terça-feira, 10 de agosto de 2010

Em SP: tucanos gastam R$ 141 milhões com publicidade em seis meses


Em seis meses (janeiro a junho/2010), a gestão tucana em São Paulo gastou R$ 141,8 milhões com publicidade e comunicação institucional. Isto corresponde a mais do que dobrou a média mensal dos gastos com publicidade no primeiro semestre de 2010, em comparação aos três anos anteriores.


No semestre, a média mensal foi de R$ 23,6 milhões, ante R$ 9,2 milhões mensais apurados como média dos primeiros semestres de 2007, 2008 e 2009 - crescimento de 156,5%.
Neste período, o governo paulista já gastou 88,6% do seu teto legal para todo o ano de 2010. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, somente R$ 20 milhões podem ser gastos neste segundo semestre. O ritmo de gastos em 2010 vai na contramão do praticado de 2007 a 2009, quando mais da metade dos gastos ocorreu no segundo semestre. Mas repete o ano de 2006, também de corrida eleitoral.


Em São Paulo, nos seis primeiros meses de 2007, os gastos do governo com publicidade somaram R$ 19,5 milhões. Em 2008, foram R$ 33,9 milhões; e, em 2009, R$ 111,8 milhões.


Serra é recordista de gastos


O ex-governador Serra ostenta o recorde histórico de que nenhum governador do Estado gastou tanto quanto ele com publicidade. As despesas foram multiplicadas de R$ 40,7 milhões em 2006, ano anterior à posse de Serra, para R$ 311 milhões em 2009, terceiro ano de seu mandato. O crescimento no período foi de 620%. E só nos quatro primeiros meses de 2010, quando Serra ainda era governador, o Estado gastou mais R$ 68,7 milhões.


No final de junho, o ex-governador Serra recebeu críticas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante sessão para aprovar suas contas. O conselheiro Antonio Roque Citadini alertou para os mais de R$ 300 milhões de gastos com publicidade pelo tucano, recomendou “prudência” nas despesas e que elas não sirvam para “propagandear os feitos da administração”.

Em seu parecer, Citadini cobrou ainda que o governo atenda a uma recomendação feita no parecer das contas de 2008 e crie “uma página eletrônica que apresente dados” dos gastos com propaganda.

Assessoria de Comunicação
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