segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diretor da Datafolha:eleitor nordestino é ignorante


É inconcebível que, em pleno Século XXI, um bandido feito este Mauro Paulino venha agredir os nordestinos.Não, senhor Paulino, não só é o povo pobre do Nordeste que aprova o governo Lula.O povo pobre de todo o Brasil também apoia. Não é a classe média do Sudeste, do Sul que desaprova o governo Lula, quem desaprova é a classe média imbecilizada, que recebe o cabresto dessa mídia vendida. A classe média esclarecida, tanto do Nordeste como do Sul, Sudeste, aprova o governo Lula, sim.Esse FDP merece ser processado por fazer apologia ao separatismo. O povo do Nordeste exige respeito, bajulador de governo demotucano.


DataFolha: “Corrupção será fator determinante nas eleições em 2010”


A pior marca que um candidato pode ter é ser associado à corrupção. Esta é a opinião do sociólogo Mauro Paulino, diretor do DataFolha, instituto que realiza pesquisas quantitativas e qualitativas de opinião e de mercado. “O não estar envolvido com corrupção é o fator mais levado em conta por 90% dos brasileiros na definição de um candidato”, afirmou em entrevista exibida ontem no programa É Notícia, da Rede TV, apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar.

Segundo Paulino, o mensalão ainda respinga no governo. Isso porque o principal motivo de rejeição entre os eleitores que acham o governo ruim ou péssimo ainda é o caso da compra de votos de parlamentares, o mensalão. Contudo, a maioria do eleitorado acredita que o governo superou o problema. “A imagem de corrupção colou mais no PT, em José Dirceu e no Palocci. Como eles saíram do governo, ficou a imagem de que o Lula resolveu a questão”, explicou.

Ao comentar as eleições em 2010, Mauro Paulino foi taxativo: “O tema de corrupção não pode aparecer na campanha. Se tiver alguma menção ou ligação desse tema aos candidatos, a candidatura ficará prejudicada”.

A postura da oposição em 2010, segundo ele, deve ser a de demonstrar para o eleitor que as benfeitorias do atual governo não serão alteradas caso ocorra uma eventual alternância de poder. “Teria que ficar muito claro para o eleitor que as conquistas que ele enxerga como sendo do governo Lula não serão mudadas, e sim melhoradas”, argumentou. “Tem que ficar claro que casos de corrupção devem ser extirpados cada vez mais da política brasileira e, além disso, tem que se comunicar com a população de uma forma similar a do presidente Lula”, completou.

Já a dica para a campanha do governo no ano que vem implica em ampliar as ações sociais. “Tem que deixar claro que vai continuar agindo como age e que vai estender as ações sociais, que são muito bem avaliadas”, alega. Paulino lembra que entre os que têm acesso ao Bolsa Família ou parentes inseridos no programa, a avaliação ao governo Lula fica acima da média.

A base dessa aprovação majoritária ao presidente Lula está, principalmente, relacionada às ações sociais do governo, que atingem a base do eleitorado. A empatia a Lula também está ligada à forma clara como o presidente se comunica, sobretudo, com a população mais pobre. Isso é visto, segundo Mauro Paulino, nos resultados das pesquisas de opinião regionais. “A avaliação do presidente Lula é muito diferente no Nordeste, Sul e Sudeste. A aprovação ao governo é muito maior no Nordeste”, afirma. “O eleitor no Sudeste é mais escolarizado e tem um maior acesso à informação. Então ele é o que acaba avaliando mais os casos de corrupção”, acrescentou.

Entre as melhores marcas que um candidato pode carregar consigo diz respeito à sua vida pregressa e ao seu bom relacionamento com o eleitorado. “Mostrar que é um bom administrador hoje conta muito. Ter um passado político conhecido, mas, principalmente, ter a capacidade de comunicação fácil com a população também é muito importante”, disse.


Segundo o diretor do DataFolha, apenas um em cada cinco brasileiros aprova o Congresso. “Há muito tempo, a maior parte da população considera o trabalho do Congresso Nacional ruim ou péssimo. O Congresso tem, hoje, no máximo, um quinto da população brasileira aprovando. Isso é muito significativo”, concluiu.

