domingo, 19 de junho de 2011

O Globo é condenado por manipular notícias

Garotinho será indenizado por manchete de O Globo
 
 
Como equilibrar valores constitucionais, como a liberdade de expressão e o direito à honra, de modo que um não vá ferir o outro? A desembargadora Maria Augusta Vaz de Figueiredo, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, respondeu à questão em um caso que envolvia o hoje deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o jornal O Globo. A publicação foi acusada de caluniar o político, e agora deverá indenizá-lo em R$ 20 mil, por decisão unânime da 1ª Câmara Cível.


"Não se pode deixar de reconhecer a presença da equivalência dos direitos fundamentais com os próprios princípios constitucionais, em face de sua incontestável relevância, e devemos perseguir a harmonização e proporcionalidade dos bens protegidos", escreveu a desembargadora, relatora do caso, explicando porque preferiu a aplicação da eficácia horizontal dos princípios constitucionais.


Era época de eleições presidenciais quando o jornal O Globo veiculou reportagem sobre o então candidato, sob os títulos "Garotinho usou avião de bandido" e "Jatinho não está na lista de doadores". O leitor só entenderia o título quando lesse o texto. Segundo a notícia, a aeronave pertencia ao ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, acusado de ser o chefe do crime organizado em Mato Grosso e em outros quatro estados.


O jornal O Globo narrou a trajetória do avião: "no fim do ano passado, a Justiça mandou devolver a Arcanjo o avião, que tinha sido apreendido e estava sob a guarda da Polícia Federal". A guarda passou para um administrador judicial. O avião chegou às mãos de Garotinho porque esse administrador iria assinar, tempos depois, um contrato de arrendamento para a empresa Construfert Ambiental Ltda., que atua na área da limpeza urbana.


Ao tomar conhecimento do material, Garotinho entendeu que as informações teriam insultado sua imagem, ainda mais se tratando de época de campanha eleitoral. Segundo ele, a repercussão da reportagem foi negativa, chegando a prejudicar a campanha. Assim também entendeu a desembargadora.


De acordo com a decisão, embora o artigo 220 da Constituição Federal assegure o direito à liberdade de expressão, ela não pode ser tomada como absoluta. A garantia é desconsidera nos casos em que há os crimes de calúnia é difamação, lembra a relatora. Por outro lado, "somente fica afastada a possibilidade de indenização se não tiver sido comprovada a efetiva dor, vexame ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo".


Segundo a desembargadora, "a ocorrência de uma colisão entre direitos fundamentais requer que a solução apresentada pelo Judiciário utilize como mecanismo a ponderação dos princípios que, apresentando igual hierarquia, devem ser sopesados à luz do caso concreto". No caso, a razoabilidade e a proporcionalidade.


Na mesma decisão, a desembargadora chama atenção para a tipologia empregada pela redação d'O Globo, "que leva o leitor a concluir, de pronto, pelo apelo chamativo da caixa alta [letras maiúsculas], que o autor ao menos conhecia o bandido, e fez uso de seu avião para se locomover". A Maria Augsuta Vaz entendeu que não se pode admitir a prática de abuso no direito de informar, utilizando o jornal de chamadas de capa que atribua conduta ainda não confirmada, para conferir à notícia maior apelo editorial.


Ao fim, ela observa: "um político, candidato a cargo eletivo, cuja atribuição seria a de chefe de Estado e chefe de governo, sofre um atentado mortal em sua reputação, imagem, honra subjetiva e objetiva ao ser acusado de usar avião do chefe do crime organizado no Mato Grosso e em outros estados".Consultor Jurídico.

15 comentários:

Eliseu disse...

Olá.
Não entendi bem o porque do sarcasmo do comentário anterior, que evidentemente só poderia partir de quem se esconde no anonimato. Está claro que foi escrito por quem domina bem a gramática.
Uma pena que uma bela reportagem receba tal tipo de comentário. Discordar é um sagrado direito, ironizar o sério...

H.Pires disse...

Esta tudo certo, no senado, BASTA QUERER, para "barrar" um pouco esse "barro" ai da foto. O projeto de direito de resposta do senador requião, já pode ser votado. Insisto, BASTA QUERER. Esse senado é inacreditável. A oposição, que já era diminuta, perdeu ainda a senadora marisa serrano psdb(conseguiu uma boquinha no T.C.E.), itamar franco(momentaneamente) e, talvez, aecio (momentaneamente também). Assim, a direita psdb/dem/pps e apoiadores da direita psol, se reduziram a mais ou menos 18 senadores de 79(aecio/itamar fora). Ou seja, de 55 a 61 da base e..... NADA. Não fazem NADA e se submetem a essa minoria da minoria. Inacreditável. Vamos trabalhar, vamos votar senadores da "base". Todos querem, de voces, isso.

João Paulo disse...

É claro que foi saudado com músicas de campanha. Você queria que ele fosse saudado com músicas do Serra?

Rede de calúnias é a que os jornais e televisões que você lê e assiste fazem. Ficha falsa da Dilma, manchete garrafal dizendo que determinada empresa deu dinheiro para a campanha da Dilma. Aí no interior do jornal aparece que o Serra também recebeu da mesma empresa. Falsificação e ocultação de notícias positivas para o Brasil, destruição de reputações. A imprensa destrói e depois a Justiça constata a inocência e absolve, dando ao país uma falsa sensação de impunidade.

Aqui você tem a liberdade que os blogueiros do esgoto (os que você gosta de ler não te dão).
Pois saiba que eu prefiro mil vezes o governo do PT do que esse espantalho demotucanalha aqui de Minas, QUE NEM PARA CUMPRIR UMA LEI FEDERAL (A 11738) SERVE.

Anônimo disse...

Terror:
toda vez que abro seu blog, meu antirus informa que foi detetado o invasor:
Exploit:HTML/IframeRef.gen


Se até o 'Garotinho' ganha da GLOBO, é sinal que a coisa no PIG tá mais feia do que pensamos.
Que Alá ou qualquer outro superpoderoso nos livre dos dois.

Zé disse...

Terror, se esses fascistas continuarem vindo aqui pra execrar o presidente Lula, eu não volto mais.

Esse pilantra anônimo chamando o Lula e os blogueiros de esgoto.

O lugar deles é no esgoto da Veja e da Fôia.

Zé disse...

Terror, se esses fascistas continuarem vindo aqui pra execrar o presidente Lula, eu não volto mais.

Esse pilantra anônimo chamando o Lula e os blogueiros de esgoto.

O lugar deles é no esgoto da Veja e da Fôia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
O TERROR DO NORDESTE disse...

Ze, a partir de agora vou excluir todos os comentários ofensivos ao estadista Lula e à Dilma.

Zé disse...

É isso aí, Terror, o lugar desse bando de fascista é no PIG.
Se querem malhar o LULA que seja no meio do esgoto em que eles vivem.

Lula é nosso eterno presidente e não merece ser achincalhado por esses bandidos safados que se infiltram aqui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

"A campanha presidencial de 2002 estava pelo meio quando FHC convidou Lula para uma conversa particular no Palácio do Alvorada. Antes conversara com os outros candidatos.

- O que você acha? – perguntou Lula.

- Acho que você vai ganhar. Mas precisa fazer um gesto para acalmar o mercado financeiro e os investidores internacionais - aconselhou FHC.

Pouco tempo depois, Lula divulgou a Carta aos Brasileiros onde prometia manter os fundamentos da política econômica de FHC.

Em telefonemas para os presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton, do FMI e do Banco Mundial, FHC avalizou a promessa de Lula.

Enquanto isso, Serra fazia campanha como se fosse candidato de oposição."

O TERROR DO NORDESTE disse...

Então quer dizer que FHC, mesmo humilhado por Bil Pinto, o pediu ajuda? que coisa ridicula.

Anônimo disse...

U Bir Crintun i u FGaGaC sempri foran, Todu mundu qui acumpanh pulitica internacionar sbe dissu. Menus us petrai, qui gosta di isplorá ssa istória di umiação. Tantu qui u Crintu istevi nu aniversariu du FGaGaC, rendenu homenaji a eli. Coisa qui u traidô du Lulis nun foi capais di fazê. Nuan tevi cara para incará quen u ajudô a sê eleitu, qui feis uma transissão di guvernu democrática i ripublicana, i u sarvô du impichim na epuca du mensalão, dispois di tê difamadu eli duranti todu u seu disguvernu. É porissu qui u FGaGaC ten ditu qui u Lulis só podi tê argum "pobrema psiculogicu". Di fatu.

Anônimo disse...

Corrijinu u primeru paragrafu: U Bir Crintun i u FGaGaC sempri foran amigu. Todu mundu qui acumpanha pulitica internacionar sabe dissu. Menus us petraia, qui gosta di isplorá ssa istória di umiação.

Veralula disse...

Se todos os detratados pela grobo, pedissem indenização, essa emissora MADITA já teria falido há muito tempo!!!