segunda-feira, 4 de abril de 2011

Noblat defende Bolsonaro e diz que lei antirracismo é “fascista”


Hoje (4), em sua coluna em O Globo, o jornalista Ricardo Noblat diz que aqueles que defendem a punição do Sr. Jair Bolsonaro são os “fascistas do bem”.

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço

O Sr. Ricardo Noblat aborda a questão como se a atitude do sr. Bolsonaro tivesse se restringido à homofobia. Embora seja absurdo discriminar alguém por sua opção sexual, não é por essa razão que o Sr. Bolsonaro precisa ser punido pela Câmara dos Deputados.

Porque a homofobia foi saída estúpida e “esperta” de Bolsonaro para tentar descaracterizar o ato de racismo que praticou.

A cantora Preta Gil perguntou-lhe o que faria se o filho dele, Bolsonaro, se apaixonasse por uma negra.

E foi diante disso que Bolsonaro teve sua explosão racista.

Não sou — e não somos, os 20 deputados que representamos contra Bolsonaro — “a patrulha estridente do politicamente correto”, “opressiva, autoritária, antidemocrática” que, “em nome da liberdade, da igualdade e da tolerância, recorta a liberdade, afirma a desigualdade e incita a intolerância”.

Dizer que alguém tem o direito de agir de forma racista e não ser punido não é “patrulhar”. É defender a Constituição brasileira – aquela mesma que o Sr. Bolsonaro jurou cumprir e respeitar, ao tomar posse. Lá está escrito, em seu art.5º, inciso LXII, textualmente:

“a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”
E a lei, a 8081/90, diz, específicamente:
ART. 20 – Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional . Pena: reclusão de 2 a 5 anos.
O que fez o Sr. Jair Bolsonaro no programa CQC?

Ele tem o direito de ser contra cotas, contra gays e pode até ter um pensamento racista. Direito dele. Pode até expender estas opiniões, lamentáveis e desumanas, em diálogos privados. Mas não pode praticar atos racistas nos meios de comunicação. Está na lei.

Um deputado não pode praticar o que a lei proíbe, e foi isso que o sr. Bolsonaro fez. Se o colunista Noblat acha que a lei antirracismo é fascista – e achar isso é um direito democrático – que o diga, claramente.

Agora, se não é isso que pensa e se está mal-informado sobre a representação por quebra de decoro parlamentar que fizemos ingressar na Câmara – neste caso, o texto está aqui para ser lido – não pode chamar de fascistas, ainda que do “bem”, os que pedem o cumprimento da Constituição e da lei

4 comentários:

VERA disse...

Esperar o que da DIREITALHA NAZISTA que infesta nosso Pais e dos vira-latas do PIG???!!!

João Luiz disse...

O futuro presidente do brasil , SR JAIR BOLSONARO alem de dar continuidade ao plano real , fara ainda mais pela educacao , saude publica , seguranca publica , transportes e rodovias , empregos e trabalho , economia , recursos naturais , energia agua e saneamento basico , moradias , por um salario digno , combatendo a inflacao ,pela liberdade de expressao , liberdade religiosa , contra a homofobia , contra o racismo e o preconceito , combatendo a corruPTcao , e o principal lutando pelas familias de todo brasil.

QUER VOTAR CONCIENTE POR UM BRASIL DECENTE ??
ENTAO VOTE BOLSONARO PRESIDENTE EM 2014

Anônimo disse...

Propaganda eleitoral extemporânea detectada!

VERA disse...

Certamente, esse tal de João luiz deve ser um DIREITALHA NAZISTA, saudoso das tetas gordas onde se LOCUPLETOU, durante o DESgoverno dos MILICOS CORRUPTOS, TORTURADORES e ASSASSINOS!!! Do contrário NÃO seria tão FANZOCA do Bolsotário, como é!!!

Também pode ser uma bicha enrustida, que se arrepia toda, quando vê um coturno!!! Ou é um TONTO mesmo!!!

XÔ!!! Seu ANALFABETO-admirador de CRIMINOSOS!!! Volte pra escola, antes de vir aqui escrever tão ERRADO!!! Sua ANTA PATOLÒGICA!!!