Questionado sobre as críticas que recebem os institutos de pesquisa as vésperas das eleições, que segundo os candidatos influenciam bastante a opinião dos eleitores, Mauro afirma: “Acho que a pesquisa influencia mesmo e é bom que influencie. A democracia é uma soma de influências. O eleitor vai se educando a partir do exercício do voto, da avaliação que faz dos governantes, do noticiário político que chega até ele. O eleitor está se acostumando, cada vez mais, a ter um julgamento crítico das pesquisas também. Imagine uma eleição no Brasil sem pesquisa. Seria uma eleição no escuro para o eleitorado”, rebateu.

Da Redação
Do Contas Abertas

6 comentários:

Blog do cappacete disse...

Sou paulistano, neto de nordestinos, e me sinto envergonhado quando tipos como esse vem falar em nome do Sudeste, a classe média de São Paulo vota de acordo com a Folha e a Veja e vai votar ad eternum nos tucanos, pois só leem maravilhas dos governos do PSDB, são um bando de analfabetos políticos, que não são capazes de enxergar os benefícios que o governo Lula tem trazido para o país, inclusive para eles, pois essa classe média boçal aqui de São Paulo nunca comprou tanto carro, nunca lucrou tanto, ao menos nos últimos quarenta anos, quanto agora. Os nordestinos são capazes de enxergar os benefícios que recebem e não precisam da rede globo para pensar por eles. Faço parte dessa classe média paulistana, mas sou exceção,e também conheço muita gente que pensa como eu, que pensa por si próprio, e não pela mídia corporativa e golpista.
Um abraço a meus conterrâneos!!!

Unknown disse...

terror, ele FUGIU hahahah

veja o que saiu na Folha de Pernambuco , hoje, dia 09.06.2009, Coluna Folha Política.

POR SÃO PAULO - O presidente do PPS, Roberto Freire, sairá candidato a deputado federal por São Paulo, segundo confirmou o deputado Raul Jungmann. Mas o ex-parlamentar, que é suplente de senador, ainda não transferiu seu domicílio.

Fugiu daqui de Pernmabuco, depois do filho perder a eleição pra vereador de Recife com menos de 100 votos hahahah, Freire vai atazanar vocês agora..

Espero que a banda boa de São Paulo expulse de vez esse cara.. Porque em Pernambuco, ele JÁ ERA!!

Márcia Brasileira disse...

Absurdo mesmo, eu também sou filha de nordestino e nasci em São Paulo, não aceito que falem mal dos nordestinos, porque foram eles que ajudaram a construir o Brasil.
Temos muitos artistas renomados e conhecidos fora do Brasil, a história dos nordestinos é linda e
o Brasil deve muito a eles.
Abç

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cappacete e Márcia, o que o bandidão da datafolha disse contra os nordestinos é um absurdo.Li, agora há pouco, a pesquisa do CNI/IBOPE e vi que, realmente, a maior aprovação de Lula é no Nordeste(92%), mas Lula também tem ótima aprovação no Centro-Oeste(85%) e no Sudeste(77%). A única Região que Lula não é "bem aprovado" é no Sul(65%), mesmo assim tem uma baita aprovação.Marcelo, esse safado Freire não ganha eleição nem para dirigir condomínio.

Márcia Brasileira disse...

Agora, depois de todo o escândalo da Yeda, o pessoal do Sul vai pensar melhor.
Assim o Tarso Genro promete, no RS, quanto aos outros estados, paraná por exemplo um dos problemas é a coligação.
O Requião tá com um pé lá e outro cá.
Mas a tendência é melhorar.
Acontecerão dois grandes eventos no sul.
A Fórum Internacional do Software Livre (24 a 27.06, bye bye Bill Gates e Azeredo, e o Fórum Social Mundial para 2010.
Entre aqui:
http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/default.asp#7078

http://fisl.softwarelivre.org/10/www/

Não dá mais para perder tempo com estes egoístas, o negócio é trabalhar e divulgar as boas ações do governo Lula.
E tocamos pra frente Terror, Marcelo e Capacete.
Gde Abraços

Anônimo disse...

Uma coisa que nordestino tem demais é ser extremamente regionalista sem nem ver os proprios problemas.O que o diretor do datafolha está dizendo é que predomina no ordeste uma multidão com pouca escolarização e uma pequena classe média escoalrizada porque isto éhistórico, elites atrasadas economica e socialmente fizeram esta dependência no Nordeste e é isto mesmo.os nordestinos de vanguarda ao invés de se rebelarem com isto, ficam raivosos com o sulistas.ERRADO.