quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A história passada a limpo

Com a vitória de Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais aumentaram as esperanças de que o Brasil finalmente passe a limpo sua história, investigando as torturas e desaparecimentos promovidos pelos órgãos de repressão durante a ditadura militar. Afinal, ela mesma uma vítima dos porões, haveria um empenho maior do governo em resolver essa questão, que, por motivos incompreensíveis, não segue adiante.

Incompreensíveis, porque não há nada que justifique o não esclarecimento desses crimes. Nem a Lei de Anistia, como acaba de provar o promotor do Ministério Público Militar do Rio, Otávio Bravo, que abriu procedimento para investigar os responsáveis pelo desaparecimento de 40 militantes levados para unidades militares no estado durante o regime militar.


Segundo Bravo, esses crimes só estariam prescritos e seus responsáveis anistiados se tivessem terminado. Ao comparar os desaparecimentos a sequestros, o procurador mostrou que estão inconclusos e que é preciso saber os seus desfechos. Se as pessoas morreram (e em que circunstâncias), se foram libertadas ou fugiram.


A Argentina puniu seus torturadores da mesma forma e levou até o ex-presidente Jorge Rafael Videla à cadeia. Se a Argentina foi capaz de investigar os crimes cometidos pela ditadura, o Chile fez o mesmo e também o Uruguai, qual a razão desse tabu no Brasil?


Embora seja fundamental a participação do governo, essa virada de página infeliz da nossa história pede a participação de toda a sociedade. A Ordem dos Advogados do Brasil já faz uma bela campanha de abertura dos arquivos da ditadura, com artistas famosos interpretando militantes desaparecidos e perguntando se essa tortura nunca irá acabar.


Mas seria necessária uma campanha maior, nacional, através de instituições respeitáveis, como a própria OAB, a ABI, a CNBB e outras que representam a sociedade brasileira, para a instalação de uma comissão da verdade que deixasse claro de uma vez por todas quem foram os responsáveis pela execução da política de extermínio e seus executores. A imprensa deveria encampar esse movimento, com a Folha de S.Paulo à frente, já que considera que a ditadura militar brasileira foi branda. A considerar os termos de comparação da Folha, se a ditadura argentina, que fez um número muito maior de vítimas, foi investigada e punida, isso seria muito mais fácil no Brasil.


Agora mesmo, está em exibição na Câmara dos Deputados, em Brasília, a mostra "Não tens epitáfio, pois és bandeira" sobre a vida do ex-deputado Rubens Paiva, levado de sua casa, por supostos agentes da Aeronáutica, em janeiro de 1971, à frente da mulher e dos filhos, e que jamais voltou. Cassado pelo golpe militar de 1964, Rubens Paiva não pegou em armas para enfrentar a ditadura e resistia pacificamente, com endereço e trabalho fixo. Depoimentos e evidências posteriores indicam que teria sido morto após sessões de tortura. Uma de suas filhas, Vera Paiva, professora da USP, compareceu à exposição e defendeu a punição aos torturadores.

Essa é uma história, de uma família, profundamente marcada por um episódio ocorrido há 40 anos e até hoje não totalmente esclarecido. O Brasil tem mais de 300 mortos e desaparecidos políticos e muitas outras histórias de dor e sofrimento de famílias inteiras. O fato é que o país não tem mais como conviver com essa mancha. O Brasil respira ares de liberdade, avança na distribuição de renda e na melhoria de seus indicadores, mas tem essa sombra a persegui-lo. Assim como as desigualdades incomodam e nos fazem lutar por um país mais justo, o conhecimento de episódios tão violentos, executados como política de Estado, exige a nossa indignação.
Mair Pena Neto, Direto da Redação

28 comentários:

Anônimo disse...

Por falar em história passada a limpo, lembro-me muito bem do PT entrando no STF contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e também esbravejando a favor de um salário mínimo que de fato garantisse as necessidades básicas dos trabalhadores brasileiros e suas famílias.
Por que agora, no poder, não derrubam a famigerada lei e não instituem um salário mínimo à altura de suas argumentações?

