quarta-feira, 6 de julho de 2011

Democracia e corrupção

Naqueles momentos, que infelizmente são cíclicos na vida brasileira, em que grandes escândalos administrativos e financeiros ocupam o noticiário, seja o noticiário nacional, sejam os noticiários locais, podemos ser tentados a colocar em cheque a validade do sistema democrático.


No entanto, os desvios de conduta, ao que sinto, não existem como consequência da Democracia. O sistema democrático, especialmente a liberdade de imprensa, apenas torna públicos os atos desonestos. Impõe-se fazer um balanço geral de nosso modelo democrático. Há vícios que estão na própria raiz do sistema.


O debate não pode ficar circunscrito aos políticos. A sociedade civil organizada tem de exigir participação efetiva na discussão e presença eficaz nas estruturas de poder. A quebra das artimanhas da corrupção, a superação dos vícios que desnaturam os fundamentos da Democracia, tudo isso só será alcançado através de intensa mobilização popular.


Num grande esforço nacional pela construção da Democracia creio que um papel relevante cabe à Universidade, vista como instituição que deve estar a serviço do povo. É imperativo que a instância universitária, em comunhão com a sociedade, discuta e proponha um projeto para o país.


Ao discutir o Brasil, a Universidade, ela própria, também tem de ser discutida. Alterada em algumas de suas bases, a Universidade ficou mais bem equipada para cumprir seu papel político e social? Creio que não.Nas universidades em geral, criaram-se Centros e Departamentos. Extinguiram-se as Faculdades. As Faculdades tinham alma. Os Departamentos são etéreos.


O curso seriado foi substituído pelo sistema de créditos. Destruiu-se aquele coleguismo que se forjava na convivência, por vários anos, dos integrantes de uma turma. A turma tornava-se uma pessoa moral, o que repercutia, favoravelmente, tanto na personalidade do jovem, quanto na atmosfera social onde essa “pessoa moral” marcava presença.


Acabou-se com a cátedra. É certo que muitos catedráticos, depois da conquista do título, supunham estar dispensados das tarefas didáticas. Penso que esse desvio ético (supor que a cátedra fosse a láurea da preguiça) podia ser corrigido, pela via acadêmica (corte de ponto do professor catedrático faltoso, da mesma forma que se corta o ponto do modesto funcionário da limpeza faltoso). Não vejo que, para coibir o abuso, o caminho devesse ter sido a supressão da cátedra.


Discutir a Universidade e o ensino em geral, discutir a saúde pública, discutir o modelo econômico, discutir a estrutura partidária, discutir o sistema eleitoral, discutir o poder do interesse privado e do dinheiro nas eleições, discutir a Justiça, discutir a intervenção cirúrgica no nepotismo e no afilhadismo, discutir os tribunais de contas que devem prevenir a corrupção para terem o direito de sobreviver, corrigir não as consequências dos males, mas os males na sua origem e na sua força de contaminar o conjunto social – este é o grande desafio.

João Batista HerkenhoffJoão Baptista Herkenhoff, magistrado aposentado, é professor da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES), palestrante e escritor. Autor do livro: Filosofia do Direito (GZ Editora, Rio de Janeiro).

5 comentários:

Anônimo disse...

Mais um ministro bailou!

VERA disse...

Pois é!!!

O que NÃO acontecia nos tempos em que o FGAGAC-cafajeste-chifrudo, junto com seus BEM MAIS de 40 LADRÕES enfiavam o Brasil na MERDA, e com auxílio luxuoso do procurador-geral da república, o Geraldo brindeiro, e a CUMPLICIDADE da mídia bandida e corrupta, VARRIA seus CRIMES para baixo do tapete!!!

O que foi CONFESSADO em rede nacional pelo ex-ministro Rubens ricúpero quando, não sabendo que o microfone da Goebbels AINDA estava ligado, disse:

"O QUE È BOM, A GENTE DIVULGA, O QUE É RUIM, A GENTE ESCONDE"!!!

GENTALHA ESTÚPIDA!!! GENTALHA HIPÓCRITA!!!

Zé disse...

O Gagacê chinfronézio mandava ENGAVETAR TODAS AS CPIs pra esconder a roubalheira descarada do seu DESgoverno espúrio que foi encoberto pela IMPRENSA GOLPISTA.

Se tivessem feito 10% das CPIs do Gagacê ele não tinha ficado nem 1 anos DESgovernando esse país.

CHIFRUDO E INCOMPENTE? SÓ O GAGACÊ.

Anônimo disse...

Quem será o próximo ladrão a ser desvendado pela VEJA no próximo final de semana?
?????????????????????????????????????????

aguardemos!

VERA disse...

O próximo LADRÃO a ser "desvendado! pela inVeja na próxima semana, certamente SERIA mais um LADRÃO-MERENDEIRO demo-tucanalha, SE a famiglia Civita não recebesse MILHÕES DESVIADOS da Educação pelos demos-tucanalhas, para pagar anúncios publicitários e assinaturas SUPERFATURADAS de seus panfletos, como a inVeja, a Velha escola e a desAtualidades vestibular!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!