção civil é o setor econômico que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e hoje já começa a faltar azulejistas, soldadores, mestres de obra e outros profissionais no mercado. Estamos unindo esforços entre governo, empresários e trabalhadores para avançarmos nessa questão “, explica o ministro Carlos Lupi.

Fonte: Brasília Confidencial

Um comentário:

Lucimar F Siqueira disse...

Perfeito, companheiro Gilvan! o governo precisa ir um pouquinho mais além, fiscalizando as condições de trabalho. Veja o que está acontecendo nas obras da Copa em Porto Alegre (RS), por exemplo. Não contentes com a isenção fiscal que receberam, as empreiteiras apertam seus trabalhadores para ampliar ainda mais seus lucros.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/02/24/operarios-da-arena-do-gremio-paralisam-obras-em-dia-de-visita-de-politicos.jhtm

Observe que quando a notícia se refere a "falta de cumprimento quanto as horas trabalhadas", leia-se período de folga definido para que os trabalhadores se encontrem com suas famílias que vivem longe.
Um abraço
Lucimar
ps: te acompanho aqui do sul.