quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O câncer de Lula é o pretexto da vez


Não sei o porquê de tanto espanto em relação às manifestações fascistas sobre à doença de Lula que explodiram na rede esta semana. Não é novidade. Quando Dilma ainda em campanha, teve que fazer o mesmo tratamento, essa gente surgiu fazendo o mesmo barulho. Aquela moça, Mayara Petruso – que foi ícone da intolerância e preconceito no dia da vitória de Dilma – não estava só, como se viu: sua hashtag chegou a alcançar o topo no Twitter. Durante a transmissão da posse de Dilma, novamente surgiram comentários nas redes sociais desejando que aparecesse algum atirador para alvejar a presidenta.


Talvez Gilberto Dimenstein tenha se envergonhado por desconhecer a penetração que têm alguns de seus colegas de redação. Jornalistas que incentivam o ódio racial, a intolerância e a demonização do PT – seja ativamente, seja subindo no muro – sabem muito bem o que fazem. Vejam o estrago que fez a ficha falsa de Dilma, recebida no e-mail de um anônimo, que a Folha publicou no alto de sua capa ano passado: colou para sempre nas mentes de quem já estava pré-disposto, além de criar distorções bizarras. É a teoria dos meios que justificam os fins. Os blogs da Veja, por exemplo, são verdadeiras hortas de ódio: assumidamente pagos para fazer o trabalho, seus blogueiros plantam as sementes, regam diariamente, e lá estão germinando a todo instante os novos fascistas que saem por aí barbarizando na rede com a proteção do anonimato.


É aquele pessoal que o PSDB arregimentou no site que criou durante a campanha de 2010. Ocorre que a percepção obtusa dessa gente definiu uma estratégia de bruta-montes, de ocupação dos espaços na rede, insistindo no bate-estaca das palavras de ordem fascistas desde o dia da posse de Dilma. Acreditam que foi a falta disso que os fez perder a eleição. Agora se consideram mais “organizados”, pensam que vencerão a próxima… “Deus ajuda a quem cedo madruga” – sua consciência recomenda! Por isso destilam obstinadamente seu veneno raso pela web.


Os efeitos estão aí. Eu mesmo já tive que lidar com isso em relacionamentos pessoais. Mulheres que se afastam assim que conhecem meu blog. (“Ninguém é perfeito” – lamentou uma que conheci tempos atrás.) Assim como já me afastei de mulheres que me pareciam interessantes ano início, até soltarem uma dessas pérolas sobre o PT ter inventado a corrupção, Lula ser analfabeto ou Dilma ser “mulher”…


Como nunca deu a mínima para a população de baixa renda, a direita não sabe dialogar com esse povo – como bem detectou FHC quando pediu ao seu partido para esquecer os pobres e se concentrar na classe média. Eles agem da parte de cima da pirâmide social em direção ao meio. A esquerda ao contrário, da base para o alto. Eles tentam empurrar os emergentes “de volta” para seu habitat social, brigando para reaver seu way-of-life exclusivo. E o povo não cede. Quem subiu quer viajar de avião. Compra carro, apartamento, pacote turístico de férias de fim de ano… A turma do “Cansei” não suporta a “invasão à sua praia”. Devem estar odiando o Pleno Emprego. E como a Internet ainda é privilégio da metade de cima da pirâmide social, temos a impressão de que são mais numerosos do que realmente são. Por isso é tão importante a banda larga popular.


Estamos entrando no décimo ano de governo petista. Existem crianças, adolescentes e adultos que formaram seus valores morais e seu conceito de cidadania durante a chamada “era Lula”. Alguns cresceram – como muitos dos filhos das famílias assistidas pelos programas sociais – vendo em Lula o operário que venceu todos os obstáculos para chegar lá. Sentiram na pele tudo que seu governo fez de bom pelo Brasil. Outros cresceram sob a batuta do preconceito, odiando Lula, o PT e agora a Dilma. Durante a campanha eleitoral de 2010, vimos crianças sofrendo bullying nas escolas (principalmente nas particulares) por mencionarem que seus pais votariam em Dilma. Meses atrás ouvi uma voz, em meio a um grupo de crianças a caminho da escola, afirmando que “Dilma mandou soltar todos os bandidos das cadeias”… Vai ser muito trabalhoso abrir os olhos desses novos brasileirinhos. Até porque, nem pais, professores e muito menos a mídia, mexem uma palha sequer para esclarecer ou reverter sua distorção moral.


Ontem, a mídia divulgou a lista dos mais poderosos do planeta. Dilma se mantêm como a terceira mulher mais poderosa, atrás de Hillary Clinton e Angela Merkel. Obama é o primeiro no geral. Obama o primeiro? Bobagem. Barack Obama, provavelmente, é o presidente americano menos poderoso de toda a história. É refém da elite e da classe média que mais polui o planeta. A ganância dos selvagens capitalistas de Wall Street causou a maior crise econômica mundial da história assim que ele pôs os pés na Casa Branca. Não teve autonomia nem permissão para governar plenamente um único dia sequer. Todos sabemos do ódio racial escancarado em boa parte dos estados americanos. Por isso a próxima campanha eleitoral americana deverá incendiar o país. Até a elite brasileira, tradicionalmente subalterna aos EUA, lamenta que o atual líder de seu colonizador seja negro.


Vamos ter que conviver por muitos anos com os intolerantes e preconceituosos. Infelizmente. Mas não podemos esquecer que temos muito mais horizontes a alcançar na promoção da plena democracia e justiça social, que a direita tem para se expandir.


3 comentários:

Marcio Tavares disse...

Texto maravilhoso. Parabéns.

RASIL disse...

Concordo com o maravilhoso texto. Tenho dito que as "nossas elites" tem um câncer na alma e seus estados são terminais.Estão pestes a explodir com os seus ódios e tanto veneno é dificil destilar. Hoje é a base da pirâmide social com a ascenção popular que estão colondo as coisas no lugar a partir de LULA e DILMA. Creio que agora é o cachorro que sacode o rabo e as pulgas do rabo e não mais o contrário! Saúde Presidente LULA, Estamos lhe aguardando para o bem de todos e felicidade geral da Nação.

Anônimo disse...

"Para o bem de todos e felicidade geral da Nação"
, já vi esse filme.
Bem original esse fake.