segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PCdoB responde a reportagem do Estadão


Redação da Rede Brasil Atual


A direção nacional do PCdoB acaba de divulgar uma nota oficial chamando de 'arremedo de reportagem' a série publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo com supostas denúncias ao ministro dos Esportes Orlando Silva e ao programa Segundo Tempo. Leia abaixo:

Estadão ataca PCdoB para golpear o governo Dilma

Na suas edições de 20 e 21 de fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou um arremedo de reportagem tão extenso quanto falso no qual ataca com calúnias a honorabilidade do Partido Comunista do Brasil e de um dos seus dirigentes, Orlando Silva, ministro do Esporte. Visivelmente esse movimento pretende atingir o Ministério do Esporte para golpear por extensão o nascente governo da presidente Dilma Rousseff.

Apoiado tão somente na manipulação grosseira de um amontoado de 'estórias', o referido texto afirma de modo criminoso que o Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, “além de dividendos eleitorais, transformou-se num instrumento financeiro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)”. Para sustentar esta mentirosa afirmação diz que entidades apartidárias e ONGs com as quais o Partido não tem vínculo algum seriam “subordinadas” a ele e mero biombo para supostas ações ilícitas. Mas não se apresenta nenhuma prova, nenhum fato que comprove denúncia tão grave.

E mais. Não se atendeu ao procedimento básico do jornalismo que mereça esse nome: ouvir 'o outro lado'. No texto não há a palavra do PCdoB, não foi ouvida a defesa da direção nacional do PCdoB, apenas de passagem a do ex-presidente do Partido da seção do Distrito Federal. Utilizaram de forma parcial e distorcida a nota esclarecedora dos fatos emitida pelo Ministério do Esporte.

Vamos ao mérito. O Programa Segundo Tempo tem a finalidade de oferecer a crianças e adolescentes, sobretudo, de famílias de baixa renda, atividades esportivas e recreativas como meio de inclusão social. Conforme afirmou o Ministério do Esporte, desde 2003 os governos do ex-presidente Lula e, agora, o governo Dilma já aplicaram mais de 1 bilhão de reais para torná-lo realidade. Esse programa já atendeu 1 milhão de jovens. Ainda segundo o Ministério o programa se realiza por meio de convênios com mais de duas centenas de instituições de governos estaduais e de prefeituras e, também, de entidades populares e ONGs. E rigorosamente nenhuma triagem ou distinção de referência partidária é feita para que sejam estabelecidos esses convênios.

O que fez a pretensa reportagem? Ela 'pinçou' neste amplo universo determinadas entidades servindo-se de um critério muito usado à época das ditaduras, ou seja, o da “caça aos comunistas”. Então o dito texto informa, ou melhor, denuncia, que em tal entidade há nove comunistas filiados, naquela outros tantos e por aí segue. E sem apresentar nenhuma evidência, nenhuma prova, estampa a calúnia que vincula as finanças do Partido com a atividade dessas entidades.

Desse modo, o pretenso 'furo' jornalístico se revela um arranjo, um enredo mentiroso.

O PCdoB na atualidade, decorrente de seu programa partidário e do convite advindo de méritos na sua atuação política, tem quadros e lideranças no exercício de responsabilidades públicas nas distintas esferas de governo.

Nessa atividade se orienta pela política de que seus membros no exercício de funções públicas, seja em postos legislativos, sejam em cargos nos executivos, devem se pautar pelo rigoroso cumprimento da legislação e orientações administrativas inerentes às funções exercidas e não confundir, sob qualquer justificativa, o exercício de sua função de governo com sua atividade partidária. Neste trabalho, tem como princípio e como prática o rigoroso zelo pelo patrimônio público. Demonstração disso é que não há nada que os desabone. O trabalho por eles realizado é fiscalizado e aprovado nos termos da lei. Já o Partido como instituição tem toda sua movimentação contábil e financeira aprovada pelos órgãos competentes da República.

O que levaria o Estadão a publicar em duas edições seguidas um ataque tão artificial quanto sórdido ao PCdoB?

Primeiro - O conservadorismo reacionário não admite que forças progressistas, de esquerda, como o Partido Comunista, ganhem força crescente na democracia brasileira.

Segundo - Por um preceito elementar da 'guerra'. Pelos flancos se atinge o objetivo principal. O Ministério do Esporte sequer existia como tal em 2003. De lá para cá pela importância de sua atividade e pelos méritos dos titulares de sua gestão – entre os quais destaca-se o trabalho do ministro Orlando Silva – a pasta adquire progressivamente a relevância que a sociedade atribui ao tema. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão marcas destacadas da agenda nacional e do governo federal. Portanto, o objetivo desta pseudo reportagem é atingir o governo da presidente Dilma Rousseff numa área das mais simbólicas para seu mandato.

Terceiro - Certa linha editorial da mídia nacional não admite programas do governo federal direcionados aos mais pobres. Sabemos a oposição, por exemplo, que o Bolsa Família sofreu e ainda sofre por parte de vários veículos de comunicação. O Programa Segundo Tempo pretende levar o esporte às crianças e aos jovens da periferia, das favelas, do interior pobre e distante. Por isso recebe ataques como este.

O Partido Comunista do Brasil tem quase 90 anos de atuação ininterrupta na história brasileira. Possui um legado de construção da nação e de defesa resoluta da democracia. É uma legenda respeitada pelos aliados e mesmo pelos adversários. A reação já utilizou as mais diferentes armas para tentar excluí-lo da vida política nacional, inclusive a tortura e o assassinato dos quais foram vítimas centenas de dirigentes e militantes, sobretudo, na luta para que a nação viesse a desfrutar da democracia que hoje o país respira. Desta feita, a mídia é usada para enfraquecê-lo, mas o resultado será nulo, dado o caráter falso, inverídico deste amontoado de mentiras a que o Estadão denomina de reportagem.

Direção Nacional do PCdoB


São Paulo, 21 de fevereiro, 2011”

11 comentários:

Anônimo disse...

Pois então peçam direito de resposta, ou serão massacrados.

Fico impressionada de ver como o PT e o PC do B, se calam e não reagem a tanta calúnia.

Sujaram o nome do PT no Brasil, e agora o PC do B vai pelo mesmo caminho.

Bem feito, pois são covardes.

H.Pires disse...

Há pouco, no senado, a valorosa e combativa Senadora Vanessa Grazziotin (PC do B AM) creio, ter perdido uma ótima oportunidade de ler este comunicado oficial do partido. E, da forma como esta escrito. Se eles não se defendem, tendo a ´poderosa arma do "palanque" do senado, quem o fará?

O TERROR DO NORDESTE disse...

O PT, o PCdoB têm que reagir.

H.Pires disse...

Os senadores do PT, principalmente, assistiram muito aquele famoso seriado: Arquivo X. Levam, ao pé da letra, a frase que sustenta referido seriado: "A VERDADE ESTA LÁ FORA". Assim, NUNCA estão "dentro" do senado. Sempre "lá fora". Apenas na tentativa de ajuda-los, poderiam terceirizar(eita nóis) os discursos. Contratem um DISCURSEIRO. Quando tiver debate contratem um DEBATEDOR. Põe o nome do senador do PT, na frente de um boné e em letrais garrafais, a ser usado, na tribuna, pelo seu discurseiro/debatedor e esta resolvido o problema. Ninguem mais vai reclamar da ausencia, no local de trabalho senado, dos senadores do PT que estão trabalhando em outro lugar "LA FORA".

Anônimo disse...

Não sei quem foi que disse que a diferença entre ser "de esquerda" e "de direita", no Brasil, refere-se apenas à mão que é usada para assaltar os cofres públicos!

VERA disse...

Há MUITA DIFERENÇA entre a esquerda e a direita no Brasil, e NÃO apenas no quesito HONESTIDADE!!! A DIREITALHA já tem a ROUBALHEIRA em seu DNA!!! Mal assumem um governo, lá vem ladroeira!!! Além disso, governam APENAS para os ricos!!! Vide a notícia sobre BANDA LARGA vinda hoje das Minas Gerais !!! Em vez de aproveitar os cabos de fibras óticas da CEMIG (que o Azeredo espoliou e depois quis privatizar) para levar banda larga aos pobres, a preços acessíveis, o Aecim associou-se a empresas estrangeiras, para levá-la, a preços astronômicos, aos ricos!!! Eita TUCANALHA hipócrita, sô!!! São ou não são o Robin Hood às avessas???!

Anônimo disse...

Há MUITA SEMELHANÇA entre a esquerda e a direita no Brasil, e NÃO apenas no quesito DESONESTIDADE!!! A ESQUERDALHA já tem a ROUBALHEIRA em seu DNA!!! Mal assume um governo, lá vem ladroeira!!! Além disso, governa APENAS para os ricos, enquanto vão engabelanodo os pobres com migalhas!!! Vide a notícia sobre BANDA LARGA vinda hoje das Minas Gerais dos nossos comparsas que nos ajudaram a eleger o POSTE ou "POSTA"!!! Em vez de aproveitar os cabos de fibras óticas da CEMIG (que o Azeredo espoliou e depois quis privatizar) para levar banda larga aos pobres, a preços acessíveis, o Aecim associou-se a empresas estrangeiras, para levá-la, a preços astronômicos, aos ricos!!! Eita TUCANALHA hipócrita, sô!!! Sempre querendo se igualar à PETRALHADA na roubalheira! Mas não vai conseguir nunca!!!

EU-ZINHA "MUITAS MENAS CABEÇAS" RECONHEÇO ISSO, MAS CONTINUO LAMBENDO AS BOTAS DA SOC. E FAÇO ISSO PORQUE TENHO "MUITOS MENOS NEURÔNIOS" NAS "MUITAS MENAS CABEÇAS"!

Anônimo disse...

Correção: substituir, na sexta-linha, "engabelanodo" por engabelando.

Anônimo disse...

POSTAGEM "PC DO B CONFIRMA A REPORTAGEM DO ESTADÃO".

MATA-BURROS" PARA A DONA VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA" E ASSEMELHADOS:

A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("PC DO B CONFIRMA A REPORTAGEM DO ESTADÃO"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS ASSEMELHADOS À PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA. VAI QUE É SUA, "VÉIA"!

Anônimo disse...

Quem tem educação não precisa gritar.

VERA disse...

O ANÔNIMO TUNGANO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE, é tão COVARDEMENTE FUJÃO quanto seu guru, o Zé-bolinha-baixaria, que fugiu do Brasil ao primeiro PUM dos milicoa!!! Pois vem aqui, vomita suas boçalidades e depois "DIZ" que não lerá a resposta!!! Fuja, seu COVARDÃO!!! É isso que a demo-tucanalha mais sabe fazer mesmo!!!