sábado, 7 de agosto de 2010

Os números contraditórios do IBOPE


Pela manhã postei aqui criticando o IBOPE e Datafolha por conta da divergência entre os resultados apontados nos Estados e os apontados nacionalmente.Pois bem, essa pesquisa do IBOPE reproduzida aí embaixo só vem corroborar com o que eu disse e digo.Segundo a pesquisa IBOPE encomendada pela TV Globo, Serra só ganha para Dilma no Sul do país.Já segundo o IBOPE encomendado pela RBS, Dilma vence Serra no Rio Grande do Sul.Isso é a prova concreta que O IBOPE, em conluio com a Globo, está fraudando as pesquisas realizadas nacionalmente.Isso não pode ficar assim.Urge que a Polícia Federal e a Procuradoria Geral Eleitoral investiguem essa fraude escandalosa e mande os bandidos fraudadores de pesquisas para cadeia.

Pesquisa Ibope mostra que Dilma empatou com Serra no RS

07 de agosto de 2010

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, alcançou o tucano José Serra no Rio Grande do Sul. A mudança está apontada em nova pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS de comunicação e divulgada na tarde deste sábado (7). Pelo levantamento, Dilma aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Serra tem 40% e Marina Silva (PV) 5%. Brancos e nulos são 3% e indecisos 9%.

Os números caracterizam empate técnico entre Dilma e Serra, já que a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, mas são comemorados pelos apoiadores de Dilma porque representam uma virada: em todas as pesquisas anteriores ela aparecia atrás de Serra; e o Sul vinha sendo considerado uma espécie de reduto tucano. Na pesquisa anterior do Ibope medindo as intenções de voto dos gaúchos para a presidência, realizada no início de julho, Dilma tinha 37% e Serra 46%.

Na pesquisa atual, realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, Dilma obtém seu melhor resultado entre os homens (46%). Entre as mulheres fica com 39%. Já Serra fica com 42% entre as mulheres e com 37% entre os homens. No que diz respeito a situação econômica, a petista vai melhor (46%) entre os entrevistados com renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. Serra fica com 41% entre eleitores com renda familiar acima de cinco mínimos.

A pesquisa Ibope também mediu as intenções de voto para o governo do Estado. Nesta Tarso Genro (PT) mantém a liderança, com 37%, José Fogaça (PMDB) continua em segundo lugar, com 31%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), candidata à reeleição, tem 11%. Pedro Ruas (PSol) e Carlos Scheneider (PMN) têm 1% cada. Os outros cinco candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 5% e, indecisos, 14%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, o levantamento aponta empate técnico entre Genro e Fogaça.

Apesar de os três principais candidatos ao Palácio Piratini manterem as posições anteriores, há alteração nos números. Genro tinha 39% na pesquisa do Ibope realizada no início de julho. Fogaça 29% e Yeda 15%. No que se refere à rejeição dos candidatos, a governadora segue apresentando o maior índice: tem 41%. Genro tem 10% e Fogaça 5%.

A pesquisa entrevistou 812 eleitores entre os dias 3 e 5 de agosto. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 35.561/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.914/2010. Terra.

4 comentários:

SergioRDG disse...

Sim, caro, não estou a par dos números nos outros dois estados, mas aqui no Paraná, pelo menos, o serra, richa e quetais estavam na frente, assim como nas últimas eleiçòes. O povo aqui acredita realmente nesse marketing extremo de "experiência", "honestidade", "choque de gestão" tucanos e essas patacoadas todas. Estou sendo ameno, é claro, pra não ser deselegante e dizer a real que vai na minha vontade... Mas só pra lembrar, o Sul não é só o RS... Abraço.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Sérgio, boa observação a sua, em relação ao Sul.Eu sei disse, só não mostrei o número do RS, captado no IBOPE/Globo, porque não havia o resultado no jornal que publicou a pesquisa.Mas, provavelmente, como o RS tem um contingente grande de eleitor, é lícito concluir que, na pesquisa da IBOPE/TV Globo, o resultado apontado desse estado foi fraudado, para passar a impressão que Serra vence em toda Região Sul.Vou esperar o IBOPE disponibilizar os números das pesquisas, depois eu comento, já com os números da Região Sul.Abraços.

presidente disse...

Saiu em SC Serra tem 45% e Dilma 34%,só não consegui comparar os dados com a pesquisa anterior para ver se Dilma Caiu ou diminuou a distancia.Posso estar falando alguma besteira,mais achei muito estranho na pesquisa ibope no segundo turno, Dilma ter caido dois pontos e Serra um.Parece que foi um deixa para a próxima pesquisa do Datafolha mostrar Serra a frente com tres e ibope confirmar em seguida,com o argumento que Dilma já havia apresentado uma queda maior que a de Serra.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Presidente, se o Datafolha apontar na próxima pesquisa Serra à frente de Dilma vai ser a desmoralização total do referido instituto de pesquisa.Se isso acontecer, alguém vai ter que tomar uma providência, nem que seja o povo.