sexta-feira, 26 de setembro de 2008

VIRAM COMO FUI MODESTO?

26/09/2008

Comício leva 40 mil pessoas à Praça do Carmo

Lula não veio, mas o comício do candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, na noite desta sexta-feira (26), reuniu o governador Eduardo Campos, o prefeito João Paulo, o ministro José Múcio e mais 40 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A multidão que acompanhou os discursos talvez seja a demonstração de força que a Frente do Recife queria dar, em meio à maré negativa levantada pela cassação da candidatura de João da Costa.

Cerca de uma hora antes do início do encontro político, a expectativa não era das melhores. O fluxo de veículos no entorno da Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife, estava tranqüilo até demais para uma sexta-feira. Sem congestionamentos. Até alguns minutos antes do início do comício, a praça também não estava lotada.

João da Costa e seu vice, Milton Coelho (PSB), chegaram à praça juntos. Assim como o governador Eduardo Campos e o prefeito João Paulo, que vieram no mesmo carro. O clima era de otimismo, de mostrar que a candidatura de João da Costa não foi atingida mesmo estando sub judice. O secretário de Cidades, Humberto Costa, foi o primeiro a discursar. Humberto fez questão de alfinetar a oposição, que segundo ele agiu de forma errada para ganhar o pleito na marra.

O deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) gritou para os militantes da Frente do Recife que “eleição só se ganha com voto”. Quando o microfone passou para as mãos de João Paulo, o prefeito fez um discurso saudosista e disse estar lembrando da época em que era candidato e “a oposição dizia que o peão iria estragar a cidade. Pois bem, o peão fez muito”, gritou.

O ministro José Múcio, que o precedeu, foi - de longe - o dono da fala menos sutil do comício desta noite. Disse que “o episódio” que aconteceu com João da Costa serviu de alerta de que a oposição sabe que pelo voto livre não consegue vencer. Finalizando, convocou: “As pessoas no Brasil estão vivendo melhor e para continuar assim tem de votar em João da Costa”.

Sob uma chuva pirotécnica, o prefeiturável João Costa deu início a seu discurso. O candidato do PT, ovacionado pelos militantes, disse que trabalhar com o prefeito João Paulo permitiu que ele conhecesse a cidade e as pessoas que moram nela. Em seguida, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido e a praça ficou às escuras por cerca de um minuto. Após, literalmente, o susto, quando a luz foi restabelecida, o candidato disse que “nada era por acaso e que estes percalços só servem para dar mais força”.


Por Raquel Lima, com informações da repórter Marta Telles, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: