quinta-feira, 16 de junho de 2011

Herança maldita de FHC:Congresso quer cassar medalha de Fujimori


Relator de um projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que prevê a anulação da homenagem feita em 1999 pelo Brasil ao então presidente peruano Alberto Fujimori, com a entrega da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais importante comenda brasileira, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) vai pedir urgência para a apreciação da proposta pelos colegas na Casa.


Fujimori, hoje preso e acusado de violar direitos humanos e de desviar recursos públicos, foi condecorado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A homenagem, segundo Protógenes, é “ruim para a imagem do País”.


“É uma desmoralização dar esta honraria a esta pessoa. Isso compromete a imagem do País. A concessão dessa outorga a um criminoso contraria os princípios do Estado democrático de Direito, da Justiça, da cidadania, da dignidade da pessoa humana. Os desvios foram praticados em uma nação que estava empobrecida, com violação dos direitos humanos. Depois ele fugiu, foi preso, mas por pouco não elegeu sua filha (Keiko Fujimori, derrotada por Omanta Humala na corrida presidêncial há duas semanas).”


A entrega da comenda aconteceu em Lima, durante viagem oficial realizada pelo ex-presidente. Embora se refira à condecoração como um erro praticado pelo País, o ex-delegado afirma que a cassação da homenagem não deverá causar constrangimento ao ex-presidente tucano, nem à bancada do PSDB. “Não acho que deve ter essa reação. Era um outro momento político, e o Fernando Henrique defendeu o que aquele momento determinava: ter uma boa relação com os países vizinhos, co-irmãos, como a Argentina, a Bolívia, o Equador. Ato semelhante foi feito na América Latina. O Fernando Henrique não errou. Ele atendeu o que ditava o relacionamento internacional.”


Segundo Protógenes, a cassação da homenagem, que será ainda apreciada pelo plenário da Câmara após análise da CCJ, é um ato simbólico que deve ser tomado o quanto antes num momento em que a Presidência da República é ocupada por alguém que também foi vítima de violência durante o regime militar. “A presidenta Dilma Rousseff também foi vítima do terror, de tortura, de atos violentos”, lembra.


A proposta já foi aprovada no Senado. Na Câmara, já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores, com parecer favorável do então relator Paulo Delgado (PT-MG).

15 comentários:

Anônimo disse...

Cuidadu! Nun fali mar du "meu quiridu prisidenti" FGaGaC - u "grandi demucrata qui controlô a hiperinfrassão i feis a istabilidadi ecunomica -, sinão a Dirma cómi o figadu di uceis!

VERA disse...

O FGAGAC "não" errou???!!! Como assim???!!!

Então, o PANGARÉ manco e desdentado entrega uma medalha de HONRA(?) a um LADRÃO SANGUINÁRIO e ainda têm a cara-de-pau de dizer que o Boca-de-suvaco "não" errou???!!!

O FGAGAC-maconheiro sabia perfeitamente quem era o CRIMINOSO a quem entregava a medalha, mas como ele era CRIMINOSO também, não achou nada demais!!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, só um tunganoide debiloie para dizer uma coisa dessas.

Anônimo disse...

Ûcê tá fazenu di disentendida ô nun intendeu mermu, cabra véia? Quen anda adulanu u "meu quiridu prisidenti" FGaGaC - u "grandi demucrata i academicu inovadô qui controlô a hiperinfrassão i feis a istabilidadi ecunomica" -, nun sô eu, mais a sua patroa, a Dirma, qui tá si derretenu di elogiu pra eli. Si ela ficá infezada cucê, ucê tá ferrada, cabra véia! Ela vai cumê u seu fígadu!

Anônimo disse...

A Dirma mandô avisá qui nun podi mexê cu

"meu (dela) querido presidente Fernando Henrique Cardoso, o acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato",

pourqui sinão ela vi cubri ucê di bufetis, cabra véia! I essas oreia sua vai ficá vermeia di tantu bufeti. Já qui a cara não fica vermeia, fica as oreia, né?

Zé disse...

Que amizade linda.
Comovi-me.

snife... snife... snife..

VERA disse...

E essa medalha infeliz só poderia partir do FGAGAC-rei-da-privataria-maconheiro, pois eles se merecem!!!

Fujimori e o Boca-de-suvaco são igualmente MENTIROSOS, PRIVATISTAS, INCOMPETENTES e LADRÕES!!!!

Anônimo disse...

Ucê nun leu u avisu lá incima? Nun sabi lê? A Dirma vai inxê a sua oreia di bufeti si ucê fala mar du FGaGaC, cabra véia!

VERA disse...

Resumindo:

Presidente LADRÃO e CRIMINOSO só dá medalha pra presidente LADRÃO e CRIMINOSO!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Cuidadu, cabra véia! Si ucê cuntinuá falanu mar du FGaGaC - u "quiridinhu" da Dirma, u prisidenti que ela dissi qui "acabô cu a hiperinfrassão i istabilizô a icunumia du paiz" - ela vai acabá moendu essa sua cara bexiguenta i suja di tanta porrada!

Qui palhoçada!

Zé disse...

Esse é o "estadista" aclamado pela demotucanalha(também, não tem nenhum outro pangaré palhaço...) que saiu do governo pelas portas dos fundo de vergonha da DESgovernança que promoveu no Brasil. O covarde ficou com medo de apanhar.

Esse pangaré tem ódio mortal daquele CARA que saiu do governo em plena glória nos braços do povo que o ama e idolatra.

A inveja desse pangaré não tem limites. Quem dera ele tivesse a coragem do Collor, que mesmo achincalhado teve honradez de sair do Planalto de cabeça erguida e pela porta da frente.

Esse sujeito é um covarde, invejoso e psicopata.

Vai te catar privateiro COVARDE.

Anônimo disse...

Pobre Brasil!

O bugiu-mor que anda e caga sem parar nem saiu do governo porque continua la, cagando e andando.

Ao inves de se recolher a sua insignificancia ele caga e anda por aí, passando o chapéu para os ricaços porem um punhado de dólares.

E o covardão não viaja mais para a Itália porque sabe que vai apanhar na cara lá.

VERA disse...

Quem anda CAGANDO e ANDANDO até mesmo pela boca, é o FGAGAC-rei-da-privataria-maconheiro!!!

Quando não é pra defender a liberação das drogas (suas irmãs), é para pegar uma carona na popularidade do Presidente LULÃO!!!

Agora, o ancião decrépito saiu dizendo que o presidente LULÃO tem "problema psicológico"!!!

A MACONHA já está afetando a mente demente do Vendilhão da Pátria!!!

Como não é chamado pra mais nada, a não ser para participar da Marcha da Maconha, o Pangaré desdentado tenta aparecer às custas do Presidente LULÃO!!!

Toma vergonha nessa cara-de-pau, FGAGAC!!!

Anônimo disse...

Ate um véiu gagá cumu u FGaGaC vê qui u Pelegão tá sufrenu da cabeça, cabra véia. I u pobrema é antigu pourqui começô cuma queda qui eli tevi du par di arara qui troce esse pau di inxente pra San Parlu. U FGaGac tá cum dó deli i fica dizenu qui é so pobrema psiculógicu mais u cara tá é lelé da cuica!

VERA disse...

O Congresso não devia apenas "cassar a medalha do Fujimori", como também mandar pra CADEIA o FGAGAC-rei-da-privataria-maconheiro, por conceder a tal medalha e por ESPOLIAR o País!!!

XÔ, demos-tucanalhas LADRÕES do dinheiro da merenda de crianças pobres!!!