quarta-feira, 6 de julho de 2011

PSDB se nega a ver as causas de seu fracasso

O PSDB vem construindo ao longo dos anos uma teoria conveniente para explicar a longa ausência do poder. Segundo a teologia tucana, o governo Fernando Henrique Cardoso foi muito bom, mas a oposição implacável do PT na época e a desconstrução propagandística promovida pelo petismo no poder petrificaram a impressão de ter sido ruim. Uma lavagem cerebral coletiva. Com as decorrentes consequências eleitorais.


Por Alon Feuerwerker, no Correio Braziliense


A casa seguinte nesse tabuleiro é o PSDB vir lançando a fatura das três últimas derrotas presidenciais na conta da suposta falta de empenho em defesa das realizações de FHC no Palácio do Planalto. A construção ideológica tucana para explicar seus problemas é frágil mas aconchegante. Ela exime, por exemplo, de fazer um balanço crítico do período FHC.

Mais fácil considerar — e propalar — que o povo não está bem informado sobre aqueles tempos. Foram anos de estabilização monetária e democracia. Mas também de baixo crescimento e pouco emprego. A privatização da telefonia produziu um país em que todo mundo tem telefone. Mas usá-lo ficou caríssimo. Foram lançados programas sociais. Mas a timidez deles evidenciou-se quando veio o PT e lhes deu prioridade.

São os fatos. O PSDB reage aos fatos com ideologia. Parecido com o PT pré-2002. Para os tucanos, tratar-se-ia apenas de corrigir a hipotética lacuna comunicacional, de partir para a desconstrução da desconstrução. Daí o panegírico em que se transformou a passagem dos 80 anos de FHC. Esse foi o terceiro movimento.

E qual é o quarto? Vem do governo, por perceber a espetacular relação custo benefício embutida em qualquer palavra simpática dirigida por um petista a FHC. Especialmente quando o elogio é de petistas graduados.

O PT e o governo ganham duplamente. Mantêm o PSDB imobilizado no culto ao passado impopular e constrangem a oposição formal. Não pega bem você chutar a canela de quem, no fundo no fundo, diz lhe querer tanto bem. E o PT não perde nada.

Quando vier a próxima eleição, poderá dizer que as privatizações de FHC foram muito ruins, mas com todo o respeito. E que os programas sociais do PSDB foram muito tímidos, apesar das boas intenções. E que o PSDB de FHC, apesar de ter ajudado a atacar a inflação, fez isso sacrificando o crescimento.

Enquanto o PSDB fica embasbacado com os salamaleques, o seu problema eleitoral continua exatamente no mesmo lugar, e do mesmo tamanho.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VERA disse...

Mesmo sem reconhecerem que são uns FRACASSADOS, estão sendo exterminados!!!

Imagine, se reconhecessem!!!

VERA disse...

Vcs viram as caras de SAFADOS desses dois MELIANTES da foto???

Um é o AnÂO do orçamento LADRÃO, o Sérgio guerra; o outro LADRÃO é o Zè-bolinha-sanguessuga!!!

Ambos demos-tucanalhas INCOMPETENTES e ASSALTANTES do erário público!!!