domingo, 28 de setembro de 2008

A FOLHA DE SÃO PAULO E A DEFESA EXPLÍCITA DE KASSAB

A Folha de São Paulo pega o gancho da “copiadora do DEM” para tratar no seu editorial dos partidos e da política brasileira.

Na verdade o editorial da Folha é uma empulhação. O objetivo do jornal é propalar a falácia de “todos fazem o mesmo”, para ocultar que Kassab simplesmente esconde a realidade de sua administração e sua total ausência de propostas próprias, copiando descaradamente o programa de Marta e do PT.

Em São Paulo a administração feita por Marta criou diversos programas orientados todos pelo objetivo estratégico de combater a desigualdade social e utilizar os mecanismos do poder público para redistribuir renda. Isto é válido não só para o programa de Renda Mínima, muito ligado a ação do senador Suplicy, mas para o conjunto dos programas desenvolvidos.

As marcas deixadas por Marta são fortes e mostram esse compromisso com o combate a pobreza que norteia o ideario petista. Os CEU’s, o Bilhete-Único, os uniformes e o material escolar, o Vai e Volta, o Programa Saúde da Família, Operação trabalho, Começar de Novo, o IPTU progressivo, os mutirões de habitação, a revitalização do Centro etc.

A administração demo-tucana foi no caminho inverso: parou os CEU’s durante 2 anos, reduziu o Bolsa-família, limitou o Bilhete-Único, reduziu o Vai e Volta, reduziu as insenções de IPTU, parou o programa do Centro e os outros programas sociais de Marta. Só manteve alguns ou retomou outros, como os CEU’s, pela pressão popular. Não tendo, além do que, nenhuma proposta inovadora a apresentar, Kassab procede a copiar descaradamente as propostas de Marta imediatamente após elas serem anunciadas.

O caso mais emblemático foi o do ensino profissional, vetado por Kassab com o argumento que não é da alçada da prefeitura cuidar dele, e agora recuperado na propaganda eleitoral do DEM, após apresentado por Marta.

Não é só copiar. É copiar e enganar, como no caso dos “25 CEU’s de Kassab, melhores e mais baratos” que em verdade são 13, todos mais caros e menores. Aliás a Folha até hoje não diz uma palavra sobre este levantamento feito aqui no blog faz meses e que o jornal AGORA revelou recentemente. A foto de CEU Formosa, um terreno baldio ficou na capa do Agora e não ganhou nenhum espaço na Folha, que prefere dedicar generoso espaço para tratar de uma empresa desativada em 1994, contra Marta. (Ver sobre esta questão dos CEU”s aqui no blog O silêncio foi quebrado; O CEU e a verdade; Com os demo-tucanos na prefeitura o CEU fica lá acima, mesmo!).

O editorial da Folha tenta vender o peixe de todos iguais, para preservar Kassab. Trata-se de utilizar o zurrado “todos iguais”, para vender um Kassab igual a Marta.
A seguir o editorial da Folha.
Fonte: blog Luiz Favre
Comentário.
Folha faz, junto com a Veja, o pior jornalismo do Brasil.
Chega a ser vergonhoso.

Nenhum comentário: