segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dilma:‘Somos mais respeitados lá fora'



Em seu primeiro programa semanal depois do discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta segunda-feira 26, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que as opiniões do Brasil estão sendo cada vez mais respeitadas lá fora. E reforçou que os países ricos são os principais responsáveis pela crise econômica atual.


No Café com a Presidenta, Dilma comentou que se disse honrada por ter aberto o discurso e que voltou muito animada. “Levamos para o mundo as nossas experiências, as nossas ideias e a nossa forma de encontrar soluções para os problemas”, disse ela. Dilma destacou o modo como o Brasil tem reagido à crise econômica. “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível fazer a economia crescer e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas melhorem de vida”.


A posição defendida pelo país, na semana passada, durante o encontro em Nova York é que a saída para a crise econômica mundial seja discutida por todos os países, de forma conjunta.


“É claro que os países desenvolvidos têm uma responsabilidade muito maior, porque foi lá que a crise começou. Mas todos os outros países sofrem as consequências de alguma forma, ainda que indireta. Então, todos devem ter o direito de participar das soluções”, ressaltou.


A presidenta lembrou também da sua participação na reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, na qual incentivou a quebra de patentes de remédios pela indústria farmacêutica e divulgou o programa Farmácia Popular.

No discurso de abertura, Dilma Rousseff deu um “puxão de oelha” nos países ricos, ao responsabilizá-los sobre a crise econômica e desemprego e cobrou mais ação política em sua contenção. Além disso, tocou na questão do reconhecimento palestino e dos conflitos protagonizados pelos Eua de forma incisiva.


Um comentário:

VERA disse...

E como!!!

Dá-lhes, Dilminha!!!