quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em 6 anos quantidade de universitários subiu 46% no Brasil


Até o final do ano que vem estima-se que o número de universidades existentes ao redor do planeta passe de 17 mil. Aqui no Brasil a quantidade é muito menor, mas vem aumentando progressivamente.

Por Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus


Para dar uma idéia, basta dizer que passamos de 893 instituiçoes de ensino superior em 1991 para 1180 no ano 2000 e já estamos perto de 3000 agora em 2010. Ainda é pouco. Prova disso é que, de acordo com dados da UNESCO, apenas 20% dos jovens brasileiros frequentam a universidade, percentual bem inferior aos 43% do Chile e aos 61% da Argentina.

Tudo indica, porém, que daqui para a frente tudo vai ser diferente. Nos últimos 6 anos o contingente de estudantes universitários brasileiros cresceu impressionantes 46%, chegando a 6,5 milhoes de cabeças.

Culpa, claro, da ascensao da Classe C, que já contribui com 23% dos jovens matriculados no ensino superior, apesar de 90% das nossas escolas superiores serem privadas. Essa garotada emergente se beneficiou nao apenas do aumento da renda, como também dos programas de financiamento estudantil oferecidos pelo governo e da reduçao das mensalidades, que despencaram de R$ 860 em 1996 para R$ 467 no ano passado.

O movimento da Classe C em direção à universidade agora provocou o interesse da Talent, que dedicou o 6º volume da sua coleçao Talent Trends ao fenômeno.

Segundo Paulo Stephan, vice presidente de Mídia e coordenador do projeto, as empresas precisam abrir os olhos para as mudanças que ele pode trazer para o mercado de consumo. De cara, dá para imaginar que esses jovens, além de mais idéias na cabeça, terão também um pouco mais de dinheiro no bolso.

Afinal, no Brasil, possuir um diploma superior é sinônimo de aumento de 171% na renda média do trabalhador. De quebra, serão também jovens mais dedicados. Ainda de acordo com Stephan, enquanto os estudantes das classes A e B querem ter mais do que seus pais deram a eles, os brasileiros da classe C buscam alcançar o que seus pais nunca tiveram.

Por isso mesmo, apesar dos conhecidos problemas com a qualidade do ensino, esse pessoal tem a chance de mudar o futuro do nosso país. Para melhor.

Nenhum comentário: