domingo, 1 de agosto de 2010

O castelo de areia da direita

A América do Sul vive a expectativa de ver seu futuro e os rumos de todo o continente para a segunda década do século, através das eleições brasileiras. O que se deseja é o fortalecimento das democracias e do Mercosul para impulsionar as economias regionais no vácuo do crescimento brasileiro. Está claro que a discussão atual, sob a ótica da esquerda, está muito mais focada em eleger Dilma Rousseff presidente do Brasil que promover uma “revolução do proletariado”. Portanto, optar pela continuidade do atual governo e seus dirigentes, não é, exatamente, uma opção ideológica. É uma opção lógica.

Já a direita – que deseja voltar ao poder para realinhar o continente aos interesses de Washington – retoma a tática terrorista de desencadear ondas de medo através de sua imprensa, requentando argumentos que buscam vincular as esquerdas ao terrorismo e elegendo Dilma, Fidel e Chaves os sócios latinos de Bin Laden!

Serra, o máximo que a direita pôde produzir como seu candidato, é um sujeito que se curva a qualquer imposição que lhe renda míseros votos aqui e ali. Seu motor de propulsão não é a ganância material e sim satisfazer sua enorme vaidade de vestir o cargo de presidente. Mais nada. Não é, nem de longe, “o mais bem preparado” para levar adiante o projeto petista – como tentará vender-se na TV e nos debates. Seu passado, principalmente o recente, o condena: a “recuperação” e repasse da prefeitura ao primeiro boçal que lhe apareceu à frente e o salto ao governo paulista onde não fez nada além de preparar sua candidatura ao planalto, não o credenciam a nada. Desde a presidência da UNE, da qual saiu correndo no primeiro estouro de rojão, ocupou cargos onde nada produziu de relevante além de anexar créditos alheios. Vai dourar a pílula em seu programa eleitoral na TV, autobiografando-se herói idealista saído da Moóca para servir ao Brasil. Não engana ninguém. Os tempos são outros. Seus eleitores não votam nele. Votam contra o PT. Tornou-se o tipo de pessoa que, se chegasse ao mais alto posto, não tendo mais para onde subir, perderia o rumo e ruiria como um castelo de areia. Não serve ao país nem como colaborador para o futuro governo Dilma.

O que o PSDB e seus aliados não entenderam ainda, é que depois do desmoronamento da teoria da globalização e da nova realidade brasileira, a estratégia de arrecadar votos com o auxílio de uma mídia fabricante de artificialidades encontra sua maior aceitação apenas em São Paulo. Porque o paulista tem conexões umbilicais com o conservadorismo raso e pavor diante de ações que atendam as necessidades mais urgentes na base da pirâmide social. Odeia ter que dividir espaço com essa nova classe emergente que ocupa as filas dos bancos, dos supermercados e dos cinemas.

É cada vez menos comum, embora mereça consideração, o argumento de que a consolidação da vantagem de Dilma Rousseff nas intenções de voto se dá por falta de instrução do eleitorado. Argumento insustentável. É como afirmar que, quando FHC ou Collor foram eleitos, o povo era “diplomado”. Mas, ao eleger Lula, por algum motivo misterioso, o povo emburreceu e usou seu diploma para economizar papel higiênico.

Fazendo-se uma análise que não exige, sequer, aprofundamento nos números das últimas pesquisas eleitorais, surge um bofete na cara dessa turma pseudo-elitista: os resultados do Vox Populi, mostram que Dilma vence em TODAS as faixas de escolaridade. O ÚNICO índice no qual perde para Serra é o da faixa de renda acima de 5 salários mínimos e, mesmo assim, é um empate técnico (37% a 36%). E, num eventual segundo turno, Serra receberia 1% a mais de votos na faixa dos eleitores que tem curso superior.

Resumo da ópera: levando-se em conta que ter nível superior não implica em ser esperto, democrático ou justo, e que os diplomados não são exclusividade da direita, pode-se afirmar que todos os segmentos da sociedade – banqueiros, empresários, comerciantes, profissionais liberais, trabalhadores, mestres, doutores, universitários, estudantes em geral – contabilizarão a maioria que elegerá Dilma e a continuidade do projeto de governo petista.

E Serra – ao contrário do vergonhoso sistema de progressão que instituiu na educação pública paulista incentivando a vagabundagem – terá sim, que repetir o ano em todas as matérias que tratam das obrigações do gestor público. Que reescreva na lousa da sua consciência, quantas vezes forem necessárias até assimilar de cor e salteado, a conjugação dos verbos “governar”, “beneficiar”, “atender”, “servir” – em todos os tempos verbais existentes e os exemplifique usando adjetivos como: pobres e ricos, moradores das periferias e dos jardins, empregados e patrões, pedestres e motoristas, homens e mulheres, jovens e idosos, etc. Quem sabe assim, depois deste “intensivão”, torne-se apto a pleitear algum modesto cargo público e construir algum benefício real à sociedade.


Nenhum comentário: