terça-feira, 3 de agosto de 2010

Campanha de Serra patina; a de Dilma, vai de vento em popa

Material de propaganda eleitoral do tucano ainda é escassa no estado


O descompasso entre PSDB e a oposição em Pernambuco não é evidenciada apenas em gestos, declarações, acusações. O casamento entre as campanhas de José Serra (PSDB) a presidente e do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do estado está longe do altar no que diz respeito à estrutura. Em pelo menos cinco caminhadas na semana passada ficou clara a ausência de material publicitário do tucano. Foram vistas apenas pequenas bandeiras plásticas nas mãos de militantes da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). Além disso, a inauguração de um comitê do candidato no estado está no campo das possibilidades.

A primeira remessa de material destinada à direção da campanha da oposição no estado chegou apenas no domingo, 25 dias depois de as atividades de rua serem autorizadas pela Justiça Eleitoral. O coordenador da campanha de Jarbas, Charles Ribeiro (DEM), informou que o lote inicial inclui adesivos, "praguinhas" e cartazes, mas não soube quantificar. Ele revelou que muito do que chegou foi utilizado naquele mesmodia na caminhada feita pela oposição na comunidade de Santa Luzia (Torre).

Já o coordenador nacional da campanha presidencial de Serra, senador Sérgio Guerra (PE), informou que a designação dos dirigentes estaduais continua em discussão. Mas adiantou que em Pernambuco não será preciso. "Já tem Jarbas", sublinhou. Ribeiro, ao ser informado do que afirmou o senador, disse que a declaração estava correta, uma vez que Jarbas mantém canal direto com Serra. No entanto, destacou que espera ainda a definição de um nome do staff da campanha nacional para fazer a ponte com o comando das ações no plano estadual.

No que se refere à instalação de um comitê em Pernambuco, Guerra comenta que é uma decisão que precisa ser agilizada. Em 2002, quando se candidatou pela primeira vez ao Palácio do Planalto, Serra contou com comitê da avenida Antônio de Goes, no Pina. Em 2006, o comitê de Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano daquele ano, foi instalado na rua Barão de Itamaracá, no Espinheiro.

Ao mesmo tempo em que a campanhade Jarbas e Serra segue desafinada no quesito estrutura, entre os governistas a banda toca no mesmo tom. Ontem, o coordenador da campanha de Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, ex-prefeito do Recife João Paulo, encontrou-se com o comando nacional em São Paulo para traçar estratégias para os dois meses que faltam para a eleição. Segundo ele, toda a estrutura do partido em Pernambuco já está a serviço da eleição da petista.

João Paulo ponderou que diante do encurtamento da campanha é provável que Dilma não conte com um comitê específico no estado, mas revelou que a sede do partido pode ser o quartel general da presidenciável. Mesmo não tendo faltado material publicitário nas atividades de rua comandadas pelo governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB), o ex-prefeito acha que é preciso mais. "Ainda não é o suficiente para uma campanha é presidencial"Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário: