sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lula, o metalúrgico, receberá homenagem na entrega do prêmio João Ferrador



Por: Rede Brasil Atual

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza na semana que vem a terceira edição do prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania, evento que integra as comemorações do 52º aniversário da entidade, fundada em 12 de maio. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado na data. Ele também foi presidente do sindicato, de 1975 a 1981.


Criado em 2009, o prêmio tem o objetivo, segundo o sindicato, "de reconhecer e premiar personalidades e instituições que contribuem com a promoção da cidadania, dos direitos humanos e sociais, da Justiça e da democracia". De acordo com Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor-executivo da entidade, Lula dispensa qualquer justificativa para sua indicação. “Basta ver como o Brasil mudou durante seu governo”, resumiu.


Como ocorreu no ano passado, o prêmio será entregue a uma entidade e uma personalidade escolhidas pelo voto direto dos trabalhadores. Na primeira versão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi escolhido pela diretoria para receber o prêmio. Em 2010, com o novo formato, os premiados foram o Dieese, na categoria entidade, e o jornalista Bernardo Kucinski, como personalidade.

Quem foi João Ferrador

Com a aparência de um metalúrgico, João Ferrador foi um personagem criado em 1972 para apresentar as reivindicações da categoria na Tribuna Metalúrgica, jornal do sindicato. Ao driblar a censura que o regime militar impunha à imprensa, o personagem era o porta-voz dos trabalhadores. O seu bordão mais conhecido era: "Hoje eu não tô bom".
"As Cartas do João Ferrador, publicadas entre 1972 a 1980 e dirigidas ao governo militar, denunciavam as condições de vida e a exploração do trabalho", lembra o sindicato.

Nenhum comentário: