domingo, 3 de abril de 2011

O general golpista, Lalau e FHC

O silêncio dos culpados


A falta de manifestações agressivas no 31 de março abre caminho para resolver impasse até aqui intratável
A AUSÊNCIA DO 47º ano sucessivo de manifestações mutuamente agressivas, no 31 de março, de representantes militares da ditadura e de parte dos seus opositores, tem significações maiores do que deu a perceber de imediato.
 
Pelo lado dos opositores ao golpe e aos 21 anos de regime de violência e antidemocracia que se seguiram, sua conduta, se traduzida em palavras, explicaria que "agora vemos, afinal, uma disposição honesta, no comando do governo, de não se curvar aos temores e radicalismos militares em relação aos seus feitos e à história, quando se fizeram poder absoluto".
 
No lado dos militares, os três comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica reproduziram para os subordinados a instrução do ministro Nelson Jobim contra ordens do dia e outras manifestações sectárias. Mas o primeiro daqueles comandantes, general Enzo Peri, tem no caso um destaque particular. O general Augusto Heleno Pereira, com a ira que o acometeu desde que voltou da missão no Haiti, estava prestes a transgredir a instrução do ministro. O general Peri calou-o, e aos componentes do ato planejado, com uma intervenção firme. Como não houvera ainda em relação ao assunto.
 
O general Augusto Heleno tornou-se conhecido quando a Procuradoria da República constatou ser destinada a ele, servindo no Palácio do Planalto durante o governo Fernando Henrique, a quantidade injustificável de telefonemas do então juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que à época fazia fortuna com o dinheiro da construção do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo.
 
A manifestação no dia 31 seria a última participação do general antes de oficializada, com a passagem para a reserva por prazo no posto, sua troca das fardas por uma roupinha paisana e doméstica. Mas sem motivo para frustração pelo silêncio como encerramento. Na reserva, terá mais oportunidade de se manifestar. Espera-se que até para explicar, de maneira mais convincente do que já fez, também os telefonemas do Lalau, mas sobretudo suas relações com a ONU no Haiti e sua volta imprevista e sem a extensão possível. Este último tema é de interesse amplo.
 
Seria exagerado considerar que a passagem pacífica do 31 de março prometa alguma coisa. Mas é inegável que pode facilitar, e muito, a relação entre o radicalismo militar e a condução de fatos como o trâmite da Comissão da Verdade no Congresso e, depois, suas atividades, se aprovada. É uma porta para a oportunidade de abordagem de um impasse venenoso e até aqui intratável.


Fonte: Esquerdop̶a̶t̶a̶

6 comentários:

VERA disse...

Pois foi justamente quando explodiu o ESCÂNDALO dos 169 MILHÔES desviados pelo juiz Lalau do Fórum Trabalhista de SP que, ao ser indagado por que liberara toda essa dinheirama, o FAGAGAC-rei-da-corrupção respondeu: "Eu NÃO LEIO tudo que assino"!!! Ao que o JÔ Soares, não tão vendido como está hoje, comentou: "Se era para ASSINAR SEM LER, não precisaríamos de um presidente doutor"!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, os tucanos são uns corruptos.KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Esse FHC incomoda a petralhada.

Não param de falar nele!

VERA disse...

Pelo CONTRÁRIO!!! Quem INCOMODA a DEMO-TUCANALHA é o LULÃO!!! Tanto que os COVARDÕES já estão TRAMANDO acabar com a re-eleição de MEDO que o LULÃO VOLTE!!!

Nós só falamos do FGAGAC-rei-da-corrupção, quando ele aparece nas páginas policiais dos jornais, o que é um fato muiiito frequente!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

O lulão só incomoda o dono da bodega onde ele enche a cara.

VERA disse...

MUIIITO PELO CONTRÁRIO!!!

É o LULÃO que INCOMODA a QUADRILHA dos DEMOS-TUCANALHAS, muitos dos quais já foram SURRADOS por ele!!!

Alguns exemplos: ZÉ-BOLINHA-BAIXARIA (duas vezes); ALKIMINTIROSO; CORONÉ TASSO JEGUEISSATI; ARTUR NETO (que ameaçara surrar o LULÃO e até mudou o sobrenome, pra enganar o povão!); MARCO MACIEL; HERÁCLITO FRACUS; CÉSAR VAIA; MÃO-NADA-SANTA; RAUL JUNGMAN; ALELUIA; YEDA CRUZES etc etc etc...

Não é à toa que os demos-tucanalhas COVARDES e GOLPISTAS, cujo capo-mor, o Boca-de-suvaco-cafajeste-maconheiro PAGOU CARÍSSIMO pela re-eleição, agora querem acabar com ela!!!

E quem tem o PÉSSIMO HÁBITO de não apenas ENCHER A CARA DE SCOTH (pois faz parte da "massa cheirosa"), mas, principalmente, de MACONHA é o FGAGAC-rei-da-privataria-e-da-corrupção!!!