domingo, 10 de abril de 2011

Presidenta chega hoje na China, depois de uma escala na Grécia



 

A presidenta Dilma Rousseff que, na noite de sexta-feira (8), embarcou para a China, aonde chega neste domingo (10), fez uma escala, neste sábado (9) na Grécia. Em Atenas, capital do país, reuniu-se por 30 minutos com o primeiro-ministro do país, Georges Papandreu. Eles falaram sobre a situação financeira da Grécia, o sistema elétrico brasileiro e o enfrentamento, por parte do Brasil, da crise financeira mundial ocorrida em 2008. O primeiro-ministro grego mostrou-se interessado na produção de biocombustíveis e na atuação da Petrobras. Ele também quis saber mais sobre os projetos agrícolas desenvolvidos pelo Brasil.
Dilma conversou com Papandreu, ainda, sobre os preparativos para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Berço dos jogos na antiguidade, a Grécia sediou a competição em 2006. Segundo informou a presidência da Grécia, Dilma agradeceu ao seu anfitrião a ajuda dada pela Grécia, na retirada de 150 brasileiros da cidade líbia de Benghazi, logo no início dos conflitos contra o regime de Muammar Khadaffi.

Neste domingo (10), a comitiva brasileira segue para China, onde deve chegar no mesmo dia a Pequim, onde, pela primeira vez, Dilma participará da cúpula com os líderes chinês, russo, indiano e sul-africano. A presidenta brasileira negociará com as autoridades e os empresários chineses, na tentativa de trazer para o Brasil fábricas e investimentos do país asiático para aplicação em infraestrutura.

Entre os convênios que serão assinados pelas autoridades dos dois países estão três acordos envolvendo grandes empresas estatais e que são relevantes para a captação de tecnologia. A Eletrobrás e a State Grid vão desenvolver linhas de transmissão de energia a longa distância. A Petrobrás e a Sinopec fecharão acordos nas áreas de tecnologia de prospecção e pesquisas geológicas.

Com informações do Blog do Planalto, de O Globo e da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: