quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Patrus: Brasil deve alcançar meta do milênio de erradicar a fome até 2015

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, disse que está confiante que o país vai atingir, até 2015, a meta do milênio de erradicar a fome. Ele lembrou que 19 milhões de brasileiros já saíram da linha da pobreza extrema e que programas sociais como o Bolsa Família funcionam como referência internacional – sobretudo na América Latina.

“Os programas sociais estão efetivamente dando resultado, porque o governo optou por compatibilizar a estabilidade econômica com forte políticas de inclusão e justiça social”, disse ao participar do programa Bom Dia, Ministro.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que também participou da entrevista ressaltou que a preocupação do governo não deve ser somente a de quem recebe o benefício de forma indevida, mas quem ainda está fora do programa. “É razoável, em um programa deste tamanho, que uma ou outra pessoa receba indevidamente.”

Sobre as críticas de que o Bolsa Família – lançado pelo governo federal em caráter emergencial – permaneça em execução sete anos depois, Cassel lembrou que o direito à alimentação é uma questão moral. Para ele, o período de implementação do programa ainda é curto. “A gente não consegue compensar em cinco ou sete anos um processo de exclusão que durou 500 anos”, disse.

Patrus destacou também que denúncias sobre irregularidades no Bolsa Família podem ser feitas pro meio do telefone 0800 707 2003 ou por meio do site do ministério www.mds.gov.br. As pessoas podem procurar ainda secretarias de assistência social nas prefeituras.

ABr

Nenhum comentário: