quinta-feira, 30 de junho de 2011

Wikileaks: EUA viam Lula como o melhor presidente

Em uma entusiasmada mensagem para Washington em 13 de novembro de 2007, ocorrida depois de uma longa conversa com o presidente da Cyrela, Eli Horn, o então embaixador norte-americano Clifford Sobel anuncia o início da “lua de mel” dos investidores dos EUA com a política de financiamento habitacional do governo Lula.

Em meio ao detalhamento sobre o crescimento explosivo da empresa em 2007, o ex-presidente-operário é descrito como "o melhor presidente para o setor imobiliário que o Brasil já teve". Horn reporta, e o embaixador despacha: "a lua de mel está só começando".

O interesse dos Estados Unidos no sucesso da empresa brasileira se explica pelo fato de que nada menos que 60% dos acionistas da Cyrela, a maior construtora de prédios residenciais no país, são norte-americanos. 

E, naquele ano, seus olhos brilhavam pelo Brasil. Em 2007, o país viveu um boom da construção civil. Só na cidade de São Paulo, anunciava-se um prédio novo por dia, o que significava duas mil unidades por mês – o dobro de lançamentos do ano anterior. O mercado estava tão aquecido que faltavam guindastes, era preciso importá-los da China.

A conquista do sonho de milhares de brasileiros em comprar a casa própria, de quebra, alimentava o sonho de um punhado de norte-americanos: as ações da Cyrela subiram 50% ao longo daquele ano.

Os acionistas faturavam com performance recorde na história da empresa. As vendas totais, que somavam 200 milhões de dólares em 2004, estavam previstas para 1,2 bilhões em 2007. Hoje, só a previsão para construções voltadas à baixa renda, aquelas que recebem incentivos do Governo Federal, é de até 3,5 bilhões de reais para 2011. Quase a metade do total previsto para esse ano: 7,7 bilhões de reais. 


A mensagem a Washington disseca a origem da pujança: a política de expansão de crédito e financiamento.

"Os financiamentos em 30 anos alteraram o mercado, deixando empresas como a Cyrela menos dependentes da estabilidade da Caixa Econômica Federal, a tradicional financiadora", reporta o documento.

No fim da mensagem, Sobel faz a seguinte previsão: "assim que o Brasil passar ao nível "investment grade", as portas do mercado de financiamento do país estarão abertas aos bancos norte-americanos". E cita, como exemplo dos novos tempos, um movimento visionário do Goldman Sachs. O banco, ainda antes de virar um dos bichos papões da crise hipotecária americana, foi o primeiro a colocar dinheiro em uma instituição especializada em financiamento imobiliário no Brasil.

A explosão imobiliária brasileira pode ter sido compreendida como um prenúncio do até então bem-sucedido modelo norte-americano.

O deslumbramento em 2007 se explica porque, como Sobel, muitos ignoravam os sinais de que o casamento do governo dos EUA com sua indústria de crédito hipotecário estava entrando na maior crise de sua história – que abriria, em 2008, a maior crise do sistema financeiro mundial desde 1929. 

Fonte: Opera Mundi

9 comentários:

VERA disse...

Enquanto isso, o INCOMPETENTE Zé-bolinha-baixaria, como o fez o capo-mor, FGAGAC-chifrudo, ia de pires na mão pedir esmolas aos ianques, para combater o PCC, que os próprios demos-tucanalhas criaram!!!

Certamente, estão chamando Julian Assange de petista!!!

XÔ, demos-tucanalhas INCOMPETENTES, LADRÕES, INVEJOSOS e PERDEDORES!!!

Vila disse...

A parte importante desse postado é que o Brasil recebeu o dinheiro dos caras e o fez render. E o Sobel e seus cupinchas-lá pegaram o dinheiro dos mesmos caras e o enterraram em papéis podres (ou em guerras perdidas, que não há 'retirada' que salve). Que se danem os Sobel em geral. Grande presidente Lula! Grande presidenta Dilma!

Zé disse...

Pois meu caro Presidente LULA.
Eles agora querem destruir tudo que você fez e roubar pro FHC os méritos do seu governo.

O golpe da desconstrução do governo LULA está em andamento. Se alguém não tomar uma atitude eles vão conseguir.

O Joelmir falou hoje no jornal da BAND que foi o Plano Real que tirou os brasileiros da miséria fazendo alusão a FHC o ladrão de programa econômico.

Agora querem tomar de Lula a distribuição de renda e os programas sociais e dá-los ao safado do FHC.

Acorda PT.

Anônimo disse...

Nun adianta nen chamá u Wikilica pourqui a Dirma ja dissi qui u "MEU QUIRIDU PRISIDENTI" dela é U MIÓ PRISIDENTI QUI U BRAZIU JÁ TEVI pourqui só u maió di todus é qui puderia tê "ARQUITETADU UN PRANU DURADORU QUI ACABÔ CUA HIPERINFRASSÃO I DIU ISTABILIDADI ECUNOMICA AU PAÍZ".

Parabén, Dirma, pareci qui ucê ja mintiu muitu quandu era inpregada du Bafão, mais agora dissi uma grandi verdadi. Pégui gostu i cuntinui falanu a verdadi. Só qui aí ucê vai tê qui saí du partidu dus mintirosu petraia i ficá ben longi du Bafão pra não pegá di novu a mardita duença da mintira nucê.

VERA disse...

Pra ver como são as coisas!!!

O Wikileaks está provando o velho ditado que diz: "Quem não tem competência, não se estabelece"!!!

De nada adiantou os DEMOS-TUCANALHAS ficarem tirando os sapatos, as calças e lambendo a bunda do Bil pinto e dos ianques porque, além de o FGAGAC-rei-da-privataria-e-da-maconha ter sido chamado de INCOMPETENTE e DESONESTO, agora o Assange publica que o Presidente LULÃO, que NÃO ficou puxando o saco de ninguém, foi considerado o MELHOR PRESIDENTE do Brasil pelos EUA!!!

É como diz o PHA: "Se não fosse o PIG, os demos-tucanalhas não passavam de Rezende"!!!

Anônimo disse...

U Wikilica é petraia porqui u Bafão puxô u sacu du Wikilica, i nun sabi di nada du Braziu! Quen sabi é a Dirma, qui é a nossa quirida "presidanta" i qui agora arresorveu dizê a verdadi i dissi qui u "MEU QUIRIDU PRISIDENTI" dela é U MIÓ PRISIDENTI QUI U BRAZIU JÁ TEVI pourqui só u maió di todus é qui puderia tê "ARQUITETADU UN PRANU DURADORU QUI ACABÔ CUA HIPERINFRASSÃO I DIU ISTABILIDADI ECUNOMICA AU PAÍZ".

Corta us pursu, petraias! Rilincha, zurra i fais "óinc, óinc, óinc", cabra véia!

VERA disse...

Esse JULIAN ASSANGE é mesmo O CARA!!!

Pois não fosse esse rapaz, não saberíamos as VERDADES sobre o que pensa o governo americano sobre o DESgoverno demo-tucanalha e o governo do LULÃO!!!

Não que isso tenha alguma importância para os petistas, mas que é uma beleza pra fazer os demos-tucanalhas-lambe-bunda-ianque CORTAR OS PULSOS, isso é!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A nossa quirida "presidanta" i qui agora arresorveu dizê a verdadi i dissi qui u "MEU QUIRIDU PRISIDENTI" dela é U MIÓ PRISIDENTI QUI U BRAZIU JÁ TEVI pourqui só u maió di todus é qui puderia tê "ARQUITETADU UN PRANU DURADORU QUI ACABÔ CUA HIPERINFRASSÃO I DIU ISTABILIDADI ECUNOMICA AU PAÍZ".

Corta us pursu, petraias! Rilincha, zurra i fais "óinc, óinc, óinc", cabra véia!

I vai lambê as bota du "Chupa-cabra"!

VERA disse...

Da mesma forma com que estão acostumados a COMPRAR a mídia venal e corrupta brasileira, não demora, o FGAGAC-garanhão-chifrudo e demais demos-tucanalhas vão chamar o Assange para tentar comprar seu silêncio!!!

Desta vez, o Boca-de-suvaco-LADRÃO não poder assinar "sem ler" o decreto de "sigilo eterno" em relação aos documentos do Wikileaks, então o único jeito será COMPRAR o SILÊNCIO ETERNO do Assange!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK