domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nota da Associação Brasileira de Imprensa sobre o terror contra jornalistas em Minas Gerais


1
ABI
ABI repudia ação repressiva
a jornalistas em Minas Gerais 
A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI repudia a ação do Ministério Público Estadual de Minas Gerais que ordenou a prisão do jornalista Marco Aurélio Flores Carone sob a acusação infundada de que ele “integra uma quadrilha”.
Carone é responsável por uma publicação eletrônica intitulada Novo Jornal que tem feito críticas ao governo do Estado e políticos vinculados ao PSDB, entre os quais o Senador Aécio Neves.
A Comissão exige a imediata libertação do jornalista e que se apure com rigor o episódio em que Carone é acusado e seus apoiadores denunciam que a ação contra ele foi desencadeada em represália às denúncias que remontam inclusive o espisódio conhecido como mensalão mineiro.
A ação repressiva atingiu também o jornalista Geraldo Elísio Machado Lopes, vítima de uma ordem de busca e apreensão em sua casa por ser ex-colaborador do Novo Jornal, de onde se afastou há sete meses para editar livros. Ele acusa diretamente o senador Aécio Neves e a irmã Andréa Neves de serem os responsáveis pelos atos de perseguição à publicação.
Para a Comissão da ABI ações como a empreendida contra os dois jornalistas caracterizam-se como restritivas à liberdade de imprensa e expressão, tão duramente conquistada.

Nenhum comentário: