terça-feira, 12 de abril de 2011

Filha de Allende quer exumar corpo do pai para esclarecer causa de sua morte

Salvador Allende no Palácio de La Moneda, durante o golpe
Jorge Seadi
A senadora socialista Isabel Allende pediu hoje (12) ao juiz Mario Carroza, da Corte de Apelações de Santiago, a liberação para exumação e nova autópsia do corpo de seu pai, Salvador Allende. Ela quer esclarecer, definitivamente, a real causa da morte de seu pai que, segundo versões oficiais, suicidou-se em 11 de setembro de 1973 no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, durante golpe de estado liderado por Augusto Pinochet.

Após o encontro com o juiz, a senadora Isabel Allende disse que “a família Allende decidiu pedir ao juiz Carroza a exumação e autópsia dos restos do presidente Salvador Allende para avançar em investigações que permita deem uma certeza jurídica das causas da sua morte”. Isabel confirmou que a família está disposta a ajudar em tudo que for possível para a investigação, e disse que já está tomando providências para a coleta de sangue de familiares para fazer os devidos exames, caso o juiz concorde com a exumação.
O caso Allende está entre os 726 inquéritos por violação dos direitos humanos que a Procuradoria apresentou ao juiz Mario Carroza no dia 26 de janeiro deste ano, que são casos que nunca foram investigados pela Justiça. Allende manifestou que a família tem a convicção de que o presidente se matou durante o bombardeio do palácio presidencial, mas acredita que deve haver uma investigação que “confirme a verdade histórica”.

A primeira autópsia aconteceu em 1973 antes que seu corpo fosse levado para a cidade de Viña del Mar, a 125 km da capital Santiago e a segunda aconteceu em 1990, depois que a democracia voltou ao país. Nesta segunda oportunidade, o cadáver de Allende foi exumado e retornou para Santiago. A senadora finalmente decidiu fazer o pedido depois que o Serviço Médico Legal de Santiago entregou ao juiz Carroza um documento sobre a autópsia em que era sugerida nova exumação dos restos do presidente Salvador Allende.
Com informações de Ultima Hora.com´, Sul21

Nenhum comentário: