quarta-feira, 10 de junho de 2009

Professores protocolam declaração pedindo renúncia de reitora da USP

10/06/2009

Da Redação Uol Educação

Os professores da USP (Universidade de São Paulo) protocolaram, na tarde desta quarta-feira (10), uma declaração pedindo a renúncia da reitora da instituição Suely Vilela. A decisão de pedir o afastamento da reitora ocorreu durante assembleia da Adusp (Associação dos Docentes da USP).Procurada pela reportagem às 18h50, a assessoria de imprensa da USP disse não ter como informar se a reitoria recebeu de fato o documento dos professores. "Da mesma maneira pela qual a reitora não se pronunciou ontem [nesta terça-feira (9)] sobre o confronto, ela não se pronunciará nesta sexta sobre esse assunto", disse a assessoria.
Em assembleia na manhã desta quarta, a Adusp (Associação dos Docentes da USP) ainda deixou em aberto a reivindicação da saída da equipe de Suely Vilela. Outra reunião, a ser realizada na segunda-feira (15), às 16h, deverá definir a questão.Além da saída da reitora, os cerca de 200 docentes presentes na assembleia no prédio da Faculdade de História e Geografia decidiram manter a greve, iniciada no dia 5 de junho; e exigiram a retirada imediata da PM no campus.A nova pauta de reivindicações dos docentes da USP inclui também:

reabertura de negociações do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) com o Fórum das Seis - entidade que congrega funcionários e professores da USP, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);
instituição de uma estatuinte livre, democrática e soberana;
eleições diretas para reitor na USP;

revogação da deliberação do Conselho Universitário que autoriza a reitoria a chamar a PM em casos de piquetes e ocupações.

3 comentários:

Unknown disse...

Sou leitora assídua de alguns blogs, e o seu quase nunca deixo ler.Hoje vou fazer um pequeno comentario que tem ligação com a notícia sobre os professores, MAS NÃO OS DA USP, QUERO COMENTAR SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO QUE TIVERAM NO ANO PASSADO UMA IMPORTANTE VITÓRIA:A LEI DO PISO SALARIAL(O MENOR PISO PAGO PARA PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR,MAS TUDO BEM ,FOI UMA VITÓRIA!)SÓ QUE ESTE PISO ESTA SENDO AOS POUCOS DERRUBADO PELOS GOVERNOS ESTADUAIS.GOSTARIA DE ME PORTAR AOS PROFESSORES DO CEARÁ,É ,NÓS ESTAMOS AQUI NO CEARÁ NUMA LUTA (GREVE)HÁ QUASE DOIS MESES, E NOSSA GREVE FOI FOI JULGADA ILEGAL, O JUÍZ DISSE QUE EDUCAÇÃO É PRIORIDADE, FALTOU SÓ DIZER QUE NÓS PROFESSORES TEMOS QUE SER "AMIGO DA ESCOLA".AGORA O QUE ME DEIXOU INDIGNADA FOI A FORMA COMO o caso FOI TRATADO PELA mídia ,nunca vi uma imprensa tão absurdamente tendenciosa e nojenta como essa nossa.Foi de espantar qualquer um, a forma como os jornais noticiaram a ilegalidade da nossa greve, nenhum jornal local se deu ao trabalho de acompanhar nossa luta por dignidade.Não é de se espantar que cada vez mais temos jornais que não vale apena ler,nem me pagando eu assino jornais como :O Povo e Diário do Nordeste.Prefiro acompanhar o noticiário local pelos blogs, são mais confiáveis.SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA E FAÇO O TRABALHO DE FORMIGUINHA EM MINHAS AULAS:NUNCA ACREDITE NO QUE ESTÁ ESCRITO NA GRANDE MÍDIA ,ELA É TENDENCIOSA.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Professora Edilana, em primeiro lugar, obrigado pela preferência.Em segundo, não perder de vista que Cid Gomes foi um dos governadores que assinaram a ADIN, no STF, contra a lei do piso salarial.

João Paulo disse...

Professora Edilana, eu vou dar um conselho para a senhora que é minha colega por ser professora, e também por lecionar História. O QUE VOCÊS TEM DE FAZER É MONTAR UM BLOG PARA DESMASCARAR AS MENTIRAS DO GOVERNADOR. NÓS TAMBÉM TEMOS UM GOVERNADOR MENTIROSO, que espalhou aos quatro ventos que nos tinha dado um aumento, jogou a opinião pública e a imprensa contra nós (é esse sujeito aqui de MG, e sabe o que ele fez? aumentou os descontos num percentual muito maior que o aumento dado. Eu recebia R$1234,00 e passei a receber com o ''aumento'', R$1117,00.