segunda-feira, 22 de setembro de 2008

QUANDO O ANDOR É MAIS FORTE QUE O SANTO


44,1% votam em candidatos apoiados ou indicados por Lula, diz pesquisa

FolhaNews


Publicação: 22/09/2008

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que 44,1% dos brasileiros estão dispostos a votar em candidatos apoiados ou indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais de outubro.Segundo a pesquisa, 15,5% dos entrevistados votariam apenas no candidato indicado por Lula, enquanto 28,6% querem votar em nomes apoiados pelo petista.Outros 19,9% afirmaram que não pretendem votar em candidatos ligados ao presidente, enquanto 30,9% afirmaram que só escolheriam candidatos apoiados pelo presidente se os conhecessem.
O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, considerou elevado o potencial de transferência de Lula para os candidatos a prefeito. "É uma taxa alta de transferência. Em geral, os presidentes da República transferem, em média, 10% dos votos. A transferência efetiva está entre aqueles que responderam que o candidato apoiado por Lula é o único em que votariam, mas há potencial de voto quando 28,6% respondem que poderiam votar em nomes indicados pelo presidente", afirmou o diretor.A pesquisa mostra que a influência dos governadores é menor que a de Lula entre os eleitores. No total, 37,4% dos entrevistados mostraram disposição em votar aos candidatos apoiados pelos governadores, contra 22,3% que não votariam. Há ainda 34,1% que manifestaram disposição em votar nos candidatos apoiados pelo governadores somente se conhecerem os nomes na disputa.
Comentário.
Não perder de vista que o candidato João da Costa(PT-PE), há 1 ano atrás tinha pouco mais de 6% das intenções de voto na corrida à sucessão do prefeito João Paulo(PT-PE) e, hoje, tem 100% de chance de vencer a eleição ainda no primeiro turno.
É a teoria do andor, aplicada ao processo eleitoral.
Quando o andor é mais forte que o santo não tem pra ninguém.
Na hora que Lula for pra TV dizer: Dilma é minha candidata, adeus tucanos e DEMentes.

Nenhum comentário: