sábado, 2 de abril de 2011

Bolsonaro:a construção de um mártir fascista

Se os Titãs resolvessem atualizar a letra de “Nome aos Bois” (veja aqui) teriam uma enorme dor de cabeça. São tantos os “merecedores” de citação, que não caberiam numa única canção. Talvez fosse o caso de regravá-la anualmente, “homenageando” os novos personagens que vão surgindo. Além de José Serra, Boris Casoy, Marcelo Madureira, Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi, etc, outro que certamente teria lugar de honra, talvez até num refrão, seria o deputado Jair Bolsonaro.

O brasileiro é o povo mais miscigenado do mundo. Nossa música e nossa literatura celebram isso há séculos. Poderia até colocar aqui um lista enorme dos negros que ajudaram a traçar o perfil cultural do Brasil – lista que seria encabeçada por Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos – mas não é este o objetivo do meu texto.


Mais da metade da população brasileira é composta por negros. Aí inclusos, mulatos, pardos, mestiços etc – que, a rigor, são negros. Proporção igual no universo de eleitores. São dados do senso PNAD/IBGE.

O PSDB é o único partido (dos grandes) que não tem um único negro em seus quadros. Sequer teve algum candidato negro nas últimas eleições. Como pode, assim, um partido querer representar e governar a todos os brasileiros? (Veja o excelente vídeo de Fernando Nunes aqui) Ignorar o preconceito, a desigualdade de oportunidades e a exclusão dos negros no Brasil, é ignorar o Brasil.


Até o final do primeiro mandato de Lula, os negros representavam, também, a acachapante maioria dos pobres, dos excluídos das universidades e dos desempregados ou sub-empregados. Como todos sabem, os programas sociais do governo petista resgataram e colocaram no mercado de trabalho (e consequentemente no de consumo) 15 milhões de brasileiros. 26 milhões deixaram a linha da miséria.


Além disso temos os números do PróUni, das cotas e os da casa própria. Tudo isso chacoalhou e reorganizou nossa divisão social. É impossível não ver uma ampla parcela de negros neste movimento.
Alguém precisa avisar Bolsonaro e aos que manifestam apoio a ideologias fascistas como as dele, que eles são minoria, cara pálida! Que os tempos em que as elites impunham exclusão, acabaram. Que, com a eleição de Dilma como continuidade do governo Lula, erradicaremos a miséria e o analfabetismo até o final desta década.


Que os brasileiros emergentes deste início de século – eles sim – estão se lixando para os grupinhos racistas e fascistóides. Quero ver se este deputado tem coragem de subir em qualquer morro carioca e repetir o que andou falando – principalmente para Preta Gil nos estúdios do CQC (veja vídeo aqui)! Avisem também Mayara Petruso (“Nordestino não é gente. Faça um favor a São Paulo: mate um nordestino afogado” – veja aqui), Luiz Carlos Prates (“Isso que dá, vender carro pra emergente: congestionamentos, acidentes e morte” – veja o vídeo aqui) e Boris Casoy (sobre a mensagem natalina dos garis – veja vídeo aqui).


Com a ajuda do CQC – que não conhece o limite entre sensacionalismo irreverente e apologia – Bolsonaro aglutina em torno de si todos os racistas, homofóbicos, sexistas, TFP etc que infestam a direita brasileira. A quem nos lembra? Sim, ele mesmo: o velho Serra – que faz qualquer coisa pra chegar lá… Inclusive dar voz e servindo às minorias fascistóides, como fez na última campanha eleitoral.


Comediantes como Marcelo Madureira e apresentadores pseudo irreverentes como o chato de galocha do Marcelo Tass, perderam um importante nicho de temas humorísticos nos últimos anos: os pobres e as minorias não são mais piada no Brasil do século 21. Aliás, Madureira – que definhou junto com o Casseta & Planeta e vive de bico – revelou-se um ardoroso militante do PiG na última eleição quando, bêbado como um gambá, pôs-se a insultar o presidente Lula num programa da TV paga. Será que estava com inveja dos milhões que conseguiram emprego enquanto ele perdia o seu? Patético…


Quando a Falha dá tanto destaque a um sujeito reincidente múltiplo como é o caso de Bolsonaro (veja série de reportagens), não está apenas expondo ou denunciando. Muito mais, parece estar divulgando o currículo de um sério postulante a representar o segmento favorável à volta da ditadura militar, ao retorno da censura, à perseguição das minorias, ao fim das liberdades e ao fim de uma democracia que só lhes valeu até 1998. Se você navegar pelo pacotão de reportagens da Falha e passar os olhos sob o espaço dos leitores, verá centenas de comentários de apoio ao deputado. A quem interessa a polêmica sobre Bolsonaro e seus temas? Por que transformar este sujeito em ícone do racismo e da homofobia?


Golpismo puro do PiG. Não deixar a chama que Serra acendeu na campanha do ano passado se apagar por completo. Alimentar o preconceito, criar milhares de Mayaras Petruso Brasil afora para que se tornem bolas de neve. Bolsonaro é a bola da vez do PiG. Se for condenado por “falta de decoro parlamentar”, vira mártir da extrema direita e acumula capital eleitoral para o futuro. Devemos lembrar que, na base do “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, Serra cresceu a 44 milhões de votos no ano passado.


O CQC fez sua parte ao abrir espaço a Bolsonaro. A Falha amplificou a discussão e o resto do PiG repercutiu. Os amigos de Mayara Petruso reuniram-se ao redor das reportagens on line e fizeram a festa. Obviamente que isso não se aplica à blogosfera de esquerda – que é frequentada por outro leitor – bem diferente daquele que leva o PiG a sério.


Mesmo tendo uma audiência pífia e em nome de sua falsa irreverência, Marcelo Tass e os seus despejaram o lodo do deputado em milhares de residências. Divulgaram as idéias de Bolsonaro e ainda ganharam alguns pontinhos no Ibope. Aliás, Tass e Bolsonaro são dois mendigos implorando audiência ao PiG. Custe-lhes O Que Custar…Fonte:O que será que me dá?



6 comentários:

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Gostei da nova categoria: "mártir fascista".

Antigamente os mátires eran só os heróis que represenavam o despojo pelas vaidades e pelas riquezas, sempre se sacrificando pelos demais, mesmo que quixotescamente.

Talvez até encontrem alguma patologia para explicar o comportamento dele, o diagnóstico da moda e BIPOLAR...

Sei não, queria ver pobre se livrar da cadeia com eses diagnósticos que os abastados conseguem com seus médicos e hospitais pariculares!

E LA NAVE VA...

Anônimo disse...

Fico impressionada de ver que tem gente preconceituosa nesse país de MESTIÇOS.

Não há NINGUÉM nesse país que não tenha sangue misturado com todos os povos do mundo.

http://charges-tirinhas.blogspot.com/

JOEL PALMA disse...

Dá licença: negros são negros, mulatos são negros e brancos são brancos...nada de MACAQUEAR o sistema FASCISTA dos estadunidenses e tornar raça uma questão social. O racismo sim, deve ser combatido, mas já basta desta BESTEIRA tremenda de falar em raças e colocar o mulato, que é a mistura de branco/branca com negro/negra como uma das tonalidades de pele e DESFAZER, de forma FASCISTA do outro lado, do outro cônjuge...MULATO é o fruto de amor de SERES HUMANOS com duas tonalidades de pele, portanto, dizer que é pertencente a uma delas, é DESFAZER, de forma AUTORITÁRIA e FASCISTA, de um dos cônjuges...seria como dizer que mulato é branco...eu sou fruto do amor de mulato e branca, e NÃO ADMITO, de forma alguma, que se faça isto, pois meu pai, mulato é fruto do amor de uma branca com um negro...fôssemos negros, negros seríamos...DÁ PRA PARAR COM ESTE RACISMO ÀS AVESSAS?

JOEL PALMA disse...

CORRIGINDO:

Dá licença: negros são NEGROS, mulatos são MULATOS e brancos são BRANCOS...nada de MACAQUEAR o sistema FASCISTA dos estadunidenses e tornar raça uma questão social. O racismo sim, deve ser combatido, mas já basta desta BESTEIRA tremenda de falar em raças e colocar o mulato, que é a mistura de branco/branca com negro/negra como uma das tonalidades de pele e DESFAZER, de forma FASCISTA do outro lado, do outro cônjuge...MULATO é o fruto de amor de SERES HUMANOS com duas tonalidades de pele, portanto, dizer que é pertencente a uma delas, é DESFAZER, de forma AUTORITÁRIA e FASCISTA, de um dos cônjuges...seria como dizer que mulato é branco...eu sou fruto do amor de mulato e branca, e NÃO ADMITO, de forma alguma, que se faça isto, pois meu pai, mulato é fruto do amor de uma branca com um negro...fôssemos negros, negros seríamos...DÁ PRA PARAR COM ESTE RACISMO ÀS AVESSAS, macaqueando os estadunidenses?

Anônimo disse...

È muito engraçado quando se fala de racismo e tudo mais, vamos dar algumas cotas paras uns e para outros. Sinceramente racismo é burrice assim como é burrice ter cota pra tudo, um negro que estudou a vida toda em escola publica assim como seu colega branco que não tem direito a cota não prescisa de cota para entrar numa faculdade o que todos prescisam é um ensino de qualidade que os preparem bem e não uma esmolinha por ter a pele mais escura que a do seu colega branco que tambem é pobre e teve o mesmo ensino, mas ele que se dane porque ele é branco ele consegue, ja eu não eu sou negro tenha pena de mim.
POR FAVOR ACORDAM IDIOTAS.

VERA disse...

Acorde, vc, seu TUNGANOTÁRIO IDIOTA!!! Que também está PRECIsando de cotas!!! Das COTAS para os BURROS!!! Já que escreve tão ERRADO!!!