O TERROR DO NORDESTE disse...

Nunca antes na história deste país o salário mínimo cresceu tanto como no governo Lula.

Anônimo disse...

Eh...Principalmente considerando o fim da inflação com o Plano Real.
Mas e a Lei de Responsabilidade Fiscal? Afinal, o PT é contra ou a favor?
Ou vai ficar encima do muro como os tucanos?
Rsrsrsrsrs

VERA disse...

Hoje, no Senado, o ex-presidente, Itamar Franco, deu um cala-boca na Kátia-miss-desmatamento-abreu, quando esta disse que foi o INCOMPETENTE e DESONESTO FgagaC-rei-da-privataria quem criou o Plano Real!!! Rsrsrsrsrs Disse que foi ele, Itamar, o verdadeiro criador do referido plano!!! Durma-se com um BARULHO desses!!!!
E a QUADRILHA demo-tucanalha nunca deu mais que 10 REAIS de aumento para o mínimo e tem a CARA-DE-PAU de vir aqui criticar o mínimo petista!!! Vão catar coquinhos, seus PERDEDORES!!!
E segundo o Estadinho, que recebe milhões anuais dos demos-tunganos e declarou voto no Zé-bolinha-baixaria, muitos dessas aves de rapina mineiras estão sendo julgadas pelo MENSALÃO TUNGANO MINEIRO do EDUARDO AZEREDO que recebeu 3,5 MILHÕES de estatais mineiras, para financiar a campanha deste LADRÃO do dinheiro público, em 1998!!! Só a COPASA foi OBRIGADA a contribuir com 1,5 MILHÃO. Sem contar que na região de Mucuri e Jequitinhonha(MG), governadas pelos demo-tunganos, a CORRUPÇÃO também corre solta!!! Esses DEMO-TUCANALHAS são ou não uns CRIMINOSOS???!

Anônimo disse...

Voltando a falar de história...
A tal "herança maldita de FHC" tem algo a ver com a política econômica que ele implantou e o PT hoje defende com unhas e dentes?

Anônimo disse...

Itamar Franco hoje desmascarou o Farol apagado e mostrou quem fez o Plano Real. Itamar será muito útil ao Brasil calando a oposição arrogante que pensa que brasileiro é otário e que não tem memória.

Itamar, mostra pra eles quem fez o Real. Aécio ri e agradece. Adorooooooooo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Estávamos falando de história (eu e Terror) até que Dona Vera falou em FHC. Ato falho (coisa de subconsciente), eu suponho...
Itamar é dez! Aécio idem!
E pelo que me consta são oposição.
Basta ver o arranca-rabo de Itamar com Sarney(situação...ergh...) hoje no senado.

VERA disse...

Nem a DEMO-TUCANALHA se ATREVE a "DEFENDER a política econômica de FGAGAC com unhas e dentes", por saber que isso os faz PERDER VOTOS!!! O único que AINDA faz isso é o ANÔNIMO TUNGANO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

VERA disse...

E basta ver o RISINHO IRÔNICO do Aecim-pó-pará, enquanto o Itamar passava uma carraspana na Kátia-miss-desmatamento-abreu!!! kkkkk

VERA disse...

E "EM CIMA" se escreve separado, seu BURRO!!!

Anônimo disse...

Nossa, Vera! Vc voltou no meu primeiro comentário??!! Quanta consideração! Agradeço pela correção.
Mas, sobre a política econômica de FHC, Henrique Meirelles (deputado tucano) ficou no comando do Bacen durante todo o governo Lula por que?
Aliás, vc faz parte dos "4% de cães raivosos" citados pelo Terror dia desses?

Anônimo disse...

Papo vai, papo vem, mas, ainda está em aberto a questão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na época de sua proposição o PT chegou a entrar no STF contra sua implantação.
Mudou de idéia? Afinal, hoje justifica o pífio "aumento" do salário mínimo pautando-se nela.

Anônimo disse...

A maior "cagada" do FHC foi ter livrado o cachaceiro da degola na época do mensalão!

Sandra disse...

CALA A BOCA ANÔNIMO TUCANO.

Anônimo disse...

Vera
Encima de você é junto.
não escorrega...abraços

VERA disse...

Se a política econômica do PT fosse IGUAL à dos tunganos, hoje estaríamos no mesmo mato sem cachorro em que está a Grécia, ou como ficamos durante o desgoverno FGAGAC: juros nas alturas (45%, ao ano); desemprego, arrocho salarial e nas APOSENTADORIAS; privataria; caos na Educação, na saúde, nos transportes, na segurança; falta de moradia; empréstimo do FMI, tirando-lhe os sapatos; risco-País a 2400 pontos; dólar a 3 reais etc etc etc!!! Só as mentes dementes da tucanalha-demoníaca FINGEM não perceber a MUDANÇA!!!

VERA disse...

Henrique Meireles não foi escolhido para o Banco Central por ser tungano (em sua maioria, INCOMPETENTES), mas por sua experiência em gerenciar bancos. Aliás, durante a crise de 2008, o "competentíssimo" Meireles quis usar em nosso País o mesmo remédio AMARÍSSIMO (principalmente, para os pobres!) usado pelos INCOMPETENTES demos-tunganos! Quem deu ORDENS para que fosse feito justamente o contrário, foi aquele que esses PRECONCEITUOSOS chamam de "analfabeto": o Presidente NUNCA DANTES, o MELHOR Presidente da História deste País!!!
"Sarney HOJE é situação"???! Faz-me rir!!!! Sarney SEMPRE foi situação, inclusive quando FGAGAC DESGOVERNAVA, PRIVATIZAVA e COMPRAVA VOTOS para sua re-eleição e para otras cositas mas!!!
E o Itamar-sem-calcinha, embora na oposição, bateu boca foi com a Kátia-miss-desmatamento, quando esta disse que foi o Boca-de-suvaco quem criara o plano real!!! O Itamau berrou a plenos pulmões que o tal plano fora sua invenção!!! E o Aecim-pó-pará ficou rindo, com aquela cara de debiloide, sem sequer defender seus comparsas (bem próprio da demo-tucanalha)!!!!
E quem faz parte dos 4% é vc e seus parceiros, a demo-tucanalha, que desaprovam o governo Lula!!! Eu faço parto dos 96% que o AMAM!!!!

VERA disse...

ERRADO!!! "EM CIMA" se escreve separado, seu BURRO!!!

Anônimo disse...

Vera, "menas laranja", por favor!

Anônimo disse...

COmo a política econômica do partido que o Estadão chamou de PARTIDO DA BANDIDAGEM é IGUAL à dos tunganos, hoje estamos no mesmo mato sem cachorro em que estávamos antes, durante o governo FGAGAC, e PIOR ainda: juros nas alturas (na época do RISCO-LULA foram lá para cima, e continuam lá!); desemprego (quem acredita nas estatísticas lulescas?), arrocho salarial e nas APOSENTADORIAS; privataria (hoje, da máquina pública inteira e do Estado todo!), caos na Educação (afundaram o ENEM e desqualificaram o ensino superior!), na saúde (FHC fez muito mais, com muito menos!), nos transportes (APAGÃO AÉREO E RODOVIÁRIO!), na segurança (o Brasil é, hoje, um dos países mais violentos do mundo! São Paulo, governado pelos tunganos, é exceção: escapa da carnificina!); falta de moradia (o MINHA CASA, MINHA RUA é um blefe!); empréstimo do FMI (antes, o dinheiro vinha do FMI, uma instituição reconhecida; hoje, vem da agiotagem internacional, e tudo para tirar a companheirada da miséria!), tirando-lhe os sapatos (perdão, as BOTAS, que o SAPO BOI levou no traseiro!); risco-País a 2400 pontos; dólar a 3 reais etc etc etc (não era risco-país, mas RISCO-LULA, que continua existindo, hoje com 24.000 pontos!!!)

Só as mentes dementes da petralhada diabólica finge não perceber que não está tudo igual, mas PIOR!!! Por que está tudo PIOR do que antes? Ora, antes estava assim porque os TUNGANOS estavam ARRUMANDO A CASA, e hoje está assim porque os PETRALHAS estão DESARRUMANDO A CASA! Compreenderam a diferença? Ou vai ser preciso desenhar?

Antes de a PETRALHADA invadir o Plaácio do Planalto, escreveu uma cartinha sem-vergonha, pedindo a bêncção do MERCADO, dos DONOS DO MUNDO, jurando que ia fazer tudo igualzinho aos tunganos. Tanto que escolheram, PASMEM!, o TUNGANO
Henrique Meireles para Ministro da Fazenda (todo mundo sabe que o tal de "Palóchio" não entende nada de BANCO, mas só de SIGILO BANCÁRIO!), já que a PETRALHADA era toda INCOMPETENTE e tinha que fazer tudo igual ao que os tunganos fizeram, mas sem saber como fazê-lo (só na roubalheria que não encontrou dificuldade de imitar, e de ir além, muito além!). Aliás, durante a crise de 2008, que praticamente não existiu no Brasil e nos outros países emergentes, o "competentíssimo" Meireles segurou as pontas para que o "analfabeto", o ex-presidente NUNCA DANTES HOUVE TANTA CORRUPÇÃO NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - o PIOR presidente que já tivemos!!! - surfasse na "marolinha"! Foi aí que ele ganhou de vez o apelido de LULA SURFISTINHA!

(continua...)

.

Anônimo disse...

(continuação...)

"Sarney HOJE é situação" porque o ex-presidente NUNCA DANTES HOUVE TANTA... é amigo do peito dele e o tornou um homem ACIMA DA LEI!!! Faz-me rir!!!! Sarney SEMPRE foi, antes, espinafrado pelo NUNCA DANTES HOUVE TANTA..., inclusive quando o chamou de LADRÃO e de otras cositas mas!!!

E o Itamar-sem-calcinha e SEM-DINHEIRO-NA-CUECA, que, embora na oposição, ainda teve a coragem de bater boca com esse SANTO HOMEM, enquanto ele atropelava a Constituição a mando do desgoverno da governanta? Ele berrou a plenos pulmões que o PLANO REAL, que salvou o Brasil (os petralhas foram contra, mas hoje o adoram!!!) foi criado no seu governo, por uma equipe comandada pelo tucano Fernando Henrique Cardoso!!! E o Aecim-pó-pará , que também é amigão Ddo peito do cara do COLAR DE FOLHAS DE COCA NO PESCOÇO, ficou rindo, com aquela cara de debilóide, sem sequer defender seus comparsas (bem próprio da demo-tucanalha, que é comparsa da petralhada)!!!!

E quem faz parte dos 60% é vc e seus parceiros, a demo-tucanalha, que desaprovam o governo Lula!!! Eu faço parto dos 40% que aprovaram o POSTE que ele enfiou na nossa goela! Sem anestesia!!!

PS.: ERRADO!!! "MUITO MAIS CABEÇAS" se escreve "MUITAS MAIS CABEÇAS", pois eu sou burra e escrevo em lulês, anônimo NÚMERO UM!!! Foi a BEBEL que me ensinou a escrever assim! Quem diz isso sou Eu-zinha "MUITAS MAIS CABEÇAS, VERA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA!

Eu, Isaías, que sou o ANÔNIMO, NÚMERO DOIS, anotei aqui, gentilmente, as bobagens que essa ANTA, a PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA, me implorou que escrevesse. Só por sentir pena dela, que é uma desvairada!

Anônimo disse...

CORREÇÂO: trocar "mentes dementes finge", por mentes dementes fingem, "roubalheria" por roubalheira, "Ddo" por do, "ANÔNIMO, NÚMERO" DOIS" por ANÔNIMO NÚMERO DOIS... Enfim, onde houver alguma coisa escrita em "lulês", favor passar para o português.


Isaías, o anÕnimo número dois.

Anônimo disse...

E o desgoverno da GOVERNANTA começou muito mal, TUNGANDO o salário dos trabalhadores brasileiros para financiar a HERANÇA MALDITA do Lula !!

Anônimo disse...

A HISTÓRIA PASSADA A LIMPO: os terroristas que queriam implantar uma DITADURA comunofascista no Brasil foram derrotados pela DITABRANDA, mas estão de volta!

Anônimo disse...

POSTAGEM "A HISTÓRIA dAS 'ZESQUERDAS' TERRORISTAS, QUE QUERIAM IMPLANTAR UM DITADURA COMUNOFASCISTA NO BRASIL, TEM QUE SER PASSADA A LIMPO".

MATA-BURROS" PARA A DONA VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA" E ASSEMELHADOS:

A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("A HISTÓRIA dAS 'ZESQUERDAS' TERRORISTAS, QUE QUERIAM IMPLANTAR UMA DITADURA COMUNOFASCISTA NO BRASIL, TEM QUE SER PASSADA A LIMPO"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS ASSEMELHADOS DA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA!

Anônimo disse...

POSTAGEM "A HISTÓRIA dAS 'ZESQUERDAS' TERRORISTAS, QUE QUERIAM IMPLANTAR UM DITADURA COMUNOFASCISTA NO BRASIL, TEM QUE SER PASSADA A LIMPO".

MATA-BURROS" PARA A DONA VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA" E ASSEMELHADOS:

A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("A HISTÓRIA dAS 'ZESQUERDAS' TERRORISTAS, QUE QUERIAM IMPLANTAR UMA DITADURA COMUNOFASCISTA NO BRASIL, TEM QUE SER PASSADA A LIMPO"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS ASSEMELHADOS DA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA!

VERA disse...

Lógico que vc deve estar num mato sem cachorro!!! Decerto estava MAL-acostumado a mamar nas tetas gordas do desgoverno federal demo-tungano e, em 2003, perdeu a boquinha!!! Porque o povão está muiiito melhor!!! Basta ver os milhões de empregos criados pelo governo Nunca Dantes, os milhões que saíram da miséria e os que alcançaram a classe média!!!
"Risco-Lula" é DESCULPA de INCOMPETENTES!!! Em março de 1999, NÃO havia nenhum "risco-Lula" e os juros foram a 45% (!!!) ao ano!! Só os demos-tunganos NÃO acreditam nas estatísticas "lulescas", porque é COMPLICADO admitir a própria INCOMPETÊNCIA!!!
E somente para quem mamava nas tetas gordas da quadrilha demo-tucanalha, como vc, NÃO houve arrocho salarial e nas aposentadorias!!! Eu e todos os demais aposentados sabemos o que é "COMER O PÃO QUE OS DEMOS-TUCANALHAS AMASSAM"!!! Se não, por que será que os aposentados NÃO acreditaram no mínimo de 600 reais do Zé-bolinha-baixaria, hein???! É como já lhe falei!!! Todo mundo sabe que a demo-tucanalha, além de INCOMPENTE, é MENTIROSA!!!
Privatizaram a Educação, NÃO construíram uma única universidade pública e ainda tiveram a cara-de-pau de criar uma lei PROIBINDO-OS de contruir escolas técnicas!!! O "analfabeto" Lula sozinho construiu 214!!! Só os mauricinhos, como vc, que estudam nos caríssimos colégios particulares, cursavam as MELHORES universidades PÚBLICAS!!! Os filhos dos pobres tinham que PAGAR as PORCARIAS das universidades particulares dos tunganos-Di-gênios da vida!!! É por isso que vcs, burguesada, criticam o ENEM!!! Querem manter o "status quo"!!! Seus hipócritas!!!

Anônimo disse...

Perfeito, companheira Vera. Até estou envergonhado de não ter argumentos tão bons e insofismáveis como os seus. É isso mesmo, sem tirar nem por.