quarta-feira, 1 de junho de 2011

O PSDB daqui em diante


Morram, tucanos desgraçados, safados, corruptos!

Marcos Coimbra - Marcos Coimbra
Correio Braziliense - 01/06/2011
Sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi


Parece que o PSDB encerrou uma fase em que esteve voltado fundamentalmente para dentro, cuidando de suas desavenças. Precisa, agora, voltar-se para fora, assumindo seu posto de principal partido oposicionista.
No último sábado, o PSDB fez sua convenção nacional e, finalmente, deu um passo adiante. Depois de uma prolongada indefinição, escolheu seu caminho para o futuro. Senão o distante, pelo menos o próximo.

Era uma decisão aguardada desde novembro de 2010, quando o Brasil saudava o governo eleito e as oposições começavam a discutir que rumos tomariam depois da terceira derrota seguida para o PT. A demora de sete meses não lhe serviu de nada.

Na convenção, enfrentaram-se as duas correntes em que se dividem os tucanos. Serristas e aecistas mediram forças e os segundos venceram: o PSDB será dirigido por aliados do senador, restando ao ex-presidenciável um prêmio de consolação que, se pudesse, teria recusado. Depois de ter sido (quase) tudo de importante que há em nosso sistema político (deputado, senador, prefeito da maior cidade e governador do maior estado, ministro, secretário de estado, candidato a presidente por duas vezes — em ambas bem votado), Serra assumiu um cargo inventado na undécima hora, apenas para que não ficasse de mãos abanando. Dirigirá o “Conselho Político” do partido.

O confronto entre apoiadores de um contra apoiadores do outro é típico de partidos como o PSDB. Se, nas legendas de quadros, o que importa são os notáveis, nada mais natural que vitória e derrota sejam personalizadas. Não foram ideias ou segmentos ideologicamente distintos que se enfrentaram, mas lideranças pessoais.

Já estava mais que na hora de a seção paulista deixar de dar seu rosto ao partido. Afinal, os três fracassos tucanos foram de candidaturas de políticos identificados com o estado, que tinham feito carreira em postos no Executivo e na representação parlamentar de São Paulo. Suas campanhas foram formuladas por equipes por lá treinadas, em linguagem inspirada na cultura dos embates locais. Embora acertassem em algumas coisas, mostraram-se pouco capazes de estabelecer uma boa comunicação com o eleitorado do restante do país.

Com a vitória, Aécio tornou-se o virtual candidato peessedebista à sucessão de Dilma. É claro que estamos longe da eleição e que muita água ainda vai correr por baixo da ponte até 2014. Mas ele já pode contabilizar a seu favor o resultado da convenção: nela, o partido deixou claro que não pretende voltar a escolher seu representante com base em pesquisas de intenção de voto. Ninguém duvida que Serra está e continuará na frente, tendo concorrido duas vezes. Mas o partido, sem suas habituais tergiversações, preferiu o mineiro: o único posto de destaque dos serristas é o tal lugar “honorífico” (salvo a Vice-Presidência, que caberá a Alberto Goldman).

Embora seja, talvez, cedo para dizer, parece, portanto, que o PSDB encerrou uma fase em que esteve voltado fundamentalmente para dentro, cuidando de suas desavenças. Precisa, agora, voltar-se para fora, assumindo seu posto de principal partido oposicionista, dizendo o que propõe para o Brasil e deixando claro em que difere e em que está de acordo com o governo.

Existe, para isso, uma saída fácil e outra nem tanto. Pode fazer como é praxe nas oposições tradicionais e, simplesmente, assumir o discurso do contra. Se o governo quer uma coisa, basta ser contrário. Se defende uma proposta, sequer a considerar, manifestando-se contra e votando para que não seja aprovada.

Há quem diga que foi isso que o PT sempre fez enquanto esteve na oposição e é assim que o governo Dilma deveria ser tratado. Seria o velho “olho por olho, dente por dente” ou, quem sabe, o “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

São muitos os que defendem essa postura e ela tem suas justificativas. É difícil esquecer mágoas recentes.

Mas ela conflita com o que as lideranças mais relevantes do partido têm procurado. O “olho por olho” não combina com o projeto de um novo PSDB, capaz de falar de perto para um novo eleitorado.

Como pretender ser (e ser, de fato) um partido que representa as “novas classes médias”, os segmentos modernos da população, mais conectados e sintonizados com as transformações contemporâneas, e votar igual aos segmentos mais reacionários do Congresso, como, por exemplo, no Código Florestal? Como se calar em questões de cultura e comportamento, tacitamente se aliando às bancadas conservadoras, apenas para não ficar do mesmo lado que o governo?

Não é se escondendo atrás de um oposicionismo fácil que o PSDB se tornará o que quer ser. É mais provável que quem tenha razão seja Fernando Henrique, com sua corajosa e moderna defesa da descriminalização do consumo de drogas leves. É avançando que o partido deve procurar seu novo lugar, não indo para trás.

16 comentários:

Anônimo disse...

Qui sem vergonha essi petraia defendenu us vagabundus dus tucanu qui nunca foro opusição coisa ninhuma, mais cumparsa das bandaeira dus petraia. U sem vergonha ate elogia O FGaGaC qui sempri quiz a maconha livri i os petraia sorto.

Zé disse...

FORA DEMOTUCANALHAS E SEUS COMPARSAS.
PRIVATISTAS, CORRUPTOS, VIRA-LATAS, BAJULADORES DO EUA.

FORA !!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fora vagabundus tucanus i seus cumparsa petraia qui são estatista, corruptio, vira-lata, bajuladô di Irã, Cuba, Venesuela, Curéia du Norti...

Fora!!!!!!!!!!!!!!

Zé disse...

O anônimo demotucanalha agora arranjou um motivo pra mostrar seus erros de português.

kuá, kuá, kuá, kuá, kuá.

Anônimo disse...

Si u país podi tê un prisidenti qui nun sabi falá nen iscrevê i us petraia tamém são ignhoranti pra dedéu, pourqui qui eu num possu mostrá meus errinhu di portugueis? O Haddad vai gustá. Além dissu si eu errá bastanti mermo inda acabu prisidenti du país dus petraia, falô?

blog do mello disse...

Zé Serra no Coselho político do PSDB. Ou, Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá (Irajá, que me desculpe).

J. Carlos/Aju disse...

A carreira política do Serra está parecida com a do Magalhães Pinto. Magalhães Pinto Foi deputado estadual, federal, senador, governado, vereador e depois mais nada. Nem sindico de prédio. Acho que o José Serra está no mesmo caminho.kakakakaka

Anônimo disse...

Ô cumpadi, num pode parti pra agredi us otro não!!
Qué isso, cumpadi!
Mais cumpostura!!
Um cheiro!

Anônimo disse...

Essi anonimu aí nun sô eu não mermo qui pritenda iscrevê tamém pelas nova noirma othograficas do MEC-Lula. Isclareçu issu só pra qui eli nun passi pour mim i pra nun tê confusão.

VERA disse...

SEM vergonha e SEM caráter é o PALHAÇO "anônimo" tungano que, envergonhado com os CRIMES cometidos por seus gurus demos-tucanalhas, ora os ataca ora os defende!!! Atitude, aliás, bem própria dos tucanalhas covardes que vivem em cima do muro!!!

E o sujeito é tão INVEJOSO que, considerando o LULÃO um "analfabeto", está inconformado com o fato de os "ricaços" pagarem 200 mil por palestra ao LULÃO e NADA para ele (que DIZ ter curso superior e fazer "palestras")!!! Também pudera, quem pagaria pra ouvir um BURRO feito ele???!!!
É lógico também que como papagaio do PIG e dos demos-tucanalhas, ele condene países como: Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador etc... Ele preferia continuar a ser esculhambado pelo Bil Pinto, tirar os sapatos e as calças, e lamber a bunda dos ianques!!!

XÔ!!! VIRA-LATAS PERDEDOR!!!

Anônimo disse...

Mai não mi chingui di tucanu pourqui nunca pricisei di tucanu pra mi sarvá da forca comu u seu Pelegão nem pra mi ajudá a assartá us cofri púbico qui nem us seu cumpanheru petraia, nem pra ponhá a curpa das sujera, porcaria i merdia qui oceis fais até num pudê mais. Pra mim tucano i petraia é irmão siameis, mais petraia é mais ignhorante i sem vergonha pourqui disia qui era diferenti mais é iguar i até pió qui us tucanu. Porissu é qui tem genti qui diz qui petraia é tucanu qui nunca frequentô escola.

I não mi chami di perdedô. Si fosse perdedô eu teria vortado na sargentona i taria defendendo a indefensaver porcada gorda du seu partidu comu ocê tá fazenu oji di tão trôxa i tapada qui é. Pourqui só quem é troxa é qui difendi genti comu o Pelegão, o Palóffi i a curriola toda. Perdedô é ocè, cumadi qui rala nessi seu subimpregu prá ganhá um miserê e mar pagá as conta nu fin du meis, qui nun cunségui trocá u gorzinho véio nem reformá a dentadura. isburacada qui nem u corega sigura mais. Enquantu issu u Pelegão enxi os borso di bufunfa fazendu palestrão cum bafu di pinga, perdigotu i cum informassão du qui a Dirma vai fazê prus ricaço ficá mais ricu as custa dus cofri púbico i u Palóffi ganhá vinti milhão nun anu i cumprá apartamentu di R$ 6,6 milhão cum consurtoria qui mais pareci lavanderia.

AcÓrda, cabra véia!

VERA disse...

Se Deus quiser, não haverá demos-tunganos daqui em diante!!!

Felizmente, estamos vendo que as serpentes que ainda não foram deletados da política pelo LULÃO, estão se devorando!!! Vide as últimas orgias de que participaram!!!
Enquanto o Zé-bolinha-baixaria discursava, o FGAGAC-rei-da-privataria e da maconha e seu discípulo, o Aecim-pó-pará cochichavam e se matavam de rir do Vampiro anêmico!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Será qui num dá pra enterrá juntu us petraia qui são us cumparsa i mandanti dus demutacanaia?

VERA disse...

Os demo-tucanalhas já estão MORTOS, só se esqueceram de deitar!!!

Como diz PHA:
"Se não fosse o PIG, os demos-tucanalhas não passavam de Resende"!!!

Kiá kiá kiá kiá kiá kiákiá kiá kiá

Anônimo disse...

Essi janotis qui afundô u "E Nem vem que não tem" qué agora nus insiná a falá i iscrevê cumu u Pelegão i us petraia. Eu tô mi isforçanu mais nun cunsigo sê tão anarfabetu i burru cumu eli. Tudo u qui cunsigu é iscrevê cumo caipira porqui pra iscrevê cumu u Pelegão i us petraia ten qui sê burru dimais.

VERA disse...

Os poucos demos-tucanalhas que conseguiram não ser alijados da política pelo LULÃO, desaparecerão também nas próximas eleições, pois não é que essas serpentes deram agora pra SE DEVORAR!!!

Que BOM!!!
O Presidente LULÃO poderá se poupar e se dedicar a fazer campanha pra DILMA e demais petistas!!!