sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cerca de 45% dos domicílios brasileiros têm acesso a esgoto, diz IBGE


O número de domicílios com acesso à rede de esgoto no país passou de 33,5% em 2000 para 45,7% em 2008, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar da melhora, 45% dos municípios brasileiros não têm estrutura para coletar os dejetos. Em 2000, ano em que o instituto de pesquisa fez o levantamento anterior, eram 48%.

Proporcionalmente, o Norte é a região mais deficitária --13,4% dos municípios têm rede de esgoto. O Sul, porém, tem o maior número de municípios sem o serviço. Segundo o IBGE, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm diversos municípios pequenos, em que as famílias se concentram na zona rural e fazem a coleta do esgoto por meio de fossas sépticas.

Em São Paulo, só um município não tinha rede de esgoto em 2008: Itapura. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes e fica quase na fronteira com o Mato Grosso do Sul.

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico levantou informações sobre todos os municípios brasileiros. Os pesquisadores do IBGE foram a campo no segundo semestre de 2008.

TRATAMENTO DE ESGOTO

O tratamento do esgoto coletado é feito em 28,5% dos municípios brasileiros. No Sudeste, porém, 48% dos municípios fazem o tratamento. No Estado de São Paulo, o percentual é de 78,4%.

Houve significativa melhora do tratamento de esgoto no país nesta década. O percentual do esgoto coletado que é tratado passou de 35,3% em 2000 para 68,8% em 2008.

"O resultado sugere que os municípios com tratamento de esgoto concentravam uma parcela significativa do esgoto coletado no país", segundo nota divulgada pelo IBGE. AB

Nenhum comentário: