terça-feira, 12 de abril de 2011

Divisão no PSDB pode levar a êxodo


Valor Econômico - 12/04/2011
A eleição do secretário estadual de Gestão Pública, Júlio Semeghini, para a presidência do diretório municipal do PSDB na cidade de São Paulo aumentou a insatisfação dos vereadores tucanos com os rumos do partido. Embora o assunto não seja discutido abertamente, alguns parlamentares reconhecem, sob a condição de anonimato, que a disputa interna com aliados do governador paulista, Geraldo Alckmin, gerou um desgaste para o partido e pode resultar em baixas no médio prazo.


Com 13 integrantes, o PSDB tem hoje a maior bancada da Câmara Municipal. Mas o partido perde essa condição, caso não consiga apaziguar os ânimos dos vereadores. Os parlamentares podem aproveitar a proximidade com o prefeito Gilberto Kassab, que está criando o PSD, para migrar de legenda. A legislação eleitoral que determina que o mandato pertence ao partido não é um empecilho para a troca, já que os vereadores podem alegar incompatibilidade partidária.


Uma eventual debandada também vai depender das articulações que restam em torno da executiva municipal. Os vereadores reivindicam a secretaria-geral, primeiro cargo abaixo da presidência na hierarquia do diretório. Uma reunião para discutir o assunto está programada para ocorrer na quinta-feira. A bancada, porém, está pessimista.


"Os vereadores estão sendo expelidos do partido à medida que são rejeitados por um pequeno grupo de dirigentes que querem fazer a revanche de 2008. Apresentamos 14 propostas para compor uma chapa de consenso em 62 dias. Todas foram rejeitadas", disse o líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador Floriano Pesaro. Em 2008, o partido disputou a eleição na capital paulista dividido entre os que apoiavam Alckmin e os vereadores que defenderam, com exceção de Tião Farias, a reeleição de Kassab.


"Agora, cada vereador vai refletir junto à sua base sobre o que fazer", afirmou Pesaro, que isentou Alckmin. "O governador não sabia que o nível de tensão era alto."

Nenhum comentário: