quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O consórcio PSDB-DEM-PPS leva mais uma porrada

STF derruba ação que questionava poder da presidente de fixar salário mínimo por decreto


Esses bandidos da oposição queriam mesmo era que o trabalhador não tivesse aumento salarial.São inimigos do trabalhador, são uns privatistas safados.Quando chegar a eleição vão dizer que não fizeram nada  disso, que é trololó do PT.


  
Por 8 votos a 2, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram negar nesta quinta-feira (3) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que protestava contra a possibilidade de a presidente da República, Dilma Rousseff, reajustar o salário mínimo por meio de decreto.

"É um fato político criado por setores que saíram perdendo", diz analista


Segundo a lei 12.382, de fevereiro deste ano, a presidente decretará o aumento com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos 12 meses anteriores e no crescimento da economia nos dois anos anteriores. O reajuste faz parte da política de valorização do mínimo, acordada com centrais sindicais e com parlamentares no Congresso Nacional, para o período de 2012 a 2015.


Até então, o mínimo era votado anualmente no Congresso depois de negociação com centrais e parlamentares. Com a decisão da Suprema Corte, até 2015, o reajuste será feito por meio de decreto. A partir do ano seguinte, uma nova lei poderá ser criada estipulando novo período.



A ADI é de autoria dos três partidos que fazem oposição ao governo (DEM, PPS e PSDB), que argumentam que a lei contraria o artigo 7º da Constituição e exclui o Congresso Nacional do debate anual sobre o assunto.


A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, votou contra a ação. “A presidente da República não pode, senão exclusivamente, aplicar o que nos termos da lei [foi determinado] (...). Sem qualquer inovação possível, sob pena de abuso de poder”, alegou a ministra. A magistrada destacou ainda que a lei 12.382 é ordinária e pode ser modificada a qualquer momento.


O voto a favor da ação foi apresentado pelos ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello. Os magistrados defenderam que os congressistas deveriam revisar o salário mínimo periodicamente e, como legisladores, participarem do debate para se chegar a um valor compatível com a realidade do brasileiro. Isso porque a Constituição Federal estabelece que o salário mínimo seja fixado em lei, “nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.


“Será que os parâmetros fixados na lei são os únicos viáveis? A meu ver, a resposta é negativa”, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello em seu voto. Uol.



2 comentários:

Anônimo disse...

Despejo voluntário

“Eu fiquei muito sensibilizada com o apelo da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. Queria muito voltar a ser prefeita, mas nesse momento nem poderia nem tenho vontade de dizer não a eles, era um pedido irrecusável.”

Marta Suplicy, vice-presidente do Senado, ao explicar por que desistiu de perder a eleição para a prefeitura de São Paulo, ensinando que, na novilíngua companheira, “apelo” quer dizer ordem e “pedido irrecusável” significa ameaça de despejo por contrariar a vontade do dono do PT.

Anônimo disse...

Sabujice & maturidade
“Marta deu o tom com maturidade, saindo da disputa para unificar o PT. Então, o pior já passou.”

Gilberto Carvalho, caixa-preta do PT e vice-líder do Campeonato Nacional de Sabujice, sobre a saída de Marta Suplicy da disputa pela prefeitura de São Paulo, ensinando que, na novilíngua companheira, “maturidade” quer dizer subordinação ao chefe Lula.