O ministro Gilmar Mendes deixará a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (23) sob protestos dos profissionais da imprensa. A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), os sindicatos de jornalistas e o GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da Profissão programam manifestações de protesto com o lema “Já vai tarde!”.
Com as manifestações, as entidades convocam a categoria a participar de mais um dia nacional em defesa da profissão e do Jornalismo. “Desde 2008, enquanto Gilmar esteve à frente do STF, uma série de decisões tomadas deixaram claro que critérios técnicos foram preteridos em função de outros, no mínimo escusos”, registra a nota distribuída pelo GT Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da Profissão às entidades, profissionais, professores e estudantes que apóiam o movimento.
“Sob sua gestão, o Supremo também aboliu a Lei de Imprensa, transformando o Brasil no único país do mundo sem regulação para o setor. E além de dar declarações que extrapolavam suas atribuições, libertar o banqueiro Daniel Dantas e criminalizar os movimentos sociais, o presidente do STF foi o principal responsável pela derrubada da exigência do diploma para o exercício do jornalismo, em julgamento realizado em 17 de junho de 2009”, completa o documento.
Alguns sindicatos já anteciparam o que pretendem fazer para comemorar a saída de Mendes da presidência do STF. O do município do Rio de Janeiro realizará um ato das 10 às 16 horas em frente à Igreja de São Jorge, no Campo de Santana, no centro da cidade. A atração será um artista que ficará circulando na área com pernas de pau e um grande cartaz com os dizeres “Obrigado São Jorge! Gilmar Mendes já vai tarde! Campanha em defesa da profissão. Jornalista, só com diploma!”.
Já o Sindicato dos Jornalistas da Bahia orientou a categoria a protestar usando roupas pretas na sexta-feira. A entidade distribuirá nas redações e faculdades tarjas pretas e uma praguinha alusiva à saída do Ministro da Presidência do STF com o slogan “Gilmar Mendes, já vai tarde!”.
No Ceará, o Sindicato dos Jornalistas programou manifestação para esta sexta-feira, às 13 horas, em frente ao Tribunal de Justiça em Fortaleza. Em Pernambuco, o protesto será durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, às 10 horas, durante um Café Cultural no Salão Receptivo da Unicap, que sedia o evento.
Da Redação Vermelho, com informações da Fenaj
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Xô, Gilmar Mendes!
"Já vai tarde!": jornalistas fazem protestos contra Gilmar Mendes